Ícone do site resumov

Fuja das Piscinas Infinitas: FAÇA TEMPO


A estrada para o inferno é pavimentada com boas intenções. Esse é o caso do estudante que começa a estudar com super empolgação, mas se perde nas piscinas infinitas. Então, hoje nós vamos ver o que são as piscinas infinitas e os quatro passos do livro Faça Tempo, de como ser mais produtivo. E isso casa muito bem com a ideia de ano novo, vida nova. Então vamos começar. 

O que são as Piscinas Infitnitas?

As piscinas infinitas são fontes de informação infinitas. Logo, é um aplicativo que você abre no celular e você rola o feed e tem conteúdo, conteúdo, conteúdo… Nunca acaba. Tem as redes sociais: Instagram, Tik Tok, Twitter, Facebook, E-mail.São também serviços de vídeo: YouTube, Netflix, Prime, Telecine. Ou até navegadores na web: Chrome, Safari, Firefox… São piscinas infinitas porque tem informação infinita e você pode se perder ali. 

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

E a ideia é que a gente precisa se proteger dessas piscinas infinitas, se não o tempo vai todo para elas. Não basta desligar notificações, é preciso realmente fazer um panorama geral e ver como você vai eliminar ou reduzir o uso dessas piscinas. 

Os 4 passos do livro Faça Tempo

O primeiro vai ser o destaque. Depois que você tem um destaque, você vai ter o foco, você vai poder focar. Finalmente, depois você vai refletir. E o que vai fazer tudo isso mudar é a sua energia. 

Então, você tem esse caminho:   

  1. Destaque 
  2. Foco
  3. Reflexão 
  4. Energia

Isso continua em um loop infinito. São os 4 passos do livro.

O primeiro passo e o segundo passo: Destaque e Foco.

Começando com a ideia do destaque. Ao longo da semana, você tem várias tarefas para fazer, várias coisinhas que precisam da sua atenção. E você tem também o seu objetivo de longo prazo, aquele negócio que você quer alcançar, que está lá longe. 

Assim, você pensa:

 Tá, mas eu estou fazendo essas tarefinhas de curto prazo, mas eu quero aquilo lá… E agora?

Fica muito desconectado, certo? O destaque vai ser como uma luminária que foca naquilo que está precisando. Não vão ser várias coisas, vai ser uma coisa que vai te fazer chegar mais perto desse seu objetivo principal.

Não vai ser algo tão desconectado, vai ser algo que dá mais energia, algo que dá mais satisfação e que também tem algum senso de urgência. Então, digamos que você quer fazer um estágio num lugar maravilhoso, e esse é o seu objetivo. O que pode ser um destaque? Pode ser preparar o seu currículo.

Dessa forma, você tem o destaque do dia. Essa a ideia, é criar um destaque para cada dia. Por exemplo, segunda-feira você tem o seu destaque, terça tem outro destaque, etc.

Pode ser o mesmo em dias diferentes, mas a ideia é começar o dia sabendo qual é a coisa mais importante desse dia, por mais que você vá fazer muitas atividades. Então, você tem essa clareza: 

Hoje eu vou trabalhar nisso, é isso que eu quero cumprir. 

Se te perguntassem: “Escolhe uma coisa para você fazer hoje”. Qual seria? Qual seria a mais importante? A que vai te dar a maior realização? Que você vai deitar no travesseiro depois e pensar “eu consegui fazer aquilo”.

Uma ideia também é colocar o destaque no melhor horário da agenda. Pois, digamos que você tem uma agenda e os seus melhores horários são os de manhã. É aqui que você vai colocar o seu destaque. 

Vamos supor agora que você escolheu o destaque. Contudo, quando você começa a se concentrar, algo te chama atenção e você se distrai. Pode ser o instagram, por exemplo. Você volta, se concentra e se distrai novamente. Agora com o Tik Tok. Essas são as piscinas infinitas.

Algumas soluções:

Além disso, daça TV um agrado ocasional, não é para assistir todo dia. E escolha à la carte, em vez de entrar no rodízio. Por exemplo, em vez de você passar uma hora procurando um filme na Netflix, uma nova série, você vai lá em um app que você compra o filme… Realmente compra, paga lá oito reais, mas aí você tem o filme que você queria, algo interessante em vez de ficar procurando tanto. Ou, caso não queira gastar, pode ir na netflix ou qualquer serviço de streaming já sabendo o que assistir.

