Você pode achar que o ano que vai passar é cheio de estudo perfeito, sensação e render, que cumpre todo o planejamento. Um ano sem procrastinação, séries, pizza, um ano que tem equilíbrio, faz exercício físico. Só que…
Esse post está em formato de vídeo abaixo:
Você pode achar que o ano que você vai passar é cheio de estudo maravilhoso, que sempre está rendendo, que você cumpre todo o planejamento, acerta muito nas provas, é um ano que não procrastina, quase não assiste série, tem saúde mental, faz exercício físico, se alimenta bem e acaba toda a matéria. É claro… E é um ano que você já até se imagina contando: “ah, o ano que eu passei eu já sabia, já sabia que ia passar. Eu já tinha certeza”, sendo que tantas outras pessoas que sabiam que iam passar, não passaram. “Eu tinha certeza que ia passar, não sabia onde, mas eu sabia que eu iria passar. Eu sentia o ano inteiro que aquele seria o ano que eu passaria, mas não foi”. A verdade é que o ano que você vai passar, é o ano que você não desiste quando tudo fica muito difícil. É o ano que você persiste, apesar do assunto ou da matéria impossível, dos erros… É o ano que você resiste a maioria das séries, mas não todas, porque você é humano. É o ano que você tenta de novo depois de dias de procrastinação, é o ano que você se dá uma segunda chance e decide acreditar na própria capacidade, mesmo que ninguém acredite… Nem você. Mas é, principalmente, o ano em que você entende que não precisa fazer tudo e está tudo bem não fazer tudo… E você foca no principal, no que vai aumentar mais a nota, esse é o ano que você passa.
Eu quis gravar esse vídeo porque o começo do segundo semestre é muito tenso, a gente sempre acha que tem que acabar a matéria, que já deveria ter avançado mais ou ter acabado a matéria… E eu lembro dessa sensação horrível em junho, julho, em que você pensa assim: “nossa, falta de tanto conteúdo, falta tanta coisa, eu nem consigo imaginar como vai ser fazer a prova” e, ao mesmo tempo, você tá com um cansaço nas alturas, então a gente precisa conversar sobre isso.
Então, no meio do ano acontecem duas coisas: a primeira é que você vê o quanto falta, o quanto falta de matéria, de provas, de lacunas que você tem de coisas para fazer. E o quanto falta para chegar, então pouquíssimo tempo. Cada dia menos. E outra coisa que falta, muitas vezes, é energia, então você já está cansada de tantos meses estudando, anos, às vezes e, é cada vez mais difícil dar conta de tudo. Então a ideia de hoje é meio que a gente conversar sobre isso e mostrar que não é preciso ter o estudo perfeito para passar, não existe o ano perfeito, não tem de “ah, eu sabia que eu ia passar, foi um ano maravilhoso, os astros se alinharam”, não existe isso. Então, um ano louco mesmo, difícil, com todas as dificuldades, com todas as coisas reais, é o ano em que você passa.
O ano que você vai passar é o ano que você consegue pensar nas habilidades diretas para a prova. Então, os assuntos que mais caem na sua prova, as matérias mais importantes, aquelas que vão aumentar mais a sua nota. Por exemplo, se você está estudando física e matemática e os dois estão mais ou menos, foca mais em matemática. Matemática só deixa de ser mais importante quando o peso de natureza é mais que três vezes o peso em matemática. Outro ponto são as lacunas específicas suas, então, assim: quais são os assuntos que você não sabe bem, que você não lembra bem, que você erra mais? E você já sabe assim, só de eu perguntar para você já pensa e já sabe “hum, eletroquímica”, você já sabe… Quais os são seus assuntos? Então, às vezes, em vez de continuar a matéria com assuntos novos assim, pode fazer mais sentido voltar em assuntos que você já viu e lapidar, lembrar…
E uma coisa legal para ir atrás dessas lacunas, é sempre você refazer o que você errou. Então, se você fez um simulado, a ideia não é emitir a sua nota, nunca é medir sua nota. A ideia é você pegar todas aquelas questões que você errou e aprender. Isso é o objetivo de todas as provas, de todo simulados, de todas as listas… Nunca é contar acertos, você nem precisa contar acertos. Então, digamos que você faz provas na sua casa e contar acertos te estressa, nem conta… O que você precisa fazer é errar e aprender com seus erros e voltar nessas questões que você errou, refaze-las umas semanas depois e ficar super bem, para acertar essas questões na prova.
