A varfarina é um fármaco que diminui a agregação plaquetária, e por isso é utilizada como anticoagulante, desde que esteja presente no plasma, com uma concentração superior a 1,0 mg/L. Entretanto, concentrações plasmáticas superiores a 4,0 mg/L podem desencadear hemorragias. As moléculas desse fármaco ficam retidas no espaço intravascular e dissolvidas exclusivamente no plasma, que representa aproximadamente 60% do sangue em volume. Em um medicamento, a varfarina é administrada por via intravenosa na forma de solução aquosa, com concentração de 3,0 mg/mL. Um indivíduo adulto, com volume sanguíneo total de 5,0 L, será submetido a um tratamento com solução injetável desse medicamento.
Qual é o máximo volume da solução do medicamento que pode ser administrado a esse indivíduo, pela via intravenosa, de maneira que não ocorram hemorragias causadas pelo anticoagulante?
- 1,0 mL
- 1,7 mL
- 2,7 mL
- 4,0 mL
- 6,7 mL
SOLUÇÃO
A varfarina precisa estar em concentrações de 1 mg/L até 4 mg/L
1 mg/L < concentração < 4 mg/L
A solução com a varfarina tem concentração:
[varfarina] = 3,0 mg/mL
[varfarina] = 3,0 . 103 mg/L
A questão nos fala que a varfarina fica no plasma sanguíneo, que será 60% do volume de sangue. O total de sangue é 5 L. O volume de plasma será 60% do total.
Vplasma = 0,60 x 5 L = 3 L
Agora só nos resta garantir que a concentração obedeça a faixa dada:
concentração < 4 mg/L
Para isso, fazemos o calculo considerando a concentração de 4mg/L no plasma sanguíneo, para encontrar o volume máximo que pode ser injetado no paciente.
[concentração 1] x [Volume 1] = [concentração 2] x [Volume 2]
O item 1 se refere à seringa e o 2 ao volume de plasma do paciente.
3,0 . 103 x V1 = 4,0 mg/L x 3 L
V1 = 4 . 10-3 L
V1 = 4,0 ml.
letra D