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Meus 10 MAIORES Erros nos Estudos (O 6 é o pior)


Hoje eu vou contar meus 10 erros do começo dos estudos. Provavelmente você já está aqui no canal, você já viu vídeos mais avançados de como estudar, mas talvez tenha algum desses erros que vale mencionar de novo, que vale lembrar, porque são muito comuns e eu tive e tanta gente tem. Então vamos falar sobre eles.

Primeiro erro

O primeiro erro é ter aquele medo de errar em questões ou aquela sensação de que se você estudar um assunto e errar muito nas questões é porque você não consegue, porque você não é inteligente o suficiente, porque você nunca vai conseguir passar. Então, eu tinha muito essa ideia de que eu errar em listas de questões ou errar as questões que os professores passavam significava que eu não era inteligente o suficiente, que outras pessoas vão conseguir acertar e eu não. Isso é uma característica de quem não passa. 

E às vezes até passavam desafio.” Agora eu vou passar um desafio, façam em cinco minutos. Eu quero ver quem vai fazer” e aquilo era tenebroso, porque aquilo era o maior sinal de que todo mundo ia passar, menos eu.

Assim, muitas vezes eu nem tentava, pra não ter essa certeza de que eu não iria passar. Com o tempo eu fui aprendendo que errar, na verdade, é a melhor ferramenta para aprender. É tentando nas questões que você vai passar a aprender aquele assunto. Inclusive, é melhor a gente errar em questões um pouco mais difíceis do que a nossa capacidade do que sempre acertar as fáceis, assim você não aprende nada novo, você só acaricia o ego de que você vai passar. Logo, depois de um tempo fui aprendendo que não tem problema errar questões, o problema, na verdade, é não fazer as questões por medo de errar. 

Segundo erro

O segundo erro foi a comparação. Então, eu cheguei na turma e eu não tinha base nenhuma. Vários assuntos básicos de matemática eu não tinha visto, de física eu não tinha visto, de química zero. Portanto, eu cheguei lá e não sabia nada.

A primeira coisa que passa na nossa cabeça é: Todo mundo sabe tudo, todo mundo é super inteligente, todo mundo já tá perto de passar, menos eu. Um negócio que atrapalha, porque em vez de se focar em estudar, você fica com esse pensamento, essa ladainha mental falando que todo mundo vai passar menos você, todo mundo é inteligente, menos você.

E aí, com o tempo, você vai entendendo que algumas pessoas que sabem muito estão lá porque elas já estão três anos tentando, elas passaram por esse ponto de começar sem saber nada e agora aprenderam e estão quase passando, mas elas tiveram um caminho. 

Isso é uma coisa que a gente não quer ver, a gente só quer ver a foto do presente. A gente não quer ver o filme, a história dessas pessoas. Não, o hoje que importa e hoje tá todo mundo super bem, menos você. Demorei pra aprender isso. Eu falo tranquila hoje, mas foram meses muito sofridos pensando nisso.

Terceiro Erro

E o terceiro erro é tentar estudar tudo por igual. Assim, como eu vi que eu estou muito atrás, que todo mundo já está quase passando, então é preciso estudar tudo, todas as matérias, todos os assuntos. Não tem essa de prioridade, é tudo, falta tudo.

Logo, você vai lá e estuda, quer estudar tudo, todas as matérias e não tem horas no dia suficiente para você conseguir essa proeza. E aí você tenta e tenta estudar tudo sem prioridade e fica essa sensação de que você está nadando, nadando, nadando, mas não dá nenhuma sensação de ir pra frente. Parece que está nadando, mas você tá se afogando.

E até pro Enem é muito pior, porque para o Enem você tem claramente quais são as matérias mais importantes. Então, a prioridade, se eu estivesse estudando pro ENEM naquela época seria completamente matemática, nem pensaria outras matérias antes de ter pelo menos uma base em matemática. E mesmo quando você tem várias matérias igualmente importantes, você tem que criar um projeto que uma é mais importante que a outra. Pelo menos em um mês, porque você sabe qual é a sua prioridade naquele mês. Aí você evolui nessa e depois você passa pra uma outra.