Outra coisa é estratégia de prova. Então, às vezes, você pode até saber todos os conteúdos e assim estar super bem nas provas em geral, nos conteúdos, uma pessoa quase passando… Só que, se você não tiver estratégia de prova ou se empacar em uma questão no meio da prova e passar 15 minutos, então não importa nada do que você estudou ao longo do ano, porque não vai dar tempo de fazer as outras. Então, a gente tem que ter estratégias de provas também. E fazer tudo isso e ter foco na prova, no que mais cai na prova, no que eu mais não sabia, sabe? Nas minhas próprias lacunas, ter foco nisso… Em vez de tentar ver novos conteúdos difíceis, que, assim, clássico da turma ITA, né? Todo mundo quer ver os novos conteúdos super difíceis, sendo que está errando coisas básicas, coisas que caem todo ano. E isso acontece em todos os vestibulares. Você quer ver o próximo assunto, quer acabar a matéria e esquece os básicos.
Então, para minha preparação, ter focado no arroz com feijão principal, foi o que mais me ajudou, principalmente nesse momento em que, assim, o cansaço é total. Você não aguenta mais fazer coisas que você fazia no começo do ano, ou passar o dia todo estudando, por exemplo. Você tem que conservar a sua energia, inclusive pensando no dia da prova daqui alguns meses, na reta final. Manter sua saúde também… Então, é bem bacana focar no principal da prova. Às vezes entender que você é humano, que não dá para estudar 15 horas por dia e lembrar direito, ter uma preparação boa. A gente tem que buscar o equilíbrio também, ter uma preparação com uma vida boa, sabe? Não é só estudo intenso, tem que ter lazer, tem que ter descanso… Inclusive para você memorizar o que você estuda, para você reduzir os seus hormônios de estresse e aprender mais.
Então esse é o motivo principal, te tranquilizar, porque não precisa acabar tudo, não precisa fazer tudo. E montar uma estratégia para isso. E essa é até a ideia dos Desafio Sniper Simplifica de Matemática. Só que lá a gente analisa pra matemática, então qual é a estratégia de matemática para o Enem? Separando em grupos. Então, assim, o grupo 1, que são os assuntos que cai mais… Então qual é a ordem de assuntos que você vai estudar? E depois o grupo 2, depois que você já viu o grupo, e como é que você vai estudar, se vai estudar, se vai fazer provas, como é que vai ser. E, finalmente, qual vai ser o grupo três de assuntos.
E tudo foi pensado levando em consideração três coisas: os assuntos que caem mais, os assuntos mais fáceis, ou seja, aqueles mais acertados. Então, por exemplo, tem assuntos para o Enem, tipo, estatística que não cai tanto assim, mais é um assunto fácil e é todo ano uma ou duas questões que são as mais fáceis da prova, então, esses assuntos são importantíssimos também, então você vai ter os assuntos que caem mais, os assuntos mais fáceis pela TRI e a ordem de assuntos. Então é como você vai navegar nesses conteúdos matemática.
Dá uma olhada lá, siga aqueles grupos, Grupo 1, 2 e 3… Eu acho que pode ajudar de verdade a montar uma estratégia agora pro segundo semestre. Então, realmente, é assim o ano que é perfeito, que você consegue fazer tudo… Pode não ser o ano que você passa e, por outro lado é um ano que é mais confuso, que parece que está tudo de cabeça para baixo, pode ser o ano que você passe. Então, a ideia de hoje é essa, de tranquilizar, te falar que não existe estudo perfeito, não tem o ano perfeito, não tem aquela de: “Ai, eu sabia que eu ia passar”, “tal ano eu sabia que ia passar”, não… Na verdade, não existe isso, é só uma historinha às vezes que as pessoas contam olhando pra trás, pra criar um sentido em algo que não tinha tanto sentido.
Então, por hoje, foque nas provas ou nos assuntos que caiem mais nas provas, nas matérias mais importantes, nas suas lacunas, nas questões que você errou… Então, tira um pouco o foco de aula, de matéria, de conteúdo e passe para provas ou conteúdos que mais caem nas provas. Espero ter ajudado, me contem aí embaixo se você gostou desse vídeo. E, se você tem alguma ideia de vídeo que eu possa fazer agora no segundo semestre de algo que você está passando, a gente vai conversando. Bons estudos pra você e continue indo atrás dos seus sonhos. O mundo precisa das habilidades que só você tem. A gente vê aqui no próximo vídeo. Tchau.