A verdade é que as emoções negativas restringem as nossas ações a lutar ou fugir. Já as positivas, expandem as possibilidades que processamos, dando criatividade e novas ideias. Quando você sente emoções positivas como gratidão, esperança, contentamento… você tem produção de serotonina e dopamina. Além de fazer você se sentir bem, também melhora seu aprendizado, pois ajuda organizar informações, manter ela e acessar tudo com rapidez.
Esse post está em formato do vídeo aqui:
Hoje nós vamos analisar o livro “O jeito Harvard de ser feliz”. Ele mostra vários estudos da psicologia positiva, que mostram como é importante ser feliz no caminho, isso vai fazer você atingir mais seus objetivos e ser feliz no processo.
Primeira dica
Ele começa mostrando como os alunos de Harvard se comportam diante de obstáculos. Os que se concentram no estresse e na pressão acabam se fechando, tem notas piores, desempenho muito pior e deixam a oportunidade passar.
Já os que encaram está lá como um privilégio, são os alunos que estudam mais e têm sucesso quando formados.
No livro ele mostra vários estudos, um deles foi antes de uma prova de matemática. Pegaram um grupo, uma metade ficou pensando no melhor dia da sua vida antes da sua prova. O outro foi neutro, sem mentalizar esse dia feliz. O grupo que pensou no dia mais feliz da sua vida, teve um desempenho muito maior do que o que foi neutro.
Qual a solução? A solução é colocar emoções positivas na meta do dia, é mudar como você vê as coisas, para sentir mais gratidão, alegria, etc.
O livro inteiro mostra diversas formas de como fazer isso, desde você como um propósito até organizar o seu dia para ter momentos rápidos de felicidade.
Então, ele recomenda você fazer algo que te dê contentamento antes de começar a estudar. Eu, por exemplo, gosto de fazer um intervalo e dar uma olhada no meu jardim, olhar a jabuticaba, etc.
Segunda dica
A segunda coisa é aguardar algo com expectativa. A gente já sabe de alguns artigos que as expectativas de uma viagem, o planejamento, dá mais prazer do que a própria viagem. O que você pode aguardar com expectativas? Pode ser coisas simples como “hoje à noite irei assistir um filme”. Crie coisas que você aguarda com expectativa.
Faça isso toda vez que começar a ficar pra baixo, “ah, eu estou estudando aqui, mas amanhã vou tomar sorvete”.
Terceira dica
O terceiro são os gestos de bondade e altruísmo. Poucas coisas dão tanta felicidade interna do que você ajudar alguém.
Quarta dica
A quarta dica será a positividade do ambiente. Desde a arrumação da sua mesa até deixar de ver noticias ruins na tv. Isso também pode minar sua felicidade.
Quinta dica
A quinta dica é exercício físico. Exercício é uma coisa que precisamos fazer todo dia ou pelo menos dia sim e dia não. Realmente, o exercício melhora muito, evita tristeza e ansiedade. Então, coloque exercício físico na sua rotina.
Talvez você escute tudo isso e pense “ah, é bom ser pessimista, ver o lado negativo, pois assim vou me preparar melhor”. Só que você fica nessa ideia de se preparar, sendo que nada disso acontece, ou uma de 10 coisas que que podem dar errado acontece, e o pensamento não resolveu em nada.
A ideia do vídeo de hoje é você cultivar essa alegria no coração, com ela você vai aprender mais rápido, se manter motivado, ser mais feliz no caminho, tudo vai dar certo!
Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Até o próximo post, tchau 🙂