Hoje vamos falar de mitos de revisão. O que você precisa entender sobre revisão e o que vai influenciar todo seu estudo? Muitas pessoas reclamam que esquecem tudo e a culpa é da falta de revisão. Você faz ou fazia alguns desses erros?
Esse post está em formato de vídeo abaixo:
#Existe algum tipo de estudo que precisa de mais revisão ou existe outro tipo de estudo que precisa de menos revisão?
Digamos que você quer aprender a tocar violão, você acorda cedo e passa o dia tocando e a pergunta é: Quanto vai aprender estudando intensamente em um dia? Você sabe que não vai aprender a tocar em um dia, por esse motivo, você precisa espaçar e/ou estudar 2 a 3 horas por semana ou aumentar por 6 horas por semanas ou meses, mas jamais em 1 dia.
· Espace os estudos – se você está fazendo uma lista de exercícios, faça espaçadamente.
A ideia é sempre substituir este estudo intensivo por espaçado, o estudo que você estuda várias horas de listas, exercícios, por várias semanas ou vários dias, ou seja, dependendo de como você estuda vai precisar de mais ou menos revisão. É um assunto que falamos no SNIPER DE QUESTÕES, é um curso que você aprende como estudar, como reter os assuntos de forma mais rápida e acertar mais na hora da prova.
· Separar estudo e revisão como se fossem coisas diferentes – são processos que tem mais semelhanças do que diferenças, inclusive tem um processo chamado reconsolidação (é uma atualização da memória, onde você vai adicionando novas informações às memórias que já tem). Na prática, você está sempre se reconsolidando, sempre adicionando novas informações.
#Método de Revisão
Você pode pensar ‘’basta reler apostila ou basta ver aula de novo’’ e assim vai revisar. A verdade é que, são as piores maneiras de revisar, ou seja, a melhor maneira é, puxar da memória, explicando para alguém, é partir da recuperação ativa. Por que isso? Porque seu nível de esforço vai influenciar o quanto você consegue memorizar, adicionar novas informações.
Quando você pensar em revisão, você deve pensar em questões e vários estudos mostram que o seu estudo deve ser parecido com sua prova, digamos que você tem um assunto para revisar, então revise com questões misturadas, onde chamamos de Listas Snipers.
Se você quer passar em um curso concorrido, você precisa ter estratégias de estudos, vamos sempre lembrar que o estudo diário vai influenciar no seu esquecimento. Por exemplo, o estudo de Ebbinghaus foi feito para decorar sílabas e o quanto ele conseguia manter as sílabas na memória. O assunto que você estudou, vai depender de como você codificou, ou seja, depende de como você estudou o assunto pela primeira vez, se você processou muito ou não.
Uma analogia que a gente deve pensar é, a gente se preocupa com a revisão como se fosse o principal, mas é como você aprende, é como vai ser a memorização de longo prazo e isso consequentemente vai favorecendo o seu estudo.
Por hoje é isso, muito obrigado por assistir. Continue estudando para uma melhor memorização. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem.