Uma coisa bem legal de fazer na reta final mesmo quando a pessoa mais equilibrada está meio pirada, é o Jounaling, que é escrever seus pensamento, duas emoções com fluxo de consciência e lidar com as coisas que aparecem para você ficar bem na reta final. Vamos ver 5 métodos, alguns são históricos, da psicologia, criatividade e bem-estar.
Esse post está em formato de vídeo abaixo:
A primeira técnica é o seguinte: Sabe quando você vai sentar para estudar e você tem muita coisa na sua cabeça ou você troca de uma matéria para outra e você fica com atenção mental, acorda de manhã e tem que fazer muitas coisas? Não tem clareza, está conturbado a sua mente.
#01 – PÁGINAS MATINAIS
Você colocar todos esses pensamentos no papel, meio que liberar sua mente de tanta coisa que você está pensando. É um método criado pela Julia Cameron, ela escreveu no livro ‘’o caminho do artista’’, lá ela explica como fazer estas páginas matinais, é um método muito famoso nos Estados Unidos e tem várias interpretações do por que isso é tão bom.
Um lado vai de limpar sua cabeça, desses pensamentos que estavam só atrapalhando, interrompendo seu estudo. Então tiram eles da cabeça e coloca ele no papel.e dá uma refrescada em sua clareza mental. Outra explicação é que vai te dar clareza ou criatividade de como resolver os problemas, de como seguir sua vida. É bem legal para lidar com pensamentos e emoções, com coisas que estão acontecendo em sua vida. Você pode fazer em um caderno, em um aplicativo como: evernote, notion.
#02 – ANOTAR TUDO O QUE TEM QUE FAZER
Principalmente na noite anterior, por exemplo, hoje à noite, anote o que tens que fazer no dia seguinte, anote em detalhes. É super importante para você ter clareza do que irá fazer no dia seguinte já vai saber o que fazer, como encarar. Não é necessário colocar cada detalhe do que vai fazer, mas as coisas principais ou as coisas difíceis se coloca e já pensa se vai fazer de manhã, tarde. Isso é legal no dia-a-dia ou na semana anterior para a próxima semana ou, por exemplo, na reta final pensar o que vai fazer de hoje até o dia da prova.
O que você vai fazer? Anote todas as provas que você quer fazer, enens, ppl’s, simulados. É uma coisa que a gente fala muito no https://www.sniperdequestoes.com.br/. Porque você tem que aproveitar a sua reta final da melhor forma possível, é essencial anotar. Se quiser um plano de estudos, uma estratégia de provas, entre no https://www.sniperdequestoes.com.br/ da reta final.
#03 – VISUALIZAÇÃO NEGATIVA
É você pensar no pior caso, é pensar na coisa mais difícil que pode acontecer. A ideia é que o resultado não seja negativo, mas sim, que não é tão ruim ou gratidão pelas coisas que você tem hoje, pelas oportunidades que você tem. Tem uns exercícios que é você não ter casa e você ir morar na rua, na chuva, no frio e não deixar que o medo, de não ganhar dinheiro ou algum outro medo atrapalhe e isso nos estudos é legal, porque o seu pior medo é não passar e esse medo surge várias coisas e mesmo que não dê certo, você permanece com saúde, você vai ter a oportunidade de tentar de novo.
É difícil, mas se você pegar o medo e analisar ele na sua frente, ele deixa de ter tanto efeito sobre você e na hora da prova, você sabe que não é tão ruim assim, se for o caso de não passar, você vai levantar a cabeça, estudar de novo e vai ter gratidão por ter essa oportunidade de estudar. Por mais que não dê certa esta coisa, tem tantas outras acontecendo. Você ganha duas coisas: Gratidão pelo que se tem hoje e você se prepara para o que pode acontecer de pior, de difícil.
Uma frase de Sêneca ‘’Nada acontece com o homem sábio contra suas expectativas’’
Isso vai ajudar você a não entrar em pânico, ajudar lidar com as dificuldades de uma forma racional, de aprender com os erros.
#04 – ESCREVER O QUE APRENDEU
Quando estudamos para o vestibular, nós mudamos pensamentos, muda como encaramos as coisas, você dá conta das coisas que achavas difícil. É muito legal colocar isso no papel! Se alegrar com o caminho que você está fazendo, com as coisas que está aprendendo. Até quando falar comigo no podcast comigo no ano que vem.
#05 – CARTA PARA SI MESMO
Ela pode ser daqui até prova, quanto para daqui uns anos. Escrever nesta carta todas as dificuldades que estava passando, como esperava que estivesse melhor e focar no futuro melhor e chegar onde quer chegar e no final vai dar tudo certo.
Outra ideia é pensar em uma carta para o dia da prova, uma dica é escrever tudo o que você fez esse ano, você fez prova antiga, aprendeu com seus erros, você melhorou nisso, naquilo, foram várias redações com esse tipo de nota, você deu ao seu máximo, resistiu às tentações. Conte as coisas boas que você fez para você mesmo. Você deu o seu melhor! Esqueça a ideia de perfeição, mas foi o que você pôde fazer. A pessoa mais importante é você mesmo. Então pense você daqui 10, 30, 40 dias. O que você vai querer ler ao acordar?
O que você pode ou não controlar? Isso ajuda em episódios de ansiedade, de preocupação, no que vai acontecer, naquela ruminação de pensamentos. O foco tem que ser APRENDER. Coloque o que você pode controlar, por exemplo, quantas provas você tem que fazer? Qual método você vai seguir? Como você vai corrigir? Como remover lacunas? E, naturalmente sua nota vai aumentando. Outra coisa é a velocidade de fazer questões, precisar dormir.
Esta foi a ideia de hoje. ‘’Escrever’’ me livrou de tanta coisa, exemplo, de quando não tinha dinheiro para pagar psicólogo, para conversar com alguém. Isso me ajudou muito e espero que possa ajudar você, é algo que ainda faço até hoje, ajuda a lidar com os desafios, com os problemas da vida, se descobrir o que você gosta, o que te dá alegria, o que te faz sorrir.
Espero que você siga essa ideia, que você escreve. Isso é muito legal. Espero que dê tudo certo para você. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Me conta qual técnica você vai usar e se você gostou dessas ideias. A gente se vê no próximo vídeo.