Hoje eu decidi fazer um vídeo sobre a criatividade.
Não é algo muito pensando, vou fazer da minha cabeça. Então, você está sentado, trabalhando e as ideias vem do nada. Como que a ideias surgem do nada? Como se você fosse um conduíte, algo que conduz a ideia. Isso está acontecendo muito comigo ultimamente.
Eu posso pensar que isso é o modo difuso do cérebro, ou aquele pulo do gato que ele dá depois de você pensar muito nessa ideia. Enfim, tem muitas explicações neurocientíficas, mas eu não quero pensar isso, quero pensar como se fosse deus falando alguma coisa.
Esse texto está formato de vídeo abaixo:
Isso vem depois de você sentar sem ideia por muitos dias. Por exemplo, eu vou fazer roteiro de vídeo e estou sem ideia, mas continuo até vir algo e eu penso “nossa, como eu não tinha pensando nisso?”.
A mesma coisa acontece com redação. Por isso é essencial que você continue tentando, mesmo que não esteja vendo a luz no fim do túnel. Então, faça mesmo sem ideia, pois parece até algo de outro planeta.
Até quando você pensa em profissão perfeita, uma profissão legal. Eu acho que é aquela ideia do “Flow”, aquela ideia de você conseguir se concentrar em uma atividade nem muito difícil e nem muito fácil, conseguindo exprimir sua criatividade. Logo, qualquer profissão é interessante que tenha essa liberdade criativa de fazer alguma coisa.
Por exemplo, se você vai ser médico, você vai ter essa liberdade: ter a sua forma de diagnóstico, sua forma de tratar o paciente, etc. Em qualquer área, como você vai tratar sua criatividade.
Até se você pensar em tudo que existe, tudo que estar ao seu redor, foi feito por alguém que pensou. Tudo começou pelo pensamento, pela criatividade. Estou muito apaixonada pela ideia da criatividade, de virem essas ideias do além.
Quando você está escrevendo redação, não bloqueia as ideias, escreva e deixa fluir; depois você só edita. Isso vale também para matemática ou até mesmo falar em público. Quando você está em público, você se controla muito e não deixar o processo fluir.
Faça isso, veja desde agora a criatividade em ação, pois tudo que você faz é uma coisa criativa, desde a roupa que você coloca até como você organiza as coisas, como você vai produzir conteúdo ou cuidar de alguém, tudo tem esse quê de criatividade.
Se você me falasse há dois anos que eu viraria youtuber, eu jamais iria acreditar. Pois é tudo o contrário do que eu fiz, que eu me preparei, que eram projetos de engenharia, contas, fórmulas, tudo preto no branco.
Agora eu tenho que pensar de formas nunca antes vistar por mim, pois antes eu tinha que pensar em um quadrado, não muito além do projeto. Essa liberdade era o que eu sentia falta na engenharia, a liberdade de trabalhar não só com as cartas que estão na mesa.
E eu não estou falando de todas as engenharias, estou falando da minha experiência como engenheira aeronáutica. Mas quanto ao que eu estou fazendo, estou gostando muito, muito mesmo. Eu fico eternamente grata a vocês por ouvir o que eu falo aqui.
Espero que esteja sendo bom pra você como está sendo pra mim, pois acabo me conhecendo mais, acabo indo mais a fundo. É o que acontece quando você faz alguma coisa que você gosta.
Esse vídeo não tem nenhum nexo nem coerência, ainda bem que não é uma redação. Pode ser como um psicólogo falando comigo, é um vídeo bem pessoal.
Eu espero que tenha dado alguma luz. Me segue no instagram, estou aprendendo a fazer fazer stories, sempre levando alguma luz.
Eu acredito muito na mentalidade. Às vezes, a gente acredita que podemos chegar só até um certo ponto e isso é uma prisão, na verdade. Mudar isso foi um dos