Você tem alguma regra no uso das redes sociais? Não adianta ter bons hábitos se você tem vício no instagram, se olha rede social no meio dos estudos, quando acorda, etc. Então, você decide que vai olhar menos, que não vai olhar quando estiver estudando… Mas você se lembra daquela frase do Feynman “o primeiro princípio é que você não deve se enganar. E você é a pessoa mais fácil de se enganar”. Logo, as regras entram para você não se enganar e fazer dar certo. Hoje eu vou te contar as minhas regras, as duas perguntas para você criar as suas e o app que eu uso para me ajudar.
Esse post está em formato de vídeo abaixo:
Primeira regra
A minha regra número 1 é nada de celular antes do almoço. Portanto, ele fica no modo avião desde que eu acordo até 14:30, mais ou menos até acabar o almoço. Quando eu comecei a fazer essa regra, era muito estranho, pois eu postava as coisas no dia anterior e queria saber o que aconteceu, o que comentaram. Só deixar para ver a tarde era muito difícil, mas com o tempo, me acostumei.
Eu vi que aumenta tanto a sua produtividade quanto sua concentração. Quando você interage com alguém no dia anterior, você sabe que só vai ver a resposta à tarde, no dia seguinte, e aceita isso. Assim, deixa o celular para lá.
Outra coisa que acontece no começo é que você pensa “ah, vai ficar no modo avião, mas e se acontecer algo urgente?”. Mas olha, quantas vezes aconteceu de fato uma emergência assim? Provavelmente nenhuma.
Com todo mundo em casa por conta da quarentena, nada justifica isso. Eu trabalho com instagram, então é necessário que eu poste de tarde alguma coisa. Contudo, se você não trabalha com isso, uma ideia é deixar o dia inteiro.
Segunda regra
A segunda regra é sobre duração. Então, eu tenho 1 hora por dia no instagram e youtube. Isso por eu ter um motivo específico para usar, e utilizo concentrada, sendo eficiente, para usar pelo menor tempo possível.
Uma coisa que acontece quando você tem pouco tempo para usar, é que você não sente tanto o efeito da aprovação social. Normalmente, você posta uma foto e fica pensando se gostaram, se curtiram, fica nessa insegurança e dependência externa. Só que quando você tem pouco tempo, como postar e só ver no dia seguinte ou postar e ver somente por uns 15 min, você fica sem tempo para ficar com essa insegurança.
Você posta e já é bola para frente, você deixa de ligar.
Terceira regra
A minha terceira regra é não ter notificação. Não tenho notificação de whatsapp, telegram, email… nada, nem mesmo ligação. Isso é maravilhoso, pois estou fazendo algo e sei que não serei interrompida. Ser interrompido é a pior coisa que pode acontecer com você.
Talvez essa fosse até a primeira e principal regra, eu faço isso há anos e é muito importante.
Uma coisa que você precisa ter em mente quando for criar regras é ter seu objetivo, saber qual é. Você usa para o quê? Para se comunicar? Para se inspirar? Para aprender algo novo? Isso é essencial para você saber qual horário vai ser importante de usar. Pensando dessa forma, fica óbvio que não precisa ser o dia inteiro.
Depois do objetivo, pense no que as redes sociais te atrapalham, pense se elas te deixam ansioso, etc.
Agora uma dica para quem estuda no celular é o seguinte, você pode desinstalar alguns aplicativos. Durante o dia e a semana, você deixa desinstalado o instagram, youtube, etc.
E vou falar o app que utilizo, é o Forest. Ele me ajuda a não ver as redes sociais e o celular, e eu vou fazer um vídeo específico sobre o app em breve.
Essa foi a ideia do vídeo de hoje, espero que você tenha gostado. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Tchau 🙂