Hoje a gente vai falar sobre o horário nobre nos estudos, anotei no papel os principais pontos. A ideia vai ser a gente falar sobre esse horário mais importante do dia e como protegê-lo, porque ele tem que ser meio que sagrado.
Então, o que é esse conceito de horário nobre?
Aí você tem o seu dia inteiro pra estudar e o que é isso? Você vai ter alguns horários em que você se concentra mais que outros, em que você consegue aprender mais que outros. Isso é normal, porque a gente tem uma energia variável ao longo do dia e por mais que a gente tente aumentar a energia á tarde por exemplo, mesmo assim alguns horários vão ser muito melhores pra estudar, pra aprender. E esses horários precisam ser protegidos. Por exemplo, pra mim, o melhor horário é de manhã e é um horário que eu preciso proteger de tudo. De Instagram, de YouTube. Às vezes eu quero ver no Instagram alguma coisa, se eu postei alguma no dia anterior, eu quero ver comentário e etc. Mas aquilo já tira um pouquinho da minha energia que eu poderia usar pra fazer outra coisa. Como por exemplo para escrever o livro que eu estou escrevendo, ou para escrever ideias de vídeo, para escrever ideia de Podcast. Então eu tenho que proteger toda a minha atenção, toda a minha concentração pra focar em uma coisa só. Porque as redes sociais é uma coisa que toma sua energia. Então você tá fazendo decisões: eu curto ou não curto, eu comento ou não comento – E aí você comenta e uma energia que poderia ter sido usada em aprender uma matéria difícil você tá alí colocando no Instagram e não é essa a ideia. Então a gente tem que proteger.
Outra coisas que pode acontecer às vezes é você ver alguma coisa triste ou alguma coisa que te afete de alguma forma. Por exemplo, eu tenho 1000 comentários, desses 999 são positivos, são maravilhosos, são só pessoas lindas fazendo coisas muito legais. Mas tem 1 que não deveria estar alí. Se a pessoa não gostou então feche o vídeo e vai pra outro lugar ou não me segue, mas não manda esse tipo de comentário. Aí eu leio isso logo de manhã e não dá certo. Eu fico com aquilo na cabeça, volto pra pensar naquilo. Não, não é bom.
Então a primeira coisa vai ser proteger o nosso horário de redes sociais, certo? Então de impacto negativo que pode ter as redes sociais. Porque é melhor focar toda a sua energia na atividade que você vai fazer. E outra coisa que você tem que pensar, é como se fosse um horário sagrado. Sagrado no sentido de que é aquilo que vai te fazer passar, é aquilo que vai te fazer alcançar seus sonhos, é aquilo que vai te fazer chegar um dia lá na profissão que você quer. É esse o horário que você guardou, que você não teve nenhuma distração, que você não fez nenhuma outra coisa antes e nem durante. É esse o horário! Então é essa noção de respeito mesmo, sabe? Uma coisa que você respeita, é o seu tempo, é a sua vida que você tá colocando aqui agora pra aprender isso. Então é essa sensação de respeito, de reverência mesmo. Então como que você pode respeitar o seu tempo? Porque muita gente fala “ah eu não tenho muito tempo”, na verdade todo mundo tem o mesmo tempo, o que muda é só a prioridade. O que muda é o respeito que você tem por si mesmo e pelo seu tempo.
Então se você acordar de manhã e passar meia hora em redes sociais, ou vendo YouTube, você não fica alinhado com seu objetivo onde você quer chegar, sabe? Então é pra ter uma mente séria, pensando onde você quer chegar e o que você tá fazendo hoje é o que vai te fazer chegar lá. É essa noção mesmo de sagrado, de respeito, eu acho que isso é muito importante. E outra coisa é se você tem pessoas que você interage nesses momentos ou apenas disso. Então se você vai tomar café, tenta ter uma conversa mais leve ou então já explica – “olha eu vou estudar uma matéria muito difícil, eu não quero discutir nada, não quero ver nada”. Ah e outro ponto, não veja jornal! Gente, jornal é uma das piores coisas, você fica com essas sensação horrível de só tragédia que acontece no mundo e você é impotente, porque não tem o que fazer. Tipo, “pessoas e pessoas morreram em acidente de carro” e o que você vai fazer? Ou “político x fez tal coisa”, o que você vai fazer? Então não tem o que fazer e só fica com essa energia negativa, então não, não assista jornal. Proteja o seu tempo. Se você quiser fazer alguma coisa antes de estudar, faz uma rotina matinal. Então pensa no seu objetivo, faz meditação, faz exercício físico, dá uma caminhada ao redor da sua casa. Faz alguma coisa. Isso vai até te dar uma energia, vai te dar uma vontade.