Aí no mês seguinte você pode trocar, mas sempre tenha essa ideia de prioridade.

Quarto Erro

E aí o quarto erro é tentar estudar o dia inteiro, tem horários loucos de estudo. Dessa forma, como eu tinha que dar todas as matérias por igualm qual era a solução? Estudar todos os momentos possíveis, dormir menos, tomar um montão de café pra ficar mais tempo acordada. Ou uma época eu acordava quatro da manhã pra conseguir estudar antes de ir pro cursinho.

Logicamente, a parte boa que não durou muito, que eu já vi logo nas primeiras semanas que não dá certo. A gente tem que ter o sono, tem que ter o descanso, é necessário. Você vai usar o seu celular e você não consegue usar dois dias seguidos, ele tem que ir lá, carregar, descansar. E é uma máquina. E você é pior ainda, você ainda precisa ter mais descanso, mais sono e, principalmente, pra conseguir memorizar o sono é fundamental. Ou seja, você precisa dormir bem.

Quinto Erro

E aí o que acontece? Você tá lá com todos esses erros e aí o que você vai fazer? Você vai perguntar: “Ai, o que eu faço? Eu estou assim, assim… Agora o que eu faço?”, e aí seus colegas que não passaram, ou seus amigos que muitas vezes não passaram, vão te dar cada conselho absurdo. Ou então você vai lá no Instagram, aí vão ver o que estão falando, sem saber se o que está vendo está correto.

Por exemplo, até alguns aprovados já passaram e aí viram uma técnica nova lá em um livro ou viram uma pessoa falando de uma técnica e vão lá e compartilham. Sendo que não fizeram e não necessariamente é uma técnica boa.

Desso modo, lá vai você tentar usar aquela técnica ou mudar todo seu estudo porque você viu uma dica nova. Então, esse é um erro que eu tinha também, mas você precisa filtrar e adaptar o que funciona para você. 

Sexto erro

O sexto erro eu acho que foi o que mais me atrapalhou, de longe. Foi o que eu passei mais tempo presa e sem saber a solução, sem saber pra onde sair, sem ver a luz no fim do túnel. Que é tentar acompanhar o que tão falando sem base.

Assim, eu não sabia, não tinha nem esses termos “ah, não tenho base”… Não, eu estava tentando acompanhar a aula, tentando acompanhar cada curso, cada matéria e não conseguia.

Então, às vezes, quando eu conseguia pegar um detalhezinho passava pra outro assunto e já ia pro próximo assunto, já não entendia nada.

Então eu lembro de uma vez, aula de matrizes. Megócio bizarro no quadro e eu assim: “O que que é isso no quadro? Aula de matrizes?” e eu não sabia sistemas, eu não sabia direito aquelas equações, como resolver aquele tipo de coisa.

Como você vai entender matrizes sem entender antes a base, os sistemas lineares? E aí o Enem, por exemplo, você vai na aula de log sendo que você não sabe direito operações com expoentes e você não tem como aprender log sem saber isso.

Só que é muito importante, é necessário a gente voltar e aprender do começo, porque não tem como. É como uma pirâmide, a matemática vai ser uma pirâmide… E você não tem como colocar as peças de cima sem ter as peças de baixo, é a base que vai te permitir ir subindo, subindo, subindo a sua pirâmide.

Sétimo erro

E aí o sétimo erro foi meio que a consequência, que é você só seguir. O objetivo é seguir, o objetivo é fazer tudo e não tem um plano, não tem uma estratégia, não tem um “ah, se isso aqui que der errado eu vou fazer outra coisa”, não, não tem nada disso. O objetivo é só seguir, sendo que não funciona assim. Você tem que ter autonomia nos estudos pra saber quando você vai evoluir e vai praticamente acabar os principais assuntos pra começar provas.

