Quando eu comecei a estudar para medicina na USP, eu tinha as apostilas de um cursinho, 4 apostilas de cada matéria. Aconteceu que eu fui estudar e eu passava 1 semana em um capítulo. Fiz as contas de quantos capítulos tinha e o tempo que precisava para terminar elas, eu vi que não daria tempo, nem próximo de dar tempo para a prova. Isso ainda sem contar revisão, provas antigas, etc. Pensei: será que é assim que eu devo estudar? Qual é o objetivo dos estudos?
Esse post está em formato de vídeo abaixo:
Então, será que o objetivo é acabar essas apostilas? ou é ver todo os assuntos do curso online? O mais comum é o objetivo de matéria dada matéria estudada, pois você coloca toda a responsabilidade no cursinho de te ensinar o que é importante, mas essa não é nenhuma garantia de passar, sobretudo se você já fez isso um, dois, três anos…
Portanto, você já parou para pensar qual é o objetivo nos estudos? Pois mesmo se você vê toda a matéria várias vezes, mesmo assim você vai errar as questões dos assuntos que você já viu.
Outro objetivo que é parecido com esse é o acabar toda a matéria. Eu pensava assim também, só que não é assim. Você vai ver toda a matéria, mas ainda vai errar bastante no dia da prova.
Quando o seu objetivo é acabar a matéria, você deixa de focar em revisão, que é o mais importante, você chega a pensar que revisar é perder tempo. Assim, você perde a base do assunto, te impedindo de aprofundar nele. Fora que algumas matérias precisam de mais atenção que outras.
Outra coisa é quando temos matéria atrasada. Se não acabarmos a matéria, ficamos com esse peso na consciência, sendo que você podia e deve deixar alguns assuntos para depois, focar no que cai mais.
Logo, qual é o objetivo? O objetivo é gabaritar a prova! Não tem outro, é acertar o máximo de questões.
Às vezes você pensa nos vestibulares concorridos, e qual única garantia de aprovação? Gabaritar ou errar pouquíssimas questões.
É por isso que às vezes você segura matéria nova para poder treinar o que já viu.
O método do Sniper é todo pensado nisso, em como chegar no seu objetivo mais rápido, com base na ideia das fases do estudo. Com elas, você entende o que precisa fazer em cada etapa até chegar no momento de gabaritar.
Aí você pode pensar “ah, já que é para só gabaritar a prova, então vamos fazer só provas antigas”. Mas imagina você fazer provas antigas de matemática sem base alguma. Imagina fazer uma questão de log sem saber exponencial. Assim, você vai decorar resolução, o que é bem ruim. A única matéria que isso vai dar certo é português, pois é majoritariamente interpretação.
Portanto, pense em gabaritar, isso não necessariamente se conquista com o término da matéria.
Essa foi a ideia do post de hoje. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Tchau.