Ícone do site resumov

O que mudou no vestibular da UNICAMP 2020


Hoje nós vamos ver como passou a ser o vestibular da Unicamp, como ficou a segunda fase… E além disso nós vamos ver também como é a composição da primeira fase em número de questões, dicas gerais, além da análise da concorrência e o número de chamadas.

Esse texto está em formato de vídeo abaixo:

 A Unicamp é um vestibular bem tradicional e vai ter duas provas, vai ter a primeira fase no dia 17/11 e a segunda fase que passa de 3 para 2 dias em Janeiro, nos dias 12 e 13.

E essa que é a composição de questões da primeira fase, você tem 13 questões de português e literatura, 13 de matemática, 9 de biologia, física, química, Geografia e História, 7 de inglês e 12 questões interdisciplinares; que que são de várias matérias.

Daí você vê que português, Literatura e matemática são as matérias mais importantes para a 1ª fase.

Agora vamos entrar nas mudanças na segunda fase; no primeiro dia agora você vai ter oito questões de português e literatura, duas questões interdisciplinares e uma questão vai ser de inglês com Ciências da Natureza, e uma de inglês com ciências humanas, e depois mais uma redação; sendo que agora a banca te dá duas opções de tema, então você pode escolher uma dessas opções e fazer a redação.

Então para resumir o que você tem no primeiro dia: você tem 10 questões mais uma redação, e isso precisa ser feito em 5 horas.

O segundo dia vai variar por áreas, você vai ter três áreas: as áreas de ciências biológicas, as áreas de ciências exatas, e as áreas de ciências humanas.

Já no segundo dia, na segunda fase, você vai ter pra todos os cursos 6 questões de matemática e quatro questões interdisciplinares.

Dessas quatro duas vão ser de Ciências Humanas e duas de Ciências da Natureza.

Depois disso as próximas matérias vão ser divididas de acordo com a sua área.

Então se o seu curso é de Ciências da Natureza, como medicina por exemplo, além de matemática e dessas questões interdisciplinares você vai ter também: seis questões de química e seis de biologia.

Já se seu curso é de ciências exatas, por exemplo engenharia da computação, você vai ter 6 questões de física e 6 de química.

Já se é de ciências humanas você vai ter 6 questões de história misturadas com filosofia, e 6 questões de geografia com sociologia, e tudo isso para ser feito em 5 horas.

O que aconteceu é que a prova da Unicamp está ficando mais específica para a área que você quer entrar! Antes a prova era mais geral, todo mundo tinha que saber tudo de todos os assuntos, de todas as matérias; agora não, agora você pode focar um pouco mais na área do seu curso.

Então por exemplo, se o seu curso é medicina você pode focar mais em biologia e química, que são matérias que vão ser muito mais aprofundadas na sua prova do que história e geografia, que vão cair apenas como interdisciplinares na segunda fase; e o mesmo para exatas, então se você vai fazer engenharia, agora você não precisa dar tanta ênfase em biologia porque ela só vai cair como interdisciplinar.

Agora vou mostrar algumas estatísticas porque o curso da UNICAMP é super concorrido! 

A medicina na Unicamp vai ter 88 vagas para ampla e 17 vagas para cotas, dessas 88 vagas para ampla, nós tivemos 29.047 candidatos disputando essas 88 vagas, e desses 1169 passaram para a primeira fase.

O que foi uma relação de candidatos/vagas de 13 candidatos por vaga na segunda fase.

Por outro lado foram 17 vagas para os alunos que têm cotas, então se inscreveram 3.563 de alunos para 17 vagas, mas uma coisa que foi boa é que dos 88 aprovados na ampla, na verdade foram chamados 134, mesmo porque muitos preferem ir para outra faculdade e não ficam na UNICAMP.

Então para resumir, esse aqui é o primeiro dia da segunda fase, as 8 questões de português e literatura, duas interdisciplinares, e a redação que você escolhe entre duas propostas.

 Esse aqui vai ser o segundo dia das ciências biológicas, então se você vai fazer medicina, aí vai ser a mesma coisa com a diferença que as específicas vão ser 6 questões de biologia e 6 de química.

E o segundo dia para exatas vai ter seis de física e 6 de química.

E o de ciências humanas vai ter seis questões de história misturadas com Filosofia e 6 de Geografia misturadas com sociologia.

Em medicina são 88 vagas na ampla, mas no fim eles chamam bem mais, por exemplo, eles chamaram até 134 em 2019 na nona chamada, e isso é muito bom, porque na prática são muito mais vagas úteis do que aparece no edital.

Já nas costas foi chamado o candidato na classificação 711; e aqui a gente fez o mesmo exemplo para engenheiro da computação, e o último candidato foi da sétima chamada e foi a posição 118, e nas costas foi na quarta chamada na posição 357.

E adiantando a análise de incidência, se a gente for pegar geografia o assunto mais cobrado em 2018, 17, 16; foi geografia física e aí foi 25% da primeira fase, ou seja uma porcentagem muito alta;  tudo bem que o assunto é difícil, mas é um assunto super frequente que é preciso ser estudado e considerando também a geografia do estado de São Paulo.

Se você vier no site do vestibular da Unicamp (comvest.unicamp.br) você vai achar muitas estatísticas, por exemplo, dos últimos convocados por chamada, das classificações, da relação candidato/vaga, inscrito por cidade…

Tem umas coisas muito extras, por exemplo, índice de abstenção; quando você ver aquele número enorme de concorrência na verdade muita gente nem vai, 30% nem vai!

Enfim, aí tem todas essas relações e a Unicamp é uma que preza muito por essas estatísticas; e aqui nos anos anteriores você consegue ver as provas mesmo, por anos…

E eles fazem comentários, então se você vier aqui você consegue ver a prova comentada, você entende o que era para colocar, então por exemplo entrando na segunda fase em português, você entra aqui e vê o que era para comentar e com esses comentários ainda da banca, então isso aqui você tem que ver, porque você tem que entender como a banca pensa.

E aí você vê quais questões são fáceis e quais são difíceis pela nota, pela distribuição da nota. Então em todas as questões você vai achar a resposta esperada e qual era o objetivo da questão, e é muito legal ver isso aqui.

Eu lembro que quando eu fiz o vestibular da Unicamp eu analisei por 5 anos aqui o que a branca esperava, por exemplo, eles mostram certinho qual é a resposta que você tem que colocar, isso aqui é perfeito para quem vai fazer segunda fase.

Tem todas as matérias, então se a gente for ver, por exemplo, em física ele vai te dar a questão também, e ele vai mostrar como você precisa resolver para você resolver logo direto ao ponto, não precisa enrolar, e ele mostra qual foi a porcentagem de acertos.

Então ele tem que mostrar os passos, tem que mostrar como você chega na resposta e isso é ótimo para quem vai fazer provas discursivas depois. 

Vamos desde o começo, então você vem aqui em comvest e você vai em anos anteriores, e aqui você vai ver  “Acesse aqui as provas comentadas”, é isso que você tem que fazer e você tem que estudar isso aqui muito bem, para essa segunda fase.

E aí se você quiser mais dicas de como fazer a segunda fase entre no sniper de questões porque ela tem um modo específico para isso, então agora me conta se você vai fazer UNICAMP, e o que você achou dessas mudanças no vestibular, eu quero muito saber.

E se você gostou do vídeo deixa um like e a gente se fala aí nos comentários, e continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem!

A gente se vê no próximo vídeo, Tchau!