Uma coisa que eu faço agora… Bom, eu saí do ITA, eu não sei se eu contei pra vocês já, mas deixa eu contar. Eu tirei licença no ITA, eu não saí definitivamente mas eu tirei essa licença por três anos e agora eu tô só trabalhando aqui. Só trabalhando no Resumov, no Sniper de Questões e fazendo o conteúdo. E aí eu fiquei assim, eu tenho o dia inteiro agora pra fazer as minhas coisas, só eu eu pensei que eu também quero participar do meu filho crescendo. Então eu decidi que de manhã eu vou passar 45 minutos ou uma hora com ele no parquinho e nossa, foi tão bom. Então eu tava trabalhando 4 meses, o dia inteiro, de 9 às 18. E agora eu trabalho de 10/10:30 às 18:00. E foi melhor do que ficar das 9 às 18 e eu ainda ganhei uma hora com meu filho de manhã passeando, indo no parquinho, respirando um ar puro de manhã. Então é um negócio que eu chego aqui tão feliz, tão cheia de energia. Assim, se eu não tivesse filho eu faria uma rotina matinal, alguma outra coisa assim, mas eu não tenho tempo. Então eu vou no parquinho, lá eu penso em gratidão, lá eu penso em todas essas coisas que eu pensaria em uma rotina matinal, mas na prática, alí embalando ele no balanço. E pra que eu tô falando isso? E é porque às vezes você tem uma ideia do que poderia ser uma rotina matinal, mas você não faz porque é diferente e não tem em nenhum livro, mas você pode criar a sua própria rotina, você pode pensar no que fazer assim no começo do dia antes de estudar a matéria que você tem que estudar ou fazer o que você tem que fazer, ou fazer uma redação. Pra ser um negócio bem legal, sabe? Pra te dar vontade de fazer, porque é importante também a gente pensar na eficiência nos estudos, no foco e na concentração. Mas também em querer, me lembrar de onde você tá indo e por quê isso é importante pra você, porque é muito é muito gás que a gente dá agora, é um estudo muito focado. Então você tem que se lembrar quase que todo dia porque que você tá fazendo isso, então qual é o objetivo, o que isso vai te dar depois e curtir o processo e ver o que tá acontecendo. Eu acho que essa questão de caminhar de manhã, acho que foi muito boa pra mim, principalmente pra querer fazer, sabe? Não apenas pra ser mais eficiente, mas também pra querer. “Eu quero escrever um livro, eu quer falar sobre isso” e eu já chego aqui com super energia. Já seria diferente se eu ficasse de manhã no Instagram. Tudo bem que é legal responder comentários, mas não é uma coisa que dá tanta energia. Então pensa pra você, eu acho que sria interessante pensar nisso. E outra coisa que esse horário nobre, por exemplo digamos que você acorde às 7 da manhã e aí você fica nessa rotina matinal até as 8. Então 8 horas ou 8:30 você vai estudar e vai terminar de estudar umas 10:30 essa primeira matéria. Então proteja esse horário porque ele é frágil, ele é frágil no sentido de interrupção, a interrupção atrapalha muito, ou antes a questão do jornal.
Então como você pode aproveitar esse horário da melhor forma então, indo estudar em uma biblioteca, ou indo estudar em outro lugar. Pensa em tudo, inclusive o que você vai comer durante, se você vai tomar café, como vai ser sua alimentação, se você vai fazer algum exercício antes. Então é muito legal pensar isso. E outra coisa também é que depois vai acabar esse seu horário e aí você vai fazer seu intervalo e depois voltar pra estudar mais uma hora, depois vai almoçar. E a tarde, depois do almoço vai ter um horário por exemplo uma sessão da tarde, um horariozinho em que você provavelmente vai assistir uma aula ou ficar mais relaxando. E não tem problema, é normal. Então entender essa natureza cíclica do seu dia, uma hora é um estudo super concentrado e outra hora é um estudo mais leve, depois de novo um estudo mais concentrado. Entender isso vai te fazer alocar as matérias mais importantes nos melhores horários. Então por exemplo que tal estudar todo dia de manhã matemática? Ou segunda, quarta e sexta matemática, terça e quinta física por exemplo? E aí a tarde você divide de outra forma com matérias mais fáceis, já tendo deixado as mat´rias mais importantes para os horários mais importantes da manhã. E isso te ajuda a criar uma rotina e uma rotina que você cumpre bem e que você cumpre sempre. Porque um dia em que você para de cumprir a rotina você já fica assim “nossa eu queria ter feito”, então você fica com vontade de ter feito e eu acho que é legal ter uma rotina específica com qual tipo de matéria você estuda de manhã, qual tipo de matéria estuda a tarde e à noite. E entendendo e separando esse ciclo. Então por exemplo, logo depois do almoço, ou no almoço mesmo já assiste alguma aula e assim você segue. Eu acho que dá pra fazer isso de uma forma bem interessante.
