Será que o dobro de tempo faz aprender o dobro ou, pelo menos, aprender mais? Imagina estudar um assunto novo e fazer 30 minutos de exercícios. Será que é mesmo pior que uma hora? É sobre isso que vamos falar hoje.
Estudos mostrou como foi o desempenho de 3 grupos ao estudarem de diferentes formas o assunto probabilidades, algo como: quantos arranjos vão ser com essas combinações de letras “ABBCCC”?
Então, os alunos foram divididos em 3 grupos, o grupo 1 (espaçado), o grupo 2 (intensivo) e o grupo 3 (leve).
Primeiro foi dado uma aula básica de como resolver essas questões de probabilidade. Então, o grupo espaçado fez duas questões em uma semana e mais duas na outra. O intensivo fez duas, viu um pouco mais da teoria e fez mais duas no mesmo momento. O leve fez só duas questões.
Após cada atividade de cada grupo, foi passado o teste.
Qual grupo você acha que se saiu melhor? Acho que você já sabe que o espaçado teve o melhor desempenho, pois é um efeito já visto em milhares de artigos e ele vale para esportes, música, habilidades em geral. Você aprende mais no mesmo tempo de estudo.
Além disso, o estudo intensivo e o estudo leve tem o mesmo desempenho, pois a diferença é mínima a ponto de ser irrelevante.
Dessa forma, comece a pensar o que é um estudo inteligente, espace seu estudo! Essa é a ideia do Sobreaprendizado (do inglês overlearn), é você continuar estudando após um ponto que você já entendeu aquilo.
Então, resumindo, a descoberta 1 foi que aumentar seu estudo e o número de questões no mesmo dia não tem nenhum no efeito no seu aprendizado, no teste lá na frente. A segunda foi que dividir seu estudo para dias diferentes com uma semana de espaçamento, melhora muito seu estudo.
Logo, quando for estudar o assunto novo, não queira terminar logo de cara, ver todas as aulas, fazer todas as questões, etc. Dê um passo de cada vez.
E eu sei como é, eu já estudei, eu sei que queremos essa sensação de “terminei a lista”, “terminei a matéria”… mas não é assim que você vai passar, é espaçando, é aprendendo aos poucos. Precisamos nos libertar dessa ideia do estudo tradicional, de estudar tudo intenso, fazendo resumos, etc.
Isso é algo que falamos muito no Sniper de Questões. Se você quiser se aprofundar nisso, dê uma olhada lá.
Lembre-se sempre, o objetivo é passar, não é fazer todas as listas, não é ver toda a matéria. Será que é fazendo isso que de fato vai fazer você ser aprovado? Pelo que vimos, não.
Espero que você tenha gostado, me conta o que você achou de tudo isso, se você já tentava espaçar seu estudo, ou se já espaçava e agora vai fazer mais intensamente. Compartilha com um amigo ou amiga que estuda o dia inteiro uma matéria, que tenta fazer uma lista toda em um dia.
E se quiser conversar comigo pelas lives, acesse o Sniper, lá podemos conversar semanalmente e analisar seu estudo. Por hoje é isso, continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. A gente se vê no próximo vídeo. Tchau.