Terceiro passo: Reflexão

Após o destaque e o foco, temos a reflexão. E qual é a ideia da reflexão? É você ver se tudo isso está funcionando, se você fez o seu destaque certo, se você conseguiu estudar com foco… 

Uma coisa sobre o destaque, é que não precisa ser só diário, pode ser o destaque da semana, ou pode ser o destaque de duas semanas. Assim, é algo que você está trabalhando sempre, que você está estudando para melhorar. Um projeto, por exemplo. Já o foco é a qualidade de trabalho que você consegue ter durante esse seu destaque. Sobre isso que você precisa refletir.

Quarto passo: Energia

Nada do que falamos até agora funciona sem energia, certo? Você vai precisar ter energia para montar o seu destaque, para cumprir seu destaque, para ter foco na tarefa, etc. Então, a gente tem que levar a energia em consideração.

Portanto, precisamos pensar em como melhorar a energia, aumentar a energia, ter mais gás, mais disposição para fazer o que precisa ser feito. Como? por exemplo, com exercícios. Algo mais básico, uma caminhada leve, trocar o carro por andar ou por bicicleta. É o básico bem feito!

Além disso, temos o sono, a meditação, tudo isso influcencia na sua energia.

Colocando um gráfico de foco, vemos que, sem se preocupar com a sua energia ele funciona de uma forma. E, ao colocar algo como meditação, seu foco fica mais estável, você funciona melhor.

Outro gráfico legal é o da sua energia. Vemos nele que a sua energia diminui após o almoço, certo? Pensa o quão interessante seria se trocássemos o seu café ingerido pela manhã para esse horário. Ajudaria bastante! Nesses pequenos detalhes que serão feitas as diferenças. Contudo, faça essas mudanças aos poucos, sempre testando, pois produtividade se testa.

Eu mesmo experimentei tomar bebida de cacau pela manhã. Elas me dão energia, por conter cafeína, mas não o suficiente para dar aquele pico e depois me fazer ficar letárgica. Inclusive, se for um dia mais tranquilo, eu tomo chá.

Voltando para a ideia de Reflexão, imagina que você escreve um diário, talvez você já faça isso de uma forma ou de outra, mas é legal pensar assim: No seu dia, o que você fez bem? O que você não fez? Onde você pode melhorar? 

Então, tem aquele design do dia que eu falei nesse vídeo também que é com o Wolverine, Hugh Jackman, e ele fala que, no começo do dia, ele pensa: “como eu quero que seja o dia hoje?” e visualiza esse dia. E aí no fim do dia ele volta e dá uma nota. E aqui cabe muito bem com essa ideia da reflexão. Então, o que você planejou hoje? Ou então, pelo menos, qual foi o seu destaque, o que você queria fazer? Você conseguiu fazer? Você conseguiu manter o foco e a energia estável, alta energia? Como foi? Isso hoje… Mas e essa semana, esse mês? 

Então, ir fundo nessa reflexão… Não precisa ser chato, é para ser algo leve. Faz sua reflexão e o que você quer do dia e depois você dá uma nota. “Ah, se tivesse que dar uma nota seria 7” ou “Ah, hoje não, hoje foi 5”, ou “foi 9”, sabe? 

Então, foi: o destaque, foco, reflexão e a energia. E algo que atrapalha muito, é a piscina infinita. Ela atrapalha todos esses pontos, então, tanto na hora de seu destaque, de você realmente ter o seu destaque, às vezes ver uma publicação ali ou outra, faz você perder essa noção de prioridade.

Assim, você se mantém nessas piscinas infinitas e perde o foco. Sua energia, que já não é muita, se perde ali. Pensamos em como aumentar a energia, por meio dos exercícios físicos e meditação. E a reflexão, que vai fazer você avaliar seu progresso.

Então, essa é a ideia do livro… E agora eu quero que você pense: como você vai criar o próximo destaque para você? Como você vai melhorar o seu foco? Como proteger o seu foco nas piscinas infinitas?

Portanto, essa foi a ideia de hoje. Bons estudos para você, continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem e, para isso, provavelmente, você precisa ter concentração, produtividade, destaque… E eu espero ter ajudado. Então a gente se vê no próximo vídeo. Tchau.