Hoje vamos falar sobre o Overlearn, o que é e por que você precisa evitá-lo.
Esse post está em formato de vídeo abaixo:
# O que é o Overlearn e por que você precisa evitá-lo?
Overlearn é o que acontece quando você estuda, mas esse estudo não serve para nada, ou seja, ele não aumenta sua nota e nem sua retenção. É como se não tivesse estudado, só que em vez de descansar na rede, você estava lá sentado e estudando. Você conhece o mito de Sísifo? Ele tinha a tarefa de levar uma pedra enorme até o alto da montanha, mas sempre que ele chegava perto a pedra caía e ele tinha que descer e começar tudo de novo. Uma eternidade de esforços inúteis e frustração sem fim. Pois é, é o overlearn.
#O Estudo
Neste estudo, os pesquisadores foram ver qual a melhor forma de aprender probabilidades, onde eles ensinaram como calcular permutações para um grupo de alunos e deram uma quantidade de exercícios de uma vez, três vezes essa mesma quantidade de exercícios para ver como seria a nota depois. Imagina, você está aprendendo probabilidades, você faz três exercícios ou você faz nove exercícios.
#Diferença de nota
Eles descobriram que, triplicar a quantidade de questões desse assunto não mudou em nada a nota, não mudou em nada o quanto eles acertavam no teste e a retenção caiu da mesma forma. Então saiu de 67% para 27% e de 69% para 28% de retenção em quatro semanas.
Você estuda e depois de quatro semanas você vai reter entre 25% e 30% do que você estudou. E você pensa: “que absurdo, fazer três vezes a quantidade de questões não influenciou em nada”. Então fazer 30 questões em vez de 10 questões, será que vai fazer uma diferença tão grande? E lembra-se que esse resultado é sempre para o mesmo dia de estudos, então, você fazer a lista de 30 questões em um dia ou fazer 10 questões em um dia.
Há várias explicações para isso: uma delas é a memória de curto prazo ao fazer esses exercícios no mesmo dia. Se não deu tempo de consolidar a informação, você está sempre lidando com curto prazo. E outra explicação é que puxa pouco da memória, porque o exercício anterior foi parecido e você deixa de fazer recall, que é uma das técnicas mais importantes para aprender.
Vamos analisar, este estudo é em laboratório, então não dá pra falar que sempre três vezes a lista vai ser inferior. O que a gente pode analisar é a tendência, sempre que você estiver estudando um assunto e você pegar a ideia, não faz sentido você continuar fazendo a lista.
É ruim psicologicamente, porque a gente quer terminar a lista, quer aquela sensação boa de: “nossa, terminei o capítulo“, mas isso é uma sensação ilusória ficar só no curto prazo e no longo prazo você vai ter aquele mesmo decaimento da memória entre fazer 10 questões ou 30 questões.
Outra conclusão é que não faz sentido estudar muitas horas uma matéria por dia. Você está ali lidando com curto prazo, não tem o sono, por exemplo, para consolidar essas memórias, é bem melhor você colocar um tempo máximo de estudo por matéria, por dia.
E você se pergunta ‘’e agora? O que eu faço? Como eu vou melhorar o meu desempenho?” Este artigo já mostrou a primeira solução. Eles fizeram o mesmo experimento com a questão da permutação, só que agora eles dividiram entre cinco exercícios em uma semana, cinco exercícios na outra ou dez exercícios de uma vez.
A ideia foi que a retenção, quatro semanas depois do grupo que espaçou, ou seja, fez cinco em uma semana e cinco e outra foi 64% em comparação a 32% do grupo que fez exercícios dez de uma vez, ou seja, você duplica. E o que isso quer dizer? Que você vai precisar de menos tempo para a revisão, menos tempo de estudo, porque você está retendo muito mais.
#Técnica Espaçada
Espaçar é a primeira solução, é a primeira e uma das melhores técnicas que você pode incluir no seu dia a dia. Então, é espaçar o seu estudo, é fazer questões, sem nada mirabolantes. Pense agora como você pode espaçar suas listas ou como pode espaçar o conteúdo que você está estudando. E eu sei que quando você faz cursinho é mais difícil, muitas vezes os professores falam: “ah, você tem que fazer a lista inteira para voltar aqui amanhã“. Às vezes você precisa ser o chefe da sua própria preparação e dizer: “não“, e falar: “Eu não vou fazer tudo isso aqui, eu vou fazer só um terço disso e depois eu faço mais exercícios“. Ir dividindo de uma forma que vai facilitar sua retenção, porque de nada adianta você acabar a lista hoje e esquecer tudo em quatro semanas.
O seu objetivo nunca é seguir o cursinho, nunca é fazer o que os professores falam e assim terminar o conteúdo. Seu objetivo é acertar na prova, então, o que vai fazer você acertar mais na prova? Fazer uma lista gigante de uma vez, ou mesmo uma lista média de 30 questões de uma vez, ou espaçar?
E se você quiser descobrir maneiras como fazer isso na prática ou então como usar a prática espaçada com outras técnicas importantes, dê uma olhada no Sniper de Questões, tem um módulo inteiro sobre isso. Como planejar seus estudos? Como pensar assim: “Qual vai ser o método de estudo de cada matéria para eu reter mais e aprender mais rápido?” Essa é a ideia do módulo “Como estudar cada matéria” no Sniper de Questões.
Tem um casal de pesquisadores que se chamam Bjork e Bjork, eles cunharam um tempo chamado “dificuldades desejáveis”, e eles falam que, no seu estudo diário, é muito importante que não seja fácil, que tenha esforço envolvido, que ao dividir a lista, quando você for fazer a lista de novo, vai ser difícil, você vai precisar de mais esforço para lembrar “nossa, o que era aquilo mesmo?” E isso é ótimo. É isso que vai fortalecer mais os seus caminhos neurais e vai fazer você se fixar melhor e é bom que seja mais difícil. E esse é até um parâmetro bom para revisão.
#Hora certa de revisar
Não é nem quando está fresco na memória e nem quando você esqueceu tudo, ou seja, tem que ter um meio termo, de não esquecer tudo e não ser óbvio. E você pode ir variando e mudando por matéria para pensar em quando você vai fazer mais questões dessa lista de novo.
É difícil entender isso, porque quando a gente está estudando e você está com o livro aberto na mão, aquilo está claro para você e você acha que: “não, isso aqui está claro, eu confio no meu cérebro, ele vai guardar isso“, mas passa um dia e você já caiu na curva da retenção. Passa uma semana, você não lembra mais os detalhes. Então, assim, a gente não pode confiar no nosso cérebro. Então, como diminuir o esquecimento? E a questão de evitar sobre aprendizado é uma das mais importantes.
Um erro da escola, cursinho, é você estudar muito de uma vez um assunto e não voltar mais. Esse mesmo pesquisador fez várias outras pesquisas, inclusive, em escolas, levando a prática espaçada, a prática intercalada e vendo a evolução dos alunos e, assim, o resultado é impressionante. Hoje, fica a ideia para você evitar o overlearn, o sobre aprendizado a todo custo, por mais que você se sinta culpado no começo.
#Como você vai aplicar nos seus estudos o que conversamos?
Pense na matéria mais difícil, na matéria que você precisa mais reter o que você estuda. Como você vai aplicar? E aproveita e me conta e ajude quem estiver lendo embaixo. Compartilhe com quem precisa ver isso, me marca e compartilha no Instagram, no WhatsApp. Isso ajuda muito o canal e sou muito grata. Muito obrigada por assistir, continue indo atrás de seus sonhos, o mundo precisa das habilidades que só você tem. Tchau!