Tem um documentário na netflix chamado “I am Bolt”, e lá você vê o Bolt treinando, várias vezes ele não tá com a mínima vontade, mas ele treina mesmo assim!E é um treinamento doloroso, é algo que dói mesmo, e ele tem que fazer mesmo assim e ele faz! É muito interessante você ver como funciona o treinamento de um atleta Olímpico.
Tem uma atleta brasileira, chamada Fernanda Keller que resume isso muito bem na frase: quando a gente escolhe um desafio, a gente acha que é um desafio físico, correr, pedalar… mas acaba que são muito mais mentais!
É a sua respiração, é a bicicleta, e é você e mais nada! E isso resume essa parte psicológica que é tão importante do treinamento, enfim, onde eu quero entrar?
Esse texto está em formato de vídeo abaixo:
Na frase: estou sem vontade de estudar ou não tenho vontade de estudar. Essa é a pior frase que você pode falar durante esse ano de estudos.
Pensa comigo, quantas vezes você já parou de estudar por algum motivo, porque não tava com vontade ou alguma coisa assim, e depois você se arrependeu? E quantas vezes você continuou estudando apesar de não ter vontade e depois ficou super feliz por ter feito e se sentiu muito bem?
A questão é que essa sensação de não ter vontade, ela vem sempre e ela vem para todo mundo, só que algumas pessoas vão trata- la de uma forma e outras de outra; para algumas pessoas que não tem vontade vão parar de estudar, vão ver alguma série, vão fazer outra coisa…
Já outras vão persistir mesmo assim! Quanto mais você deixa essa sensação de preguiça te dominar, mais fraco em relação a essas sensações você fica!
Cada dia uma coisinha diferente vai te tirar do caminho, se no começo isso você parava de estudar só porque você tinha uma dor de cabeça muito forte, depois de um tempo você vai parar com qualquer calo no pé, e quando você se deixa levar por essa vontade de não fazer nada uma, duas, dez vezes; isso vira um hábito!
E aí tem várias técnicas e dicas para reverter um hábito, mas eu não quero entrar nelas, eu quero só que você levante e faça o que precisa ser feito, hoje!
Então se agora você tá assistindo vídeo, e você tá sem vontade de estudar, o que você vai fazer? Depois que acabar esse vídeo, você vai abrir a sua plataforma de aulas, você vai abrir o seu livro e vai estudar!
E uma coisa importante é você pensar que não precisa ser um estudo perfeito, às vezes a gente pensa assim: ah, se eu não for fazer provas, ou se eu não for fazer uma redação perfeita, eu não vou fazer; então você fica entre oitenta ou zero, mas não, pode ser oito!
Então pode ser um estudo mais leve, pode ser assistir uma vídeo aula, pode ser fazer uma revisão de algo que você já viu… Então a ideia é deixar doer, fazer o que precisa ser feito mesmo que doa, que doa mesmo, igual lá o Bolt treinando corrida! E se você pensar, estudar sem vontade não é nada perto da dor que eles sentem durante o treinamento, é moleza.
E aí eu também não tô falando que é pra você estudar o dia inteiro, não é isso que eu tô falando, eu tô falando só para você não ter essa desculpa de não estudar em momentos que você poderia muito bem estar estudando, por exemplo sexta à tarde, só porque é sexta à tarde você decidiu que não vai estudar, então imagina você chegando lá na prova daqui alguns meses, e o que você vai querer quando você chegar lá?
Você vai querer que em algum momento do passado, você tenha estudado aquela questão que tá na sua frente, que você tenha revisado esse assunto… E quando que você vai fazer isso? Hoje! Você vai fazer isso agora depois que você ver esse vídeo!
Então a ideia desse vídeo, é meio que… Eu não posso falar isso, mas é meio que dar um tapa na cara, pra acordar você, para começar a fazer o que precisa ser feito, para resistir à tentação da preguiça, de outras atividades… E estudar e fazer o que precisa ser feito, hoje!
E aí um vídeo curtinho, e eu vou terminar com duas frases muito boas, e a primeira é o seguinte: amadores esperam ficar inspirados para trabalhar, já profissionais trabalham em uma rotina estrita.
E aí dá pra gente aplicar para estudar também, que vai ser a mesma coisa; então não precisa ficar inspirado, não precisa ter vontade de estudar, não precisa estar motivado; você só precisa começar e a partir desse começo você vai ver que vai ficando tudo mais fácil!
Então quanto mais você resiste a essa tentação de não estudar, de fazer outras coisas, mais você vai ver que você é forte, que você consegue seguir os seus planos, que você consegue atingir suas metas!
E quanto mais você atinge, mais fácil vai ser atingir novas metas, porque você coloca e cumpre, e aí vai ser uma vida muito mais rica, porque você vai ser seu melhor amigo, você faz o que é preciso ser feito. Agora uma frase do Phelps, que o seguinte: se você quiser ser o melhor, você tem que fazer as coisas que as outras pessoas não fazem! A estrada mais movimentada é o caminho para a mediocridade.
Se você quiser obter os mesmos resultados que todos os outros, simplesmente faça o que todo mundo está fazendo; no entanto, se você quiser conseguir coisas especiais com a sua natação, você deve estar disposto a fazer o que for preciso!
E você? O que você vai fazer para não ceder à tentação de parar de estudar? me conta nos comentários. E se você gostou desse vídeo deixa uma curtida, e eu espero de verdade que isso te estimule a estudar se você tá cansado, ou a não parar de estudar se era isso que você tava pensando; então deixa um comentário aí, me conta o que que você achou disso, se você já faz essas técnicas, se você já sente essa dor e estuda mesmo assim, que eu quero muito saber! E continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem! A gente se vê no próximo vídeo, tchau!