Você não consegue ler uma página sem viajar? Continua vendo esse vídeo porque eu vou te contar a habilidade mais importante para conseguir focar de verdade e se concentrar no que você tá fazendo.
Provavelmente você tá no modo superficial de atenção, que é compartilhado por milhares de pessoas; se você for ler o livro aprendendo como aprender a pesquisadora Bárbara Oakley mostra dois modos de operação do cérebro, o modo difuso e o modo focado.
O modo focado acontece quando você está concentrado em um problema específico, um problema de matemática…
Esse texto está em formato de vídeo abaixo:
Que requer o uso de uma parte específica do cérebro, e é lá que você tá focando toda sua atenção; esse é o modo usado quando você tá resolvendo, por exemplo, uma lista de exercício ou você tá aprendendo algo super específico.
Já o modo difuso é o modo mais relaxado, é o modo que você não tá focando em uma coisa específica.
Então é o modo que você está quando você vai tomar banho, quando você vai andar na rua…
Então é um modo que parece que você está descansando, então você não tá se engajando ativamente em nenhum assunto específico, você está deixando as coisas fluírem.
O aprendizado vai ocorrer quando você intercala um modo com outro, então você tem uma sessão de estudo focado depois uma de modo difuso, que é quando você vai descansar e vai dar tempo para essas conexões se amadurecerem entre essas conexões realmente acontecerem e você memorizar, e você aprender o que você estudou.
Acontece que às vezes você não está nem em um, nem em outro; então você não consegue nem focar, nem colocar sua atenção em um dado assunto, e nem descansar; você tá toda hora distraído, e esse seria o modo superficial de atenção, que é quando você não consegue fazer nada.
E o que causa esse modo? O que causa você não conseguir se concentrar e também não conseguir descansar? O que causa é a distração. É viver distraída, viver na recompensa de likes, de bate-papo, de vídeos que não trazem nada de novo; então é você ficar preso no WhatsApp…
Quando você não consegue fazer nada, e tá toda hora sendo bombardeado, meio que o seu cérebro sabe que ele não pode nem focar em nada porque já vai acontecer alguma outra coisa, alguém já vai te chamar e você vai ter que sair da sua concentração.
Então a ideia para você conseguir entrar no modo focado e conseguir ler uma coisa, conseguir estudar algo, é remover distrações; e é claro que isso não acontece do dia para noite!
Isso vai ser uma habilidade que você vai construindo, então a capacidade de ter esse trabalho profundo, ela começa devagarzinho, ela começa um passo por vez; e você vai crescendo, meio que como um músculo que você vai fortalecer, e a ideia é remover distrações; então até remover, por exemplo, redes sociais do seu celular ou usar menos, e deixar para ver esses aplicativos em horários pré-determinados no seu dia, pra você não ser constantemente bombardeado por informações, que não te permitem acessar o modo focado, ou mesmo o modo difuso.
Então, por exemplo, antes de começar a estudar não fique nas redes sociais, dê um tempo! Uma ótima coisa que pode te ajudar muito é o tédio.
O Cal Newport, no livro Deep Work, ele fala muito sobre a importância do tédio, o quanto a gente tem que se acostumar com o tédio.
Quando você compara, por exemplo, o que é mais fácil? Você jogar vídeo game ou estudar? Você assistir série ou estudar? Sempre vai ser essa outra coisa, nunca vai ser estudar; então você vai sempre ter que vencer essa resistência interna para conseguir estudar.
Já quando você está em momentos de tédio, o que é melhor? ficar sem fazer nada, com tédio, ou estudar? Vai ser melhor estudar, certo? Então a questão do tédio ajuda de diversas formas; tanto para você conseguir focar quando for finalmente estudar, quando for finalmente aprender; quanto a querer estudar. Então é uma coisa duplamente boa. Logo,
o que é a ideia do tédio? É realmente não fazer nada! Isso é uma coisa que escritores famosos usam.
Tem uma entrevista com o Neil Gaiman, que ele diz como é o processo criativo dele; então ele tem duas opções: ou ele escreve, ou ele não faz nada! E aí não fazer nada é realmente não fazer nada; é olhar pela janela, ver o que tá acontecendo lá fora, ou escrever.
Então ele tem essas duas opções, e aí escrever acaba sempre sendo melhor do que olhar para fora.
É diferente quem tá estudando, onde às vezes você tem uma vídeo-aula que você tá assistindo e você tá com seu celular na mão olhando o feed no Instagram, e você acha que não faz nenhuma diferença e que não tá atrapalhando em nada, mas na verdade diminui entre 30 a 50% do seu aprendizado, e diminui principalmente o aprendizado mais profundo, aquele que vai ser super importante durante a prova.
Então agora para ler um livro e conseguir focar para estudar um assunto novo, principalmente um assunto difícil, é importante que você não tenha distrações! E isso vai melhorando com o tempo.
Você primeiro remove as distrações e vai vendo a melhora substancial e progressiva no seu foco.
Por exemplo, você remove hoje tudo quanto é distração, amanhã você vai focar um pouco mais, no dia seguinte mais um pouco, no dia seguinte mais um pouco… Até que um mês depois você vai conseguir focar, por exemplo, 6 horas, 7 horas intensas de estudo, com prova difícil…
Então essa é a ideia! Não ficar no modo distraído, no modo superficial de atenção, que você não consegue analisar nada, você não consegue pensar nada; você meio que vira um zumbi das ideias.
E eu sei bem como é isso, porque às vezes a gente entra nessa coisa de redes sociais, de WhatsApp… E parece que nunca dá para sair, mas tem solução e a solução é retirar todas essas distrações e voltar o seu tempo para coisas que realmente importam.
Então essa é a ideia do vídeo de hoje, se você quiser ler mais sobre isso eu recomendo o livro Deep Work, e lá você consegue ver em detalhes por que é tão importante você conseguir focar, você conseguir se concentrar; ele fala até uma frase que eu acho sensacional: o foco é o novo QI, e isso fica com a gente, porque realmente, você pode ser super inteligente, mas se você não conseguir sentar e trabalhar, sentar e estudar, não adianta nada!
Então essa é a ideia do vídeo de hoje, eu espero que você tenha gostado; e aí me conta nos comentários se você gostou dessa ideia, se você já tá fazendo isso, se tá usando menos as redes sociais… Eu espero que sim! E aproveita para deixar uma curtida, e continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem! Tchau!