Quando é que você vai começar provas de química, de biologia, de matemática? Não pode só jogar tudo pro ar e seguir cegamente um curso online às vezes. Tem que ter uma estratégia clara.

E isso é uma coisa que a gente faz no Sniper com a linha do tempo. Então você tem os meses do ano de quando você começar a estudar até a prova, por exemplo, e cada matéria, na fase 1, na fase 2, na fase 3. E você tem muita clareza de o que você vai fazer em cada época do ano.

Então, é muito importante ter um planejamento anual, isso para gente é a forma mais fácil de ver é a linha do tempo.  

Oitavo Erro

Oitavo erro é o medo de prova antiga. E aí que lógica é isso? Medo de prova antiga? Porque muitas vezes a gente acha que a prova antiga ela vai te falar se você vai passar ou não, então você tem que se preparar pra uma prova antiga como se ela realmente fosse uma prova da escola, uma prova real que vai te falar “você vai passar” ou “você não vai passar”.

Porém, na verdade, não tem nada a ver. A prova tá ali para você ir errando e aprendendo, errando e aprendendo com vários anos de provas. Não tem essa de um indicativo que você vai passar ou não. Isso é muito resquício da escola, que a prova vai te testar, vai ver se você aprendeu… Aqui no vestibular, no Enem, é totalmente diferente, a prova é para você aprender com o que você ainda não sabe, então é pra você ir melhorando. 

Nono Erro

E aí o nono erro pra mim ele veio de ter muita pressa. De querer passar logo, de meio que desespero, de assim: “minha vida vai acabar se eu não passar logo, então tenho que estudar muito”. E eu sei o que aconteceu, eu não podia ter saúde emocional. Eu não cuidava dessa desse lado emocional. 

Então o erro foi não me cuidar. Só ver o lado estudos, como se eu fosse um robô e só existisse estudos, não existe mais nada na vida. E isso é muito ruim, isso é muito prejudicial porque você tem emoções, você tem pensamentos. Você é uma pessoa completa. Então você tem que cuidar de várias áreas da sua vida, então áreas, por exemplo, contato com amigos, contato com a família, lazer, ler, fazer uma coisa não relacionada aos estudos. E às vezes a gente acha isso desnecessário, besteira, mas é muito importante. E eu queria naquela época ter tido a possibilidade, por exemplo, de fazer terapia, de conversar com alguém. Eu acho que teria sido muito menos traumático e outra coisa que eu tinha que era, nossa, enorme… Era culpa. 

Décimo Erro

E aí o décimo erro foi não analisar erros nas provas que eu fui fazendo. Logo, provas, por exemplo, de português, de inglês que você pode fazer sem ter muita base, ou de matérias que você já tá fazendo provas. Análise erros e vá fundo nesses erros. Pra cada tipo de erro tem uma estratégia, vai fundo nisso, vai removendo as lacunas.

Se for o pulo do gato, faz mais outras questões parecidas. Então, a gente tem que ver cada erro não como uma coisa isolada, “ah, foi só esse erro só, eu errei aqui… Atenção não, foi só aqui”, não, vai fundo… “Tá, essa questão de atenção aqui… Que outras questões eu posso treinar pra atenção?”. Por exemplo, pro Enem você vai ter o ENCEJA ou provas mais fáceis como a Fatec. 

Portanto, você tem essas provas à sua disposição toda vez que você tiver um tipo de erro.

Então essa foi a ideia dos meus 10 erros no começo dos estudos. Me conta aí o que você achou ou se você tinha algum erro parecido com esse. Eu espero que você não cometa mais nenhum desses erros, que já passe direto sem nenhum deles e que seja uma preparação muito mais agradável, equilibrada e também estratégica. Então, se você gostou, curta o vídeo e bons estudos pra você, o mundo precisa da habilidade que só você tem. E a gente vê aqui no próximo vídeo. Tchau.