O estudante que sabe estudar sabe que o estudo não começa na mesa, não começa com o livro, nem com a aula. O estudo começa entendendo o objetivo: Gabaritar.
O objetivo é gabaritar
Por mais que pareça arrogante, impossível, do mal, de gente que se acha… Quem sabe estudar sabe que o caminho que ele está seguindo hoje precisa levar a gabaritar. Então, o vídeo original do estudante que sabe estudar fez tanto sucesso que eu decidi gravar uma versão atualizada em duas partes. Esse agora é a parte estratégica e o próximo vai ser sobre o dia a dia na cadeira.
As 3 fases
Assim, falando sobre estratégia, o objetivo é chegar lá e gabaritar, certo? E, para chegar nisso, a gente vai dividir o caminho em três fases. Fase 3, Fase 2 e Fase 1.
Você já imagina que a fase 3 é aquela próxima de gabaritar, em que você já viu muitos assuntos, você já está fazendo provas antigas, você está removendo lacunas, está até ganhando confiança nas provas. O seu estudo é basicamente focado em provas.
Por conseguinte, pulando da Fase 3 pra Fase 1, o que vai acontecer? Na fase 1 tudo é novo, você não sabe os assuntos, você não sabe nem o nome dos assuntos, você não sabe direito nada sobre essa matéria. Se derem uma prova para resolver, parece grego e parece que está tão distante essa ideia de gabaritar. Mas você vai estudando e, principalmente, estudando da forma certa, até que você chega na fase 2, que é o momento em que você já viu mais da metade dos assuntos, então, por exemplo, 60% dos assuntos.
É assim que funciona. Portanto, passe da Fase 1 para a Fase 2 quando ver 60% dos assuntos, e da fase 2 para a Fase 3 quando ver uns 80% dos assuntos.
Já na Fase 2, você vai precisar intercalar: ver assuntos novos e fazer provas antigas.
Aplicar as fases em cada matéria
E a ideia é que esse caminho das fases você vai aplicar em cada matéria. Assim, pode ser, por exemplo, que matemática você esteja na Fase 2, em física na Fase 1 e história na Fase 3. Então, o estudante que sabe estudar, se alguém perguntar para ele assim: “Qual fase você está em história?”, “Qual fase você tá em matemática?” ele consegue falar certinho a fase que ele está e como ele está estudando.
Não cai em cronograma pronto
Entender as fases significa que você não vai usar planejamentos que todo mundo usa. Então, eu sei que você está pensando que isso parece muito teórico, sabe? Esse negócio de fase. Mas quando você entende essa questão das fases, o que isso significa? Que você não vai cair mais em cronograma pronto, porque você entende que você está em um nível diferente em cada matéria.
Dessa forma, não adianta você seguir um cronograma para todas as matérias, sendo que você está começando em física, mas você já evoluiu em matemática.
A importância de gabaritar a prova
Outro ponto importante: entender a importância de gabaritar na prova.
Você sabe que você vai precisar gabaritar, você vai precisar acertar mais de 40 no Enem, porque do jeito que está a TRI, às vezes se acerta 40 e tira a mesma nota de quem acerta 35. Então, ou você monta estratégias para TRI ou você vai lá com objetivo de gabaritar, que é a coisa mais certa.
Quando você tem esse objetivo de gabaritar, o que significa? Que não dá, você não tem tempo de passar o seu dia inteiro assistindo aula. Então não tem como assistir aula de manhã e de tarde, não tem como assistir cursos muito longos que você vai precisar pra cada pequeno conceito você vai precisar de uma aula de duas horas.
Desse modo, você já vai pesquisar um curso mais curto, com aulas mais direto ao ponto, pra você pegar uma base do assunto e já começar as questões.
Assim, claro que aula é necessária, é importante aprender a teoria, mas você sempre sabe que é nas questões que você vai aprender. Só de saber esse caminho, Fase 1, Fase 2 e Fase 3 você não cai mais nisso, em cursos longos, em aulas muito longas, em cursinhos que é o dia inteiro de aula, mais de sábado. Você não cai nisso. Ou pelo menos se for fazer isso, vai fazer só em duas ou três matérias, que são as que você precisa e o resto você estuda sozinho.
Análise de Erros
Outra ideia de saber as fases é que, quando você passa para a fase 3 em alguma matéria, você vai analisar seus erros, você vai ver o que está impedindo de gabaritar.
Assim, você vai ver, por exemplo, perda de conteúdo, atenção, pulo do gato, tempo, emocional… Vai ver o que está acontecendo para você errar isso, vai corrigir e, a cada dia de estudo, você vai chegando mais perto de gabaritar e você, dia após dia, vai medindo a sua evolução de acordo com os acertos na prova.
E é a métrica mais certa, não é a quantidade de horas que você acertou ou quantas semanas você seguiu no curso online ou quantos assuntos você viu… Não, você sabe que a medida é acertos em provas.
É a medida mais próxima, porque a medida real mesmo vai ser no dia da prova.
Então, o que eu queria deixar, de mensagem pra esse vídeo do estudante que sabe estudar é:
Colocar a prova no centro da vida de estudante. A coisa mais importante é você chegar na prova gabaritado, e não acabar com o conteúdo. Não assistir aula e não fazer aquelas outras tantas coisas que as pessoas fazem. Então, é chegar na prova e gabaritar. É simples. É simples e todas as outras coisas que você faz são acessórios para esse objetivo de gabaritar.
No próximo post, a gente vai ver o passo a passo no dia a dia. Portanto, o que a pessoa que sabe estudar faz quando acorda de manhã? De tarde, de noite, no sábado. Como é a rotina de estudos de verdade dessa pessoa. Mas hoje fica essa mensagem, da importância de gabaritar na prova.
Então, me conta se você já conhecia essas três fases dos estudos e o que você acha desse objetivo de gabaritar, ser assim acima de tudo. Me conta aí embaixo. Muito obrigado por assistir o vídeo até aqui. Continue sempre indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. E a gente se vê aqui no próximo post. Tchau.