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O Poder INSANDO da Expectativa


Imagina chegar em uma escola nova e todo mundo achar que você é um gênio. Os professores te dão tanta atenção, ficam mais tarde conversando com você, te incentivam. Agora compara com os alunos que os professores pensam que são meio burrinhos. Não adianta muito. Como você acha que seria o resultado dos alunos de alto potencial versus de baixo potencial? Será que a expectativa dos professores tem alguma influência no resultado dos alunos?

O Efeito Pigmaleão veio responder exatamente essa pergunta. E a verdade é que além de lidar com a expectativa dos outros, podemos aplicar pra expectativa que você tem sobre si mesmo. Então eu organizei esse vídeo em três partes. O Efeito Pigmaleão, aplicações desse efeito e, por fim, você acredita que consegue passar? O psicólogo Rosenthal e a professora Lenore publicaram um artigo Pigmaleão na sala de aula sobre um estudo conduzido em uma escola primária nos Estados Unidos.

Eles selecionaram aleatoriamente uma porcentagem dos alunos e informaram falsamente aos professores que esses eram alunos com alto potencial. Na realidade, a seleção foi aleatória e os alunos escolhidos não apresentavam nenhuma habilidade superior. Mas qual foi o resultado?

No fim do ano, todos os alunos fizeram a prova e esses alunos do grupo de alto potencial apresentou um desempenho muito superior. Esse resultado foi atribuído ao Efeito Pigmaleão, em que as expectativas positivas dos professores em relação aos alunos influenciam o desempenho deles. É meio que a expectativa do professor vira realidade. E isso, provavelmente, você já sentiu.

Se um professor tem altas expectativas pra você, ele acaba te incentivando, te dá mais atenção e às vezes nem precisa tudo isso, às vezes um olhar, um sorriso já faz a diferença pra você se empolgar e continuar estudando. Um parênteses, esse nome vem da mitologia grega. Um homem chamado Pigmaleão fez a escultura da mulher mais linda do mundo e ficou tão apaixonado por ela, queria se casar com ela, que a deusa Afrodite, vendo todo esse amor, decidiu transformar a estátua em uma mulher de carne e osso.

Esse é o Efeito Pigmaleão. E agora com o estudo do psicólogo Rosenthal, sabemos que a expectativa influencia totalmente o resultado. Logo, concorda que é super importante conhecer esse Efeito Pigmaleão? Tanto na escola, na faculdade, no ambiente de trabalho. Sentir essa alta expectativa em relação a você vai fazer você se esforçar mais, se dedicar mais e estar mais motivado pra aprender.

Por outro lado, quando você sente que ninguém espera nada de você, ninguém acha que você é inteligente ou é capaz, você não vai ter muita motivação pra estudar, você não vai se sentir apoiado no seu caminho de estudos, por exemplo. Então a gente tem que aprender tanto ao usar as expectativas positivas, internalizar isso.

Essa pessoa espera que eu melhore na redação, ou melhore em tal coisa, então vai dar certo, vou melhorar. Mas ao mesmo tempo, quando você não sentir esse apoio, não sentir essa boa expectativa, deixar isso pra lá, não deixar isso te afetar. Meio que se defender e assumir o controle do seu próprio sucesso, onde quer que ele seja.

O Efeito nas Próprias Expectativas

E será que dá pra gente aplicar esse Efeito Pigmaleão nas expectativas que você tem sobre si mesmo? E a verdade é que sim. Imagina que você faz um teste de inteligência, e lá você descobre que você é muito inteligente, que você é mais inteligente que 99% das pessoas. E você vai ficar, nossa, eu sou mais gênio, eu sou muito demais. Concordo que você vai interpretar isso como um incentivo pra super continuar estudando, pra ficar motivada, você tem certeza que vai dar certo, porque você é muito inteligente.

Logo, você vai estudar sempre, faça chuva, faça sol, você vai se motivar, você vai ter entusiasmo pelo estudo, por mais que às vezes seja difícil. E não concorda que ter altas expectativas sobre si mesmo influencia o seu comportamento, a sua atitude e como você vai se dedicar em uma nova atividade.

Se uma pessoa acredita que ela é capaz de fazer alguma tarefa, de aprender algo, é muito provável que ela se esforce mais, que ela se dedique mais, que ela passe mais tempo tentando. E isso tudo vai aumentar a probabilidade de isso dar certo, de sucesso. Por outro lado, se você não tem altas expectativas pra si, se não acha que é capaz de fazer algo, se até se dedica, mas no fundo, no fundo acha que não é capaz, você vai achar um outro motivo pra se sabotar, pra parar, pra se desmotivar, porque lá no fundo você não acredita.

Então esse mês eu quis fazer dois vídeos pra gente começar o ano com altas expectativas pra si mesmo e com a mentalidade de crescimento, porque eu acho que um tá casado com o outro. Dessa forma, quando você entende que com o esforço, que com a dedicação, lá da ideia da mentalidade de crescimento, você consegue aprender, consegue evoluir?

