Hoje vou contar para vocês a rotina de um estudante péssimo, péssimo, péssimo! E péssimo não porque ele não estude, mas porque ele não sabe estudar; ele tenta, tenta, tenta mas não consegue aprender e não consegue estudar de uma forma que funciona. A ideia é que isso não seja um filme de terror, que seja uma comédia e que mostre como estudar de uma forma melhor.
Primeiro ele assiste aula anotando tudo! Professor tossiu, ele anota! Então ele tá mais preocupado em anotar no caderno do que entender.
Ele pega o caderno dele, e tem que estar com tudo que o professor fala na aula, em texto mesmo; ele nem faz desenho, ele só coloca o texto ou copia do quadro. É aquele negócio que sai da boca do professor e vai para o papel sem nenhum raciocínio.
Esse texto está em formato de vídeo abaixo:
Quando ele se lembra que ele não tá entendendo, ele pensa: ah, hoje à tarde quando eu for estudar eu vou entender. Aí ele almoça, vai para casa, senta para estudar e vai ler a teoria.
Se de manhã ele estudou espelhos, em casa, a tarde, ele vai ler a teoria de espelhos parágrafo por parágrafo, tudo bonitinho, depois acha um outro livro e ele mistura com a apostila e mais um livro.
O passo 3 vai ser fazer resumos! E aí ele tá escrevendo e vê que a letra não ficou boa, aí ele vai lá e rasga o papel! Faz outro tudo de novo, às vezes ele ainda passa a limpo o que ele fez de manhã.
Depois de tudo isso, quando chega na página da lista de exercícios, ele decide que já tá bom, que ele já estudou o suficiente, agora é hora de descansar porque ele já tá muito cansado! E claro, porque foram 3 horas de leitura e resumo, então ele vai descansar, vai comer, vai fazer alguma outra coisa… Depois ele volta e vai fazer a leitura de uma outra matéria que ele estudou de manhã.
Se antes ele fez o resumo de biologia, agora ele vai fazer o resumo de história! E aí que ele vai ficar na teoria e ler, ler, ler… E assim ele vai passar mais de 3 horas!
Vamos pegar um exemplo de uma lista. Ele decidiu fazer uma lista de exercícios e vai fazer uma lista de objeto direto e indireto, complemento nominal; porque a professora de português falou que era super importante, que cai bastante!
Então ele vai lá fazer uma lista desse assunto por uma ou duas horas; um assunto que nunca é cobrado dessa forma.
Então imagina, ele estudou 8 horas em casa, 3 horas horas primeiro leitura e resumo, depois mais 3 horas de leitura e resumo, mais duas horas de listas de português de objeto direto e indireto, enfim, que estudo inútil.
E para piorar, ele sabe que tem que fazer exercícios físicos, então ele vai para academia, meia hora para ir e meia hora pra voltar, e mais uma hora lá na academia batendo papo e fazendo meia dúzia de 10 repetições!
E aí antes de dormir ele se deu conta de que teve aula de física, que ele não entendeu nada, e que ele tenta ler a teoria e não entende nada, e agora vai ser a hora de ver vídeo aulas! Então ele vai ver vídeo aula de física, sendo que ele teve aula de física de manhã. E assim o dia se repete.
E o que vai acontecer com esse estudante? A primeira coisa é que ele vai estar super atrasado na matéria! Ele mal vai dar conta de acompanhar o cursinho, e nas matérias que ele tá acompanhando por cima ele não vai saber direito, porque ele não fez os exercícios. E as matérias que passaram já faz um tempo, ele não vai lembrar, porque ele não tá fazendo revisão.
Então ele vai chegar na prova, vai ter um ataque de ansiedade alguns dias antes, vai chegar na prova e não vai saber nada! Não é por falta de estudo, ele estudou bastante, ele tá o dia inteiro estudando, mas ele estuda de uma maneira completamente errada.
O mais triste é que não é por falta de estudos, não é por falta de colocar a bunda na cadeira e estudar que ele não vai passar, não é isso; é que ele não sabe estudar da forma certa.
Isso é tão comum que chega a ser triste. Deveria ter uma matéria nas escolas que é “como estudar”, e isso ia poupar vidas.
Se você conhece alguém assim, manda esse vídeo para ele, pelo amor, para ajudar essa pessoa, para ela ver que está errado, que não é assim que se estuda, que isso é o caminho para não passar.
E se você quiser que eu poste um vídeo com um estudante que sabe estudar, qual é a rotina certa, qual é a melhor forma de estudar; escreve um “sim” aí nos comentários, que eu vou saber o que você quer dizer.
E assim a gente termina esse vídeo, eu espero que tenha sido engraçado, que pelo menos tenha dado algumas dicas do que não fazer; em um próximo vídeo eu conto dicas melhores.
Então é isso! muito obrigada por assistir e continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem! A gente se vê no próximo vídeo, tchau!