Ícone do site resumov

MOTIVAÇÃO NA RETA FINAL (inspire-se e fique bem)


Hoje nós vamos conversar sobre como continuar estudando na reta final, eu espero dar uma luz nesse momento que às vezes pode ser tão tenso.

Conheça o 1pause.

Eu vou falar dois exercícios que eu fiz na época do ITA, meio que inconscientemente vendo em revista, mas que me ajudaram muito e acabei fazendo pra Fuvest também.

Primeiro exercício

O primeiro exercício foi o de visualização. O que aconteceu foi que um aluno do ITA foi na minha escola em Belém e contou como que era lá. Foi nas férias de julho, foi lá e contou como era o campus, como era o alojamento, como era o supermercado, tudo ele contou.

Eu fiquei com aquilo muito vívido na cabeça, depois eu fui ver fotos, apesar de ser difícil, eu consegui. A partir disso, eu ficava imaginando como se já tivesse passado, meio que uma visualização. Não era artificial como “ah, agora vou visualizar”, era muito claro.

Hoje, estudando visualização e vendo como funciona, achei fantástico. Pesquisas até mostram que funciona quase da mesma forma como se você fosse lá, como se tivesse passado. Ao fazer isso, seu cérebro dá um jeito de isso acontecer.

O que eu visualizava?

Sabe a calçada, aquele meio fio? Eu imaginava andando por ele, desde o alojamento até chegar no ITA. Teve uma vez, quando eu já tinha passado, eu lembrei de tudo que visualizei, eu vi que era certinho da forma como eu tinha imaginado, foi incrível!

Eu recomendo, sobretudo na véspera, quando já não aguentamos estudar tanto. Nessa reta final, duas coisas são importantes: manter a calma e rever seus erros, melhorar a partir do que você já sabe.

Uma coisa é que a visualização só funciona em estado relaxado. Então, não pode estar tenso, tente primeiro relaxar, pode deitar no chão, fazer relaxamento progressivo. Isso é o que fazemos no 1pause.

Depois que você começar a fazer, você vai criar um filme muito claro de como vai ser, pode ser tanto da sua vida na faculdade quanto no dia da prova mesmo. É importante você pensar na prova antes, sentir mesmo, não só criar e imaginar. Precisa sentir como se estivesse acontecendo mesmo.

Isso vai te dar energia, te ajudar com o desânimo.

Segundo exercício

A segunda coisa é uma carta para si mesmo.

Eu estava esses dias organizando a minha casa e achei uma caixa antiga de cartas que eu recebia de amigos, quando eu era criança/adolescente. Daí eu vi uma carta de mim para mim mesma, que eu fiz um exercício na época que eu não sei onde fui encontrar.

Era um exercício de uma carta para mim no futuro, me dando parabéns!

Parabéns por passar!

Parabéns por conseguir superar isso!

Parabéns por você ser cientista!

Parabéns por estar trabalhando com foguetes!

A ideia é você fazer essa carta. Você pode falar os problemas que está tendo hoje, pensar em parabenizar por você conseguir superá-los, parabenizar por estudar mesmo não querendo, parabenizar por passar e estar na faculdade fazendo o que você quer.

Para mim, época de provas, tanto no ITA, quando já tinha passado, tanto nessa época do vestibular, eu comecei a ter um negócio muito ruim, muita coisa pra fazer e eu só conseguia fazer se comesse muito carboidrato, doces. Eu só conseguia fazer nesse estado.

Logo, isso foi piorando, foi se desenvolvendo. Na época do ITA, na reta final de provas, eu só conseguia estudar se comesse muito. Eu consegui driblar fazendo yoga, meditação.

Nessa carta, eu coloquei “parabéns por superar esse problema da compulsão alimentar”, foi maravilhoso. Lembrei pelo o que eu estava passando, era muito difícil, mas no final deu tudo certo.

Eu não tinha nem ideia de como eu ia superar, mas deu tudo certo.

Por hoje é isso. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Tchau.