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Os 3 erros ao anotar: quando, como, o que


Anotações bonitas, resumos, mapas mentais… Não estão entre as melhores técnicas de estudos. Já questões e práticas passadas, sempre são citadas como as melhores técnicas de estudos. Mas isso significa que é melhor não anotar?

O que acontece quando você anota em uma aula?

Você transforma as palavras de uma professora nas suas palavras, desenhos ou esquemas. Esse fato de deixar o conteúdo mastigadinho para o cérebro, contribui com a primeira etapa da memorização: a codificação. Que é quando você transforma esses estímulos visuais e auditivos nas primeiras representações de memória, nessas pegadas. Na prática, anotar ajuda a entender melhor o que está sendo passado e reter essas informações por um prazo maior.

E quanto mais você usar as suas palavras, pensar em analogias, organizar essas informações, categorizar. Quanto mais você fizer isso, mais você deixa essa informação prontinha pro seu cérebro memorizar.

Mas tá, quais são os três erros ao anotar em aula?

Erro 1: Quantidade

O primeiro é a quantidade. É aquela ideia de copiar tudo, de transcrever a aula, como se você fosse um escriba e estivesse fazendo um livro daquela matéria. Acontece que você tem medo de esquecer e pra não esquecer, você anota tudo. E, ao anotar tudo, você não entende nada. E aí, a conclusão mágica é que, depois da aula, você vai estudar e entender aquilo. Boa ideia, não é? Só que não!

Então, o que faz sentido é focar no principal da nota, no que é mais importante, no que chama mais a sua atenção, nas relações entre esses assuntos que você está estudando ou a relação entre o assunto novo e o que você já viu no passado. E um ponto importante é ter as notas como ferramenta para entender.

Dessa forma, você está numa aula, você pode usar o fato de que você tem papel e caneta pra organizar todas essas informações que estão sendo passadas em um mapa mental, por exemplo, em um diagrama de árvore, você olha e essas informações estão organizadas. E isso vai te fazer entender melhor, ver a ideia geral e aprender melhor esse assunto.

A ideia geral é uma coisa que a gente não pensa muito. Às vezes a gente acha que aprender o detalhe é mais importante, mas você está lá no detalhe do detalhe da biologia, sendo que você nem entendeu a ideia geral. Logo, sempre a ideia geral antes e anotar pode te fazer chegar nela mais rápido. 

Erro 2: Formato

O segundo erro é o Formato. Então, é fazer textão, é fazer redação. É escrever ininterruptamente. E não tem um título, não tem subtítulo, não tem negrito, não tem desenho, não tem número, não tem bullets. É um tipo de nota que é ruim de fazer, porque vai ser mais parecido com a transcrição e é ruim de olhar depois. Porque você vai lá olhar e não tem nada que chame a sua atenção, não tem nada importante visualmente.

Portanto, a formatação, ela ajuda, tanto na hora de escrever as notas, de pensar nas ideias, de relacionar, de ver o que está dentro do quê, o que é filho do quê, no Diagrama de árvore, quanto também se você quiser ver essa nota durante os exercícios ou depois de estudar esse assunto. Então, pensa sempre no seu ‘Eu do futuro’.  O que o seu ‘Eu do futuro’ vai querer ver quando ele ver essas anotações? Um textão, uma redação que vai ser difícil, você vai ver e… Ah, só de olhar, vai dar… Nossa, você não vai querer! Ou tudo bonitinho, esquematizado, com bullets, sub-bullets, sub, sub, sub-bullets, desenhos, analogias, arco-íris, unicórnios…?

Não, estou brincando! Mas, enfim, o formato é importante e existem vários formatos que você pode fazer. Mas mais importante do que o formato específico, é ter formatação, ter hierarquia entre ideias. Esse é o erro dois, não ter formatação. E você não vai cometer esse erro mais.

Erro 3: Quando

O terceiro erro é o Quando. Logo, quando você deve anotar e quando você não deve anotar. Existe um conceito interessante, que é Carga Cognitiva. Então, vamos pensar que a sua memória de trabalho, que é quanto de informações você consegue lidar ao mesmo tempo, está carregando vários pesos. Assim, você está assistindo à aula e você está exercitando essa memória de trabalho. Quando chega num limite, quando tem muitas informações que você está lidando, é muito difícil acompanhar, você sente que está perdendo informações. E, na prática, é muito difícil entender. Então é como você estar numa aula, tudo muito rápido, não está entendendo. Qual é a solução que, às vezes, as pessoas acham? É anotar. E isso pode não ser uma boa ideia. 

