Fui conversar com a Natalia, que faz medicina na UFBA, e rolou uma coisa interessante: ela me contou sobre as pausas que fazia no meio da prova do ENEM, nos dois dias. Você logo pensa “nossa, mas como ela conseguia fazer pausas na prova? Quase não dá tempo de fazer as questões”. Pois é, ela me contou que simulou isso ao longo do ano e viu que, ao pausar um pouco, fazia ela ficar mais atenta na prova. Ela fazia o intervalo e depois voltava com um super foco. É sobre isso que vamos falar hoje.
Dia 1
Então, a ideia de intervalo para o dia 1 é você parar por 3 minutos duas vezes. Ela conta como fazia isso no podcast, que é montar o roteiro da redação, fazer 15 questões de linguagens e 15 de humanas, fazer o intervalo, voltar na redação, mais 15 questões de cada prova e outro intervalo.
Esse post está em formato de vídeo abaixo:
Como não podemos seguir as dicas de terceiros e aplicar cegamente, é importante você fazer simulados e experimentar. Pode tentar até fazer outro roteiro, o importante é experimentar.
Dia 2
No dia 2, o intervalo dela é diferente, pois não podemos nos dar o luxo de passar 6 minutos sem fazer nada no segundo dia. O roteiro era um intervalo a cada 30 questões, 15 de cada prova. Contudo, ela utilizava esse intervalo já para passar algumas questões para o gabarito.
Algumas ideias para o primeiro dia é também você contar respirações, olhar para o teto, tentar sentir a cadeira, tentar relaxar um pouco. É interessante saber algumas coisas de meditação, melhor ainda se você já faz meditações no seu dia a dia, semelhante ao que fazemos no 1pause, por exemplo.
Quando pensamos em uma prova com mais de 4 horas de foco intenso, tem que ter intervalos, nem que sejam de 1 minuto cada. É necessário para manter seu desempenho, como falamos no vídeo sobre o ciclo ultradiano. Ao longo do foco, você vai tendo ciclos que, se você não tiver intervalos, seu desempenho cai muito.
Essa é uma ideia pra testar, utilize ela quando for fazer provas antigas e simulados. Espero que tenha sido útil pra você, aproveite e escute o podcast, acredito que vai lhe ajudar bastante.
Me conta se você vai fazer isso e depois me conta também como foi. Por hoje, é isso. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Tchau 🙂