Ícone do site resumov

Metas de Estudo que Desmotivam


Eu não sei você, mas quando eu comecei a estudar, eu tinha super expectativa, expectativa do que aprender, quando aprender, sobre as questões, o que eu faria até tal mês e metas grandes. Hoje é a mesma coisa no trabalho. Tudo o que eu quero fazer é com metas lá na lua, mas quando você acorda de manhã e vai estudar, aquela meta é como um peso na sua costas. Esse vídeo é para falarmos sobre isso.

Eu sou tão louca com essa questão de metas, que tenho até um quadro em casa com a frase “O que você pensar, pensei maior”. É muito bacana ter metas grandes, pois quanto mais você almeja grande, mais vai ter sucesso. Por exemplo, se você quer passar em um vestibular concorrido, você precisa pensar em gabaritar, de aprender o máximo possível, é possível que você não entre no primeiro lugar, mas entre na lista de aprovados.

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

Entre em harmonia com a meta

O problema é que quando você vai sentar para estudar/trabalhar e essa meta te olha assim meio “hm, será que você vai dar conta? Eu acho que não”. Essa meta fica olhando pra você e você fica nisso, você não entra em concordância com a meta, isso te desmotiva, te faz se sentir mal.

Pense no que você já conquistou

Antes ou depois disso acontecer, é legal pensar em objetivos que você já conseguiu realizar, nem que sejam pequenas coisas, como aprender um assunto difícil, recomeçar a estudar. Contudo, terão dias que tudo dá errado, em que você fica doente, ou algum imprevisto, como falta de energia, etc.

Você precisa lidar com tudo isso, mas com paciência, sem querer tudo para ontem.

Se divirta com o processo

Outra coisa que ajuda nessa questão das metas é você gostar do processo, é dar um jeito de gostar o que está fazendo, seja estudar ou trabalhar. Uma pergunta que eu gostei bastante foi “como você faria isso se fosse fácil?”. Então, imagina um estudo fácil, como fazer isso para ficar fácil?

Portanto, terão semanas boas, semanais mais ou menos, semanas excelentes, e está tudo bem! Uma dica é fazer uma planejamento com o essencial, o mais importante, pois assim você vai ficar com a sensação de cumprir isso. Depois você vai colocando mais coisas.

Pense um pouco mais distante

Muitas vezes eu quero colocar para fazer tudo, várias coisas no mesmo dia durante vários dias. Depois de um tempo, percebi que isso me fazia mal, ficava doente e não era nada bom. Isso me lembra a frase do Tony Robbins: A gente sempre superestima o que consegue fazer em um ano, mas subestima o que consegue fazer em dez.

Então, para de pensar só no mês que vem, só daqui 6 meses e comece a pensar em um prazo maior. Essa pressa de querer tudo para ontem, ela só atrapalha. Vamos vier com calma, com paciência, dar o melhor a cada dia, sem expectativas enormes para cada dia. Assim, isso tira o peso que desmotiva.

Me conte se alguma coisa desse vídeo foi importante para você, eu quero saber, mas o importante é saber que o mundo precisa da habilidade que só você tem. Nos vemos no próximo post, tchau 🙂