Pensa comigo, quando você tá estudando, você pode passar por duas situações: a primeira é estudar algo muito mais difícil do que você consegue naquele momento, o que gera ansiedade, angústia, às vezes até um desespero; e a outra situação é estudar algo de uma forma muito mais fácil, um assunto mais fácil ou assistir aulas que pode ser um aprendizado bem entediante.
Mas a verdade é que o aprendizado profundo não acontece em nenhum desses extremos! Ele acontece no caminho do meio, que vai ser o “canal de flow”, e esse é o assunto do vído de hoje. “O canal de flow”, você aprende usando toda a sua capacidade, aprende com felicidade, e não gera nem adrenalina em excesso, nem se sente entediado com o que você está estudando, e quanto mais você consegue estudar nesse estado de altíssima concentração, mais profundamente você vai conseguir entender os assuntos, e mais rápido você vai evoluir.
Então é super importante atingir esse estado. Vamos ver como você pode atingir esse estado de flow nos estudos! E se você é novo aqui, inscreva-se e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.
A teoria do “estado de flow” começou quando Csikszentmihalyi estudou porque algumas pessoas que perderam tudo na guerra, continuavam felizes; e outras não perderam praticamente nada e ficaram amarguradas e infelizes. A descoberta dele, nos ajuda até a entender porque algumas pessoas gostam do trabalho e outras não gostam.
Ele descobriu que quem ama o trabalho, é alguém que passa por esse “estado de flow” semanalmente, a pessoa que gosta do trabalho passa por esse estado de alto concentração em que ela expressa criatividade, em que ela está imersa nessa atividade, que ela nem vê as horas passarem; a gente vai aplicar tudo isso nos estudos.
Tem essa frase muito boa,
Os melhores momentos geralmente ocorrem quando o corpo ou a mente de uma pessoa é esticado até os seus limites em um esforço voluntário para realizar algo difícil e que vale a pena… Para cada pessoa existem milhares de oportunidades, desafios para nos expandir.
E o que é o “estado de flow”? É um estado mental de total imersão na atividade, em um sentimento de foco energizado, envolvimento pleno e prazer no processo da atividade.
E qual a característica principal? É o equilíbrio entre a ansiedade de fazer uma tarefa muito mais difícil, e o tédio de fazer uma tarefa muito mais fácil. Então ele criou esse gráfico “dificuldade x habilidade”.
Quanto maior a sua dificuldade, e menos a sua habilidade no assunto, mais difícil vai ser aprender essa nova habilidade, e nessa área onde você vai ter a maior tensão, a maior ansiedade. Já quando a habilidade é muito grande e a dificuldade é muito baixa, como por exemplo, assistir uma vídeo aula de um assunto fácil, o que vai acontecer é que você vai sentir tédio.
Entre esses dois extremos você vai ter o “canal de flow”, onde você vai ter esse equilíbrio, em que algo não é nem muito difícil, nem muito fácil. Então a ideia de estudar nesse estado de flow, é encontrar esse equilíbrio.
Como você vai fazer isso? Quando você encontrar algo muito difícil nos estudos, você vai mudar esse método, por exemplo, você tá fazendo provas antigas e tá muito difícil, veja uma vídeo aula de resolução dessa prova; a mesma coisa se tiver muito fácil, aí então você muda esse estudo fácil pra um estudo mais desafiante, e entra no canal de flow.
Sempre a ideia vai ser, ao longo dia, manter esse estudo no equilíbrio entra a dificuldade alta e a baixa. O que acontece no extremo, vai ser onde bate aquele desespero de que você não sabe nada, que nada vai dar certo; quando você sentir isso, pára tudo,respira, e lembra que você precisa voltar pro canal de flow.
Ficar nessa sensação de desespero não vai te ajudar, então tenta simplificar o que você tá estudando, ou aprende de outra forma e voltar pro canal de flow. A mesma coisa vai ser quando você estiver entediado, então você tá no cursinho assistindo aula, muito fácil, que você já sabe aquilo, e qual vai ser a ideia? Não assistir essa aula, fazer outra coisa que seja mais envolvente, que você veja seu progresso, que você evolua de verdade; então fique com essa ideia na mente.
Esse canal de flow não é uma linha ténue, você vai perder o equilíbrio em alguns momentos e isso já é esperado. Você vai ficar fazendo um zig zag dentro desse canal, e essa é a ideia; e uma coisa super importante pra você se manter no canal de flow é a concentração.
Como você vai ter essa concentração? A primeira coisa é eliminar distrações, é impossível você se concentrar nesse nível de imersão, tendo um celular do lado, por exemplo, você tem que levar a sério esse processo de aprendizado em alto desempenho, e pra isso nada de distrações; e o que vai acontecer com o passar do tempo é que você vai querer desafios cada vez maiores, você vai ficar com vontade de aprender mais, de se desenvolver mais em dado assunto.
O que vai ser isso? Vai ser como se você tivesse aumentando o coeficiente angular do seu canal de flow, e aí você consegue evoluir mais rápido e vai ter menos ansiedade quando se depara com algo mais difícil, isso vai ser um processo natural.
E agora vou falar de alguns componentes desse estado de flow, pra você entender, quando você tá dentro dele. A primeira vai ser concentração e foco intenso no momento presente, então você tá agora resolvendo a lista e não existe nada depois ou antes, só existe você e a lista de exercícios, o simples ato de estudar é algo que já te dá prazer, você tem uma sensação de controle sobre a atividade, então você tá fazendo atividade e sente que tem algum controle sobre o que está acontecendo.
Se você não souber, por exemplo, uma questão, você sabe que vai aprender na resolução, e você fica com essa sensação de que tá dando tudo certo, e isso é super importante.
Feedback imediato: você tá estudando, e você sabe o que tá dando certo e errado, o que você não aprendeu tão bem… Esse feedback também vai ser uma parte do estado de flow. Uma coisa que acontece também, é ficar totalmente imerso, a tal ponto de nem lembrar de outras coisas; você não lembra de comer, de beber água… Quando você viu já se passaram horas estudando aquela matéria, e você tá gostando muito, isso é muito legal.
E pra concluir, a ideia de que estudar seja um prazer, que você realmente goste de sentar e aprender, que não seja só pensando lá na prova, ela é importante, mas o hoje precisa ser algo que te dar prazer, que te á alegria de estar aprendendo o assunto hoje! Então vai ser essa questão de ficar totalmente imerso na atividade que você tá fazendo, que você olhar pra trás e pensar: nossa, eu gostei de estudar pro vestibular, não foi tenso, eu realmente gostei de aprender. Essa é a ideia do “estado de flow”.
E o crédito todo é para o Csikszentmihalyi, que fez esse livro chamado “Flow”, que virou referência em como fazer atividades de alto desempenho, super concentrado, sem distrações e totalmente imerso na atividade, que é algo que vai dar felicidade plena.
Então o que vimos hoje? O melhor estudo do mundo vai acontecer entre a ansiedade e o tédio, no “canal de flow”, que é onde você vai ter a máxima concentração e aprendizado, e a máxima felicidade.
Agora chegou o momento de pedir aqueles dois favores: curta o vídeo e deixe um comentário. Muito obrigada por assistir, e continue indo atrás dos seus sonhos! O mundo precisa da habilidade que só você tem! É isso e até o próximo vídeo, tchau!