Você alia isso com essa questão da expectativa, então ter alta expectativa pra si mesmo, você junta isso e, sabe, você não tem mais limite, você vai ter muito mais gás pra estudar.

Minha Experiência

Eu queria contar duas histórias sobre isso. A primeira positiva, a segunda é horrível, é super negativa.

Começando com a positiva. Na quinta série eu troquei de escola e eu tava bem ruim. Bem ruim nos conteúdos, eu não tava acompanhando direito as aulas e eu não tinha noção ainda que eu tinha que estudar, que eu tinha, sabe, quinta série, dez anos. Eu tava indo tão mal e eu tava passando a aceitar que eu sou ruim em matemática, isso não é pra mim, até que um dia eu consegui fazer alguma conta, eu consegui fazer alguma coisa, eu respondi na sala, algo que o professor perguntou.

E aí ele falou “Susane, você vai longe”. E aquilo foi tão impactante, mas tão impactante, que eu considero que teve um antes e depois. Antes eu não me identificava muito com a matemática, eu não estudava muito, mas depois, o professor sabia que eu era boa nisso, ele sabia que eu ia aprender isso, ele sabia que eu ia longe e aí foi o start, o começo da jornada com a matemática.

Então mesmo que fosse muito difícil pra mim, mesmo que eu não tivesse base nenhuma de antes, eu comecei a me esforçar, comecei a dar o gás e me dedicar e passar tempo estudando isso em casa.

Você já passou por isso

Desse modo, eu concordo super com esse efeito Pigmaleão, já vi isso acontecer na prática e é muito forte. E provavelmente você tem experiências assim e não necessariamente precisa ser com o professor, pode ser com seus pais ou com algum adulto de referência ou com algum primo.

Alguém um pouco mais velho que você, que tenha essa expectativa, que fala, olha, você vai conseguir, você vai longe, você vai aprender isso. E isso influenciou você positivamente.

Experiência Negatica

A questão é que também tem o outro lado da moeda, então aí já a história negativa. Eu fiz turma ITA em 2004 e 2003, então naquela época era muito comum piada machista.

Hoje eu acho que não fazem mais isso, já tenho um pouco mais de noção, mas naquela época era normal. E aí tinha coisas como “no ITA tem que ter cota para mulheres”, ou outra piadinha do tipo, como “mulheres precisam escolher uma das três coisas, ser bonita, ser rica ou ser inteligente; Jamais as três e quase nunca duas”.

Então esse tipo de coisa eu escutava toda semana, toda semana tinha alguma piadinha, ou então: “mulher na turma ITA só serve para apagar o quadro”. Mas coisas assim que hoje eu me pergunto, como que eu não falei nada? Como que eu aceitava isso? Como que eu deixava eles falarem isso?

Mas aí pensando também, tinha umas duas ou três meninas de 16 anos, super indefesas, uma turma gigante de homens, todos os professores homens. E às vezes você é educada assim, para não falar nada. Então, existiam piadas péssimas, horríveis, que às vezes eu ficava realmente pensando, eu ficava triste, mas eu tentava ver como um incentivo, sabe? Ah, ele tá falando que eu não consigo? Pois vamos ver, vamos ver, porque eu vou estudar aqui e eu vou dar o meu jeito de fazer isso acontecer e depois esfregar assim na cara deles que eu consegui passar, que eu passei.

E não tem nada desse negócio de cotas para mulheres. E assim, o parêntese é que eu acho cotas para ensino superior incríveis, é uma forma de minimizar a marginalização e discriminação de várias comunidades. A minha questão aqui era com cotas para mulheres de todas as classes sociais.

Então, ou seja, para resumir o vídeo, a ideia é absorver o bom e quicar o negativo, assim, quicar igual como jogam uma bola de tênis ruim para você e você quica de volta.

Você acredita que consegue passar?

E agora, por fim, você acredita que consegue passar? Você tem essa expectativa, você, sabe, vê essa possibilidade lá no futuro, você entrando na faculdade, você se matriculando, você estudando lá, você consegue ver isso?

Pode ser muito legal passar um tempo visualizando, se conectando com isso e realmente sentindo que você é assim capaz disso. Principalmente em momentos em que você sente que você não está se dedicando tanto, ou não está conseguindo manter a disciplina, a motivação ao longo dos dias. Então vamos lá fazer um trabalho de visualização, de meditação e de ver que isso sim é possível e altamente provável e que você tem essa expectativa de isso tudo dar certo e dar esses frutos aí de você entrar na faculdade.

Portanto, é isso obrigado por assistir, se gostou aproveita para curtir o vídeo, se inscrever no canal e continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. E a gente se vê no próximo vídeo. Olha esse trecho do podcast que também saiu essa semana.