Desse modo, imagina uma aula de exatas, um assunto novo, superdifícil; você não está entendendo, você vai anotar, o que vai aumentar a carga cognitiva. Então, tem um nível de carga cognitiva na aula, ao anotar, você aumenta esse nível. Tanto se a aula for fácil quanto se for muito difícil. Assim, sempre vai aumentar um pouquinho ao anotar, porque você está organizando as informações, você está categorizando, você está pensando no que você vai anotar com as suas próprias palavras. Muitas vezes, quando um assunto é muito difícil, é legal só assistir à aula. Esquece a nota, assiste à aula! Sim, ela é útil pra retenção; mas nesse caso de ser um assunto já difícil, é melhor você assistir de uma vez só pra entender. E depois, se for o caso, você, sabe, vê esse conteúdo de novo e anota; ou então já passa direto para as questões, que pode ser melhor ainda.

Já tem um outro extremo também, que é quando a aula está muito fácil. Digamos que você é obrigada a assistir a essa aula na escola, na faculdade ou uma aula qualquer que você tem que assistir. E você está entediado, quer olhar pro celular, quer olhar pro lado, não quer assistir à aula. Como que é um jeito de você tornar ela mais desafiante? Você pode anotar. E, ao anotar, a dificuldade da aula se eleva um pouquinho, principalmente quando você faz anotações de ideias geral, como se fosse um mapa mental da aula inteira.

Quando você faz isso, a dificuldade se eleva e o assunto se torna até mais interessante. Já se, por exemplo, se você assiste à aulas em casa, é um assunto mais fácil, você já tem um domínio nisso, não necessariamente você precisa anotar. Então, às vezes, se for simples, você vê a aula, vai direto para as questões.

Resumindo, quando a aula está muito difícil, elevar mais ainda a carga cognitiva anotando, não é legal. Já quando a aula está muito fácil e você é obrigado a assistir, você tem que assistir a essa aula, anotar vai aumentar um pouquinho a carga cognitiva, vai tornar mais interessante e assim você usa a aula de uma forma melhor, você já vai aprendendo esse conteúdo na aula.

Já nesse caso de um curso online de uma aula mais fácil, de um assunto que você já viu, você pode pular a anotação, ir direto para as questões e se basear nisso. Dessa maneira, a sua memorização vai acontecer só com as questões. Na verdade, é o mais comum acontecer nas questões. Então, ao anotar, a gente prepara o processo, a gente começa; mas o aprendizado mais importante mesmo é esse nas questões. 

Sniper de Questões

Então, hoje, mais do que te dar a fórmula de como anotar, eu queria te passar os princípios por meio desses erros de anotação, que são tão comuns e, assim, eu já fiz todos e por isso que eu aprendo também e vou passando aqui pra você. E a parte prática de, realmente, como anotar. Então, como você vai assistir a uma aula? Quais são os tipos de anotações – então, anotação linear, não-linear, quando você vai usar cada? E, assim, respostas de diversas dúvidas. Então, vai fazer flash-card durante a aula ou depois da aula? Como fazer isso? Estão lá no Sniper de Questões em um módulo novinho, que se chama ‘Como anotar em aulas’.

E se você ainda não conhece o Sniper de Questões, é um curso que mostra como estudar pra passar no ENEM ou no Vestibular. E isso envolve estratégia de estudos. Então, como você vai estudar cada matéria. Com isso, por exemplo, como vai anotar em aula, como fazer revisão. Mostra também como se planejar, então, como fazer a sua linha do tempo do ano, como pensar nas suas tarefas em cada matéria ou priorizar o mais importante. E você ainda ganha mentorias ao vivo no Zoom duas vezes por semana, tira-dúvidas. E a ideia do Sniper é você ter muita clareza, muita tranquilidade de estar estudando da melhor forma possível, pra você, sabe, dormir tranquilo, que você está fazendo o seu melhor pra chegar na sua vaga na faculdade e no curso que você sempre sonhou.

Então, essa é a ideia do Sniper de Questões, eu te convido a dar uma olhada. E sobre as notas, é isso. Então, foi jamais copiar tudo, não fique com esse medo, esse ciclo do medo de perder que faz você não entender, que aí faz você copiar mais. E o erro dois foi em ter o formato errado. Então, agora você já sabe, suas notas vão ser todas formatadas, com bullets, sub-bullets, às vezes até canetas de cores diferentes, desenhos, diagramas em árvores e tudo o mais. E o terceiro erro foi anotar em momentos errados. Então, a gente precisa saber o Quando. Qual é a melhor hora de anotar ou não anotar.

Então, espero que você tenha gostado desse vídeo. Me conta o que você achou aí nos comentários, aproveita pra curtir e muito obrigada por assistir! Estou muito feliz ultimamente porque o canal está crescendo tanto e isso é graças a você que está assistindo. Então, muito obrigada, de verdade! E continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem!

E a gente se vê aqui no próximo post, tchau!