Quando você assiste o filme de herói, ‘’com quem você se identifica?’’ Com o vilão ou o mocinho? Hoje vamos contar os motivos para você ser vilão nos estudos.
Ponto 1 – o vilão quer se dar bem sem se importar com ninguém. Pense, por exemplo, o vilão numa aula, ele vai ficar assistindo só para o professor não ficar triste, vai sair da aula, vai sentar na última carteira, vai fazer coisas mais importantes, mas ao mesmo tempo não vai se preocupar com os sentimentos do professor porque ele não está na primeira carteira
‘’Não, ele não está nem aí’’
Ele sabe que o professor quer que ele passe, então se ele passa, ele vai ajudar o professor, vai dar um depoimento pro professor, vai tirar a foto com o professor, ou seja, é um vilãozinho diferente e o professor vai ficar mais feliz com esse que não assiste aula e passa, do que com o que senta na primeira carteira e não passa. Esse é justamente o herói, que passa por tantas dificuldades e tantas superações, tantas provações e demora anos, sentando na primeira carteira, anotando todas as aulas.
Ponto 2 – o vilão quer fazer o maior mal de todos, ele não quer fazer um malzinho, ele não quer fazer um machucadinho, mas sim acabar com o herói. É o que acontece no ENEM ou no vestibular que você vai fazer. Você vai dar um peteleco no vestibular ou você vai causar o maior mal possível? Nos estudos vai ser a maior nota no menor tempo.
Como que você pode ter a maior nota no menor tempo? Primeiro, você começa priorizando quais são as matérias que vão aumentar mais a sua nota? Por exemplo, no ENEM é redação e matemática. Na FUVEST é português e as suas matérias da segunda fase.
Nesse caso, o herói sabe que ele precisa priorizar essas matérias, após isso ele começa a priorizar os assuntos, pois tem assuntos que quase não caem todo ano e tem assuntos que caem ano sim e ano não. Enquanto isso, o herói está lá estudando tudo por igual, o mesmo tempo que ele estuda história, biologia, filosofia, matemática.
Ponto 3 – o vilão usa métodos errados para se dar bem mais rápido. Pense comigo: o vilão não quer ir pelo caminho certo, ele quer ir pelo caminho mais rápido para alcançar o resultado que ele quer. Se o vilão nos estudos, se for pensar ‘’será que ele vai assistir todas as aulas ou ele vai matar aulas?’’ Outra coisa: o vilão não vai seguir o “matéria dada é matéria estudada“, porque ele sabe que ele esquece. Ele faz uma lista gigante, de 50 questões e aquela lista passada ele já viu que já esqueceu. Então, o que é que ele faz? Ele não vai fazer a lista inteira, mas sim um terço da lista, um terço da lista, um terço da lista e toda hora vai voltar no que ele já viu, como a lista Sniper, por exemplo.
A lista Sniper é uma lista de questões dos assuntos que você já viu, porém, misturadas. Por exemplo, se você já viu matemática básica, funções de geometria plana, a sua lista Sniper de matemática vai ter 30 questões no total de matemática básica, funções e geometria plana misturadas.
Ponto 4 – o vilão já sabe que vai se dar bem, ele sabe que mais ou menos dias, ele vai ganhar, ele vai se dar bem. Enquanto o mocinho está lá se preocupando e pensando: “Ai meu Deus, será que vai dar certo?“, agora o vilão está na praia, descansando sem culpa ou ele está lá no sofá, de bem com a vida. O vilão sabe que vai dar certo, em mais ou menos tempo. Talvez não seja esse ano, mas vai ser no ano que vem. Alguma hora vai dar certo e ele não vai perder tempo, energia, descansando com culpa. No fim, vai descansar sem culpa. Ele sabe que o descanso é importante também.
Ponto 5 – o vilão não se importa com a opinião de ninguém. Alguém fala: “Você não vai passar“. Este é um vilão focado, ele sabe onde ele está indo, ele sabe que vai dar certo, ou seja, a opinião não importa. Você tem que ter essa certeza que vai dar certo e é para isso que estou estudando. Uma dica é que o vilão aceita a dor sem sofrer. É aquela história: a dor é inevitável, o sofrimento é opcional.
Sam Harris dá um exemplo muito legal nesse vídeo. Ele conta a história de uma dor no ombro, que você pode ver de várias formas. Pode ser uma dor depois de pegar muito peso na academia fazendo o levantamento terra, e você vai para casa e está doendo, mas você pensa: “Nossa, mas eu sou muito forte.Eu levantei todo aquele peso“. E é aquela velha história da dor boba, ou pode ser a mesma dor, mas você está esperando uma biópsia de câncer e, assim, a dor é a mesma, mas a história é completamente diferente. E isso se torna um caso de vida ou morte, ou seja, se torna uma preocupação enorme e com a mesma dor.
Ponto 6 – o vilão ajuda. Você lembra do Hannibal Lecter no Silêncio dos Inocentes em que ele ajudou a achar o outro vilão, o outro malvado? Pois é, é mais ou menos isso.
Às vezes você precisa fazer a coisa que é vista como errada, que é estranha, a que não é bem-vista para fazer o certo. Por exemplo, matar aula, priorizar matérias, priorizar conteúdos, esquecer que matéria dada é matéria estudada ou decidir não seguir o cursinho em uma matéria, fazer maratonas.
Essa é a ideia. SEJA VILÃO NOS SEUS ESTUDOS! Passe esse ano e vá lá agradecer aos professores, seus pais, seus amigos e quem te deu apoio. Mesmo que você não tenha seguido à risca. No fim, o que todo mundo quer é que você passe.