Nesse vídeo nós vimos o que é o estado de flow, que vai ser aquele equilíbrio entre um estudo muito difícil, que gera ansiedade; e o estudo muito fácil, que gera tédio. Hoje nós vamos ver dicas práticas de como atingi- lo, que vão ser dicas de revezamento entre matérias, horários e atividades. Se você é novo aqui se inscreva, curta o vídeo e vamos às dicas!
A primeira coisa vai ser revezar a forma como você estuda, quais são as principais formas?Você pode assistir aula ou vídeo aula, você pode ler um livro, você pode fazer lista de exercícios, ou você pode fazer provas e simulados.
Então você tem basicamente essas quatro formas de estudar, como que você pode revezar?
Digamos que você tá estudando física, e é um assunto muito difícil, você tá fazendo uma lista de exercícios e tá penando, tá difícil; o que que você faz?
Você vai procurar uma vídeo aula de um exercício resolvido, ou você vai ver a resolução, ou você pode voltar em uma vídeo-aula desse assunto para entender melhor como ele funciona, e depois voltar para lista ou para prova e assim você reveza essa atividade, você não fica só naquela atividade penosa, você faz uma ou outra mais fácil no meio do estudo, que vai fazer com que a dificuldade e o cortisol que você tá gerando diminua, e você entra de novo no canal de flow.
A mesma coisa quando você tá só lendo uma apostila, ou então só lendo um livro de história e aquilo, depois de um tempo, você começa a viajar! Você leu em um parágrafo, pensa na vida e depois você volta, e pensa de novo outra coisa…
E isso também não é legal, então para manter o foco é mais fácil fazer exercício, porque é um estudo mais ativo, é um estudo que te gruda no papel e não deixa você viajar.
Então quando você estiver lendo, tenta ler meio rápido e já ir para o exercício, ou então ler só um pedaço da apostila e já ir para exercício. Outra coisa, durante a aula, se você está assistindo uma aula e ela está muito entediante, ela tá muito fácil, você pode pegar uma lista e resolver junto com professor, ou andar mais rápido que o professor na apostila…
E se tiver muito difícil a aula, você pode ir anotando junto com professor e tentar pegar pela sua anotação também. Então vá revezando o estilo de estudo pra conseguir entrar no canal de flow.
A segunda forma de revezar vai ser revezar a matéria, então não é recomendado, de jeito nenhum, estudar física, matemática, química seguidas; não faz nenhum sentido! Você vai ter que revezar uma matéria de exatas com uma de humanas, ou com português…
E esse revezamento vai dar uma arejada no seu cérebro, ele vai ativar áreas diferentes do cérebro, o que vai fazer com que você aprenda melhor e consiga atingir o modo de fuso de raciocínio ,que é super importante para ter as sacadas geniais!
Então vai ser legal, por exemplo, começar com matemática, depois português, física, depois história, e aí depois química; e isso considerando um dia cheio de estudo, mas se você quiser fazer menos você pode fazer matemática, história e física; ou física, português e química.
E aí você reveza áreas diferentes do conhecimento, que vai fazer você conseguir se concentrar mais e sem gastar tanta energia, porque quando você passa para uma outra matéria, que é mais conhecida, você vai ver que não recarrega as energias, por exemplo, estudar duas horas matemática e duas horas de física, pode não ser tão bom!
Então é melhor estudar duas horas de matemática, uma hora de português, e depois uma hora e meia de física…
A terceira forma de revezamento vai ser pela sua energia, então como a gente viu lá no ciclo Ultradiano, a energia varia ao longo do dia, e a ideia vai ser sincronizar essa máxima energia ,até do seu dia mesmo, com a matéria mais difícil.
Digamos que a sua energia máxima seja de manhã, então nesse momento você vai estudar a matéria mais difícil, aquela que consome mais energia, e você deixa o momento de baixa energia, por exemplo a noite, para estudar matérias mais simples que não requerem tanto raciocínio.
A mesma coisa vai ser durante a semana, então alguns dias você provavelmente tem mais energia, por exemplo, segunda você deve ter mais energia do que sexta, porque sexta você já passou vários dias estudando e já tá mais cansado.
Então para sexta deixa o estudo mais light, pense nesses dois parâmetros, durante um dia, como você pode organizar as matérias para aproveitar melhor essa energia. Um detalhe depois do almoço, depois do almoço é um momento que quase todo mundo tem que descansar e fazer outra coisa, porque não dá para continuar estudando, principalmente depois de refeição muito pesada, então você tem que parar e descansar um pouco, e esse é um momento de baixa energia!
Então como você poderia estudar se você quiser estudar depois do almoço, para aproveitar esse momento? Você pode assistir vídeo aula, ou pode ver algum vídeo de temas de redação… Um estudo bem light.
Sobre a questão da semana, é legal até pensar no domingo, por exemplo: você vai estudar no domingo? Se você for estudar então pegue um estudo bem light, ou alguma revisão do que você viu na semana, ou no mês anterior.
A quarta forma de revezamento vão ser aqueles assuntos muito difíceis.
Às vezes você tá estudando, por exemplo física, e você tá seguindo o assunto, mas tem um assunto que não tá entrando, e aí você tem a opção de pular para próximo assunto, ou continuar estudando esse, e você sente que não dá para continuar estudando esse que é muito difícil; então o que eu fazia?
Eu continuava estudando o resto da matéria, mas eu deixava, por exemplo, meia hora para ficar quebrando a cabeça naquele assunto difícil. Essa é uma ideia, porque às vezes você vai ver assuntos que precisam de mais tempo mesmo, vai ser preciso uma maturidade pra aprender aquele assunto, ele não vem só lendo e aprendendo.
Essa foi a ideia desse vídeo, eu espero que você tenha gostado, e se você gostou deixa um comentário pra mim; e pra finalizar, eu agradeço muito por você estar aqui, por você ter assistido o vídeo, e te convido à conhecer o sniper de questões, que é um curso completo em vídeo, onde eu mostro tudo isso em detalhes! Continue indo atrás dos seus sonhos! Até o próximo vídeo, tchau!