E aí eu conheço muitas pessoas que decidiram não estudar a tarde por exemplo, só estudam de manhã e à noite. Ou outras que só decidem estudar de manhã e de tarde e à noite fazem outra coisa. Então é uma questão de você se perguntar como que pode ser a sua rotina porque não precisa ser igual a de ninguém. Então analise pra você, quais são os horários em que você rende mais? Que você consegue ficar mais concentrado. E aloque essas matérias mais importantes pra você nesses horários pra você aproveitar melhor e pra manter a regularidade e a rotina deixe sempre matérias parecidas, como por exemplo matemática e física em horários parecidos pra ficar essa rotina mesmo que você acorda de manhã e você já sabe o que você vai fazer.
E outra questão sobre isso é que no fim dos estudos deixe um tempo pra você organizar os estudos do dia seguinte, o que você vai fazer, o que você vai estudar, qual lista você vai fazer e já deixe tudo pronto, isso no dia anterior, pra você acordar de manhã e já estar tudo pronto. A prova já está pronta e aula que você vai estudar já está pronta. Você já decidiu o que você vai fazer, você não vai sentar pra depois pensar no que vai fazer, já vai estar tudo pronto e aí é só executar. É muito importante ter essa clareza e às vezes pra mim isso ajuda demais. Por exemplo, às vezes quando eu tenho que gravar vídeos e aí eu escrevi o roteiro, aí eu vou pra casa dormir e eu já sei que no outro dia eu vou fazer, então eu já tenho uma clareza assim, então já vou até dormir mais cedo, vou me preparar psicologicamente. No outro dia de manhã eu não vejo nada, o celular fica no modo avião até eu terminar de gravar e nada de jornal também, jamais. Tudo organizado pra conseguir fazer aquela tarefa mais importante, que pode ser o seu horário nobre, estudar as matérias mais difíceis, que pra mim por exemplo é gravar vídeos ou escrever o livro, ou escrever roteiros, algo assim.
Então é uma questão de respeito mesmo, de você respeitar o seu tempo, de você respeitar pelo o que você está trabalhando. Porque quando a gente não respeita o próprio tempo, o que acontece? A gente precisa passar muito mais tempo fazendo isso, muito mais tempo trabalhando, muito mais tempo no mesmo lugar, então você fica preso. Então é isso, ao respeitar o tempo, ao fazer tudo certinho, você aprende mais rápido, passa mais rápido. E essa é a ideia do podcast de hoje. Então pense no seu horário nobre, no seu horário sessão da tarde que é do estudo menos importante que é pra por exemplo, assistir video aula, pra fazer revisão de algum assunto que você já estudou, então um estudo bem leve. Às vezes até comendo você pode fazer isso, então comendo a noite, comendo no lanche da tarde. Enfim, é essa questão de você entender a sua energia como ela varia, a sua concentração e se adequar a isso como se fosse uma onda que você tá surfando e às vezes a onda tá lá em cima, às vezes ela tá lá em baixo e você está se adaptando, está se adequando à sua energia e não o contrário, então não estudar história de manhã quando você poderia se concentrar mais e a tarde estudar matemática e ficar batendo cabeça quando você está super cansado e com sono. Então a primeira coisa é se conhecer e se entender, ver como varia sua energia.
Então essa é a ideia do podcast de hoje e vou te pedir pra entrar na lista de emails do Resumov pra você receber emails sobre quando eu publicar algum vídeo no YouTube, algum podcast novo. E mais uma coisa, muita gente me pergunta se ainda vale a pena entrar no Sniper e vale por dois motivos. Primeiro é que tem análise de incidência das principais faculdade, definindo os assuntos mais importantes, os que mais caem pelo TRI e tem os módulos que servem pra vestibular e pra faculdade, que são por exemplo de técnicas de estudo como você estudar pra memorizar mais. E as técnicas de estudos para cada matéria vão ser diferentes. Eu sei que parece difícil, parece complicado pelo o que eu falo, mas lá tem o módulo certinho com tudo que tem de científico que tem sobre isso e aplicado. Uma coisa que acontece é que às vezes as pessoas sabem 20 técnicas de estudo, mas elas não sabem qual é a principal para cada matéria. Então se eu te perguntar, qual é a técnica mais importante pra história? Você sabe me dizer? Provavelmente não. Ou pra biologia, ou pra física. Então cada matéria vai ter uma ou duas técnicas que vão ser as mais importantes e não só agora para o vestibular mas pra faculdade também.
Então esse foi o podcast de hoje, eu espero que você tenha gostado, que tenha te dado alguma luz. Passe um tempo aí pensando no seu dia, quais são os melhores horários, separa as matérias mais difíceis pros melhore horários, cria uma rotina de estudos e proteja seu tempo, proteja seu estudo mais importante do dia.
E antes de acabarmos, quero convidar vocês para conhecerem o 1Pause, com áudio de meditações e histórias inspiradoras que vão te ajudar nesse momento, tanto na vida pessoal quanto nos estudos:
https://www.sniperdequestoes.com.br/materiais/1pause/
Por hoje é isso, continue indo atrás dos seus sonhos o mundo precisa da habilidade que só você tem. A gente se vê aqui no próximo podcast 🙂