Ícone do site resumov

Os Dias MAIS PERIGOSOS nos ESTUDOS (E como evitá-los)


Você pode achar que os dias mais perigosos dos estudos vão ser na reta final, logo antes da prova ou entre uma prova e outra, mas não, os dias mais importantes são esses do meio do ano. Sabe por quê? Porque agora você precisa continuar evoluindo para chegar bem no dia da prova. Veja se concorda comigo: lá no começo do ano a motivação era máxima, mas foi diminuindo, diminuindo para quase zero e aqui é a menor de todas, é onde você está se arrastando para esse ano acabar logo e você já está esperando as férias. Dependendo de onde você estiver, está super frio, escuro e triste. Então vou sugerir duas formas de lidar com esses dias.

Criar um projeto

Então, na primeira parte nós vamos falar sobre criar um projeto e a segunda parte vai ser sobre a estratégia.

A ideia é criar um projeto que energiza. Às vezes você pensa assim: Você já tá estudando, já não dá conta nem de estudar, pra quê criar uma outra coisa? Pra que fazer um outro projeto? Por exemplo, pra que aprender línguas nesse momento? Ou pra quê fazer um exercício físico muito intenso agora? Você mal dá conta de estudar, certo? E aí você pode pensar que isso vai atrapalhar, mas uma coisa que quem pensa assim talvez não percebe é que o senso de realização em uma tarefa acaba passando pra outra.

Por exemplo, quando você faz uma aula de alguma língua e vê que você consegue aprender, que você consegue se comunicar, ou aprende várias palavras ou começa realmente a falar como um nativo, essa realização passa pra outras áreas da sua vida. Logo, quando você não estiver muito bem nos seus estudos, essa outra área vai te ajudar a ficar melhor.

 

Isso acontece, por exemplo, quando você faz exercício físico e consegue levantar um peso recorde, assim, você consegue fazer algo que você não fazia antes, ou você consegue correr mais do que você corria. Alguma coisa que você vê uma realização, uma conquista.

Dessa forma, uma sugestão pra esse momento de motivação lá em baixo é criar um projeto, inclusive de áreas diferentes. Por exemplo: pode ser um projeto de rotina matinal, e aí você vai acordar e fazer aqueles passos do SAVERS da rotina matinal, que são silêncio, afirmações, visualização, exercício, leitura e escrita. Ou você pode criar uma rotina de banho gelado ou ainda prender a respiração Wim Hoff… Você pode aprender a cozinhar pratos saudáveis, etc.

Estratégia

Então, depois que você criou um projeto que, inclusive, pode ser super simples, pode ser até arrumar sua cama, aí a gente entra na estratégia, que é como usar o seu tempo de estudos da melhor forma. Assim, para isso a gente tem, por exemplo, a Lei de Pareto, que fala que 20% das ações vão gerar 80% dos resultados. Ou seja, digamos que você faz dez coisas, dessas dez, só duas coisas vão ser realmente importantes. Só duas vão gerar oito dos dez resultados. Isso é um exercício pra vida, de você sempre pensar quais são as ações que são mais eficientes, que vão fazer você evoluir mais no que você está fazendo.

Já tiveram alguns vídeos que eu sentei, liguei a câmera e falei e que fizeram muito mais sucesso. Então, a gente sempre tem que pensar o que é que vai dar mais resultado. É claro que nem sempre a gente vai acertar, mas precisa ter uma intenção, nesse sentido.

Portanto, para o ENEM eu queria que você visse esse gráfico, que mostra como as notas variam de acordo com o número de acertos. Só batendo olho no gráfico você vê que matemática é a matéria que você potencialmente tem a nota maior de todas. Logo, é a matéria que costuma ser a mais importante para quase todos os cursos.

Desse modo, pensem comigo: em linguagens vale a pena você estudar, estudar, estudar loucamente pra aumentar de 30 pra 40 questões? Você vai aumentar dez questões pra aumentar menos de 100 pontos, enquanto que se você aumentar de 30 com 791 pra 40 em matemática, você aumenta bem mais de 100 pontos.

E isso é super importante você analisar na sua preparação e, se você quiser ver isso, você pode entrar lá no Sniper de Questões pra ver a análise atualizada com o Enem de 2021, inclusive tirar dúvidas com a gente nas lives ou na própria comunidade no Circle. Lá, nós tivemos vários aprovados, não foram dez, já foram mais de cem. Inclusive, se você quiser ver a playlist com depoimentos de aprovados em vídeo, você pode ver aqui.

Esses dias agora eles podem ser os mais perigosos, mas eles também podem ser os que você evolui mais, o que você se prepara melhor, o que você remove aquelas lacunas importantes, prioriza o principal e evolui de verdade, pra chegar no Enem gabaritando. Então, é isso que eu desejo pra você, cria um projeto bem legal pra te dar essa sensação de realização que passa pelas outras áreas da vida. Depois, priorize o mais importante! Essa evolução que você pode ter agora no meio do ano pode fazer uma diferença enorme no dia da prova. Então, bons estudos pra você, continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. E a gente se vê no próximo post. Tchau.