Às vezes que estudei, eu levei os livros comigo na mala e eles foram só passear… E eu sempre ficava culpada com isso, eu achava: “poxa, por que eu não consigo estudar?”, mas no fim sempre foi melhor. Então a gente vai conversar sobre os benefícios de tirar férias, quando é uma boa ideia, quando não é e o que fazer pra ter energia e gás se não puder tirar férias.
Esse post está em formato de vídeo abaixo:
E com esse vídeo agora eu espero te ajudar a tomar uma decisão entre tirar férias ou não e ficar bem com essa decisão, sem culpa… Porque como a gente vai ver, férias é um investimento na sua energia pro segundo semestre.
O primeiro benefício das férias é que aumenta a sua energia quando você volta… Então você vem muito mais bem disposto, pra estudar você vai memorizar melhor, você vai concentrar melhor… Tem estudos que mostram que aumenta o seu desempenho acadêmico depois, pode reduzir a quantidade de antidepressivos, aumenta bem estar, criatividade… E eu sei, eu não preciso ficar listando, porque você sabe o que acontece depois de boas férias.
E agora sobre a duração… Vários estudos mostram que é melhor você ter férias mais curtas, mas frequentes. Então em vez de tirar 30 dias, tirar três vezes 10 dias ou duas vezes 15. Isso é baseado em pessoas que têm 30 dias de férias por ano… Acho que a gente pode pensar entre duas a três semanas, então 15 a 20 dias mais ou menos para descansar, para esquecer ou tentar se falar que está tudo bem ou vou aqui e ver que é um investimento na sua energia no segundo semestre. Então faz sentido e é muito bom, é por isso que existe férias.
Aproveite e deixe um “sim” aí embaixo se você quiser um vídeo sobre como estudar nas férias. E uma coisa pra sempre lembrar é que não é legal tirar férias para se sentir culpado e ficar por pensando: “nossa, eu deveria estar estudando, deveria está fazendo tanta coisa, tem tanta gente estudando e eu não”, sabe? Tenta ver que você tá investindo na sua energia, no seu gás no segundo semestre. Não tem problema você passar um tempo sem revisar, depois você vai lá e pega tudo de novo, você faz simulado, você faz lista Sniper… E vai ficar tudo bem.
Eu acho que é muito, muito importante tirar férias e esquecer os estudos, porque se você for tirar férias e for pensar toda hora, for voltar no início e for ficar mais assim, pra fica pior… Eu acho que não vale a pena. Então, ou a gente lida com esse pensamento e tenta sempre mudar, tenta sempre pensar: “isso é um investimento”, “isso é um investimento”, porque eu vou ficar melhor depois das férias… Ou já desisti de tirar férias e volta a estudar e continua estudando. Então, eu sei que eu no começo eu ficava ocupada: “ai, nossa, eu deveria estar estudando”, mas depois já tudo mudava e eu já esquecia os estudos e ficava lá só pulando no rio.
Agora, o que fazer se você não puder tirar férias? Então, ou você começou a estudar faz três meses ou menos, ou você não pode sair de casa, não pode viajar, tem que ficar no mesmo lugar… Aí não é bom tira férias. Então qual é a ideia? O que vai criar essa energia e vai te deixar mais disposto, é o exercício físico. Então não tem escapatória. Primeira coisa: exercício físico. Segunda coisa: pensar em uns descansos diferentes, ver um filme diferente, comer algo diferente, ou criar um novo hobbie… Quem sabe aprender a cozinhar, aprender a tocar um instrumento, desenhar… Sabe? Fazer alguma coisa diferente, mas claro, alguma coisa que você gosta. Ler um livro… Sabe?
Quais são coisas que você gosta e que você não estava fazendo porque você tinha que estudar? Inclua mais isso na sua rotina, para ser mais divertido e legal. E, claro, todo mundo vai ter algo diferente. Me conta aí embaixo o que você gosta de fazer que eu não falei. Por exemplo: cantar. Tem gente que me fala muito: “ah, eu gosto de cantar”, que tal? Canta… E grava. Grava você cantando para você ver e ir melhorando… Ou fazer uma aula de canto online, acho que tem vídeo de como melhorar… Não sei também se precisa, mais algo assim que você goste, dançar… E a terceira coisa: é começar a meditar. A meditação tem dezenas e dezenas de benefícios, tanto o bem estar físico, emocional, quanto melhora no seu desempenho… Tem aplicativos, tem áudio guiados no YouTube…
Essa é a ideia do vídeo de hoje… E uma coisa fundamental que eu queria deixar é essa ideia de você não se culpar. Então, tira férias, não se preocupa, deixa para você voltar com mais energia no segundo semestre, para você lidar com o que você tem que lidar… Porque tirar férias e ficar culpado não é legal, e você desperdiça suas férias. Então vai lá, curti, descansa depois você volta com tudo.
Sobre a duração perfeita eu acho que ela é dos 10 a 14 dias, eu acho que é super suficiente, dá pra descansar, para esquecer os estudos e voltar melhor depois. Eu mesma estou de férias agora, tô aqui na casa da minha tia e a gente achou um lugar aqui na sala para gravar e eu vou gravar aqui uns dois ou três vídeos esse mês. Então espero que você fique bem agora nas férias, que dê para tirar, que seja legal e que você volte depois em agosto pra estudar de novo, porque já já chega a prova, mas em agosto a gente pensa nisso.
Então boas férias, bom descanso… Bons estudos para quem não tira férias e lembra, deixa um “sim” aí embaixo se você quiser um vídeo sobre como estudar nas férias.
Continue indo atrás de seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. A gente se vê aqui no próximo vídeo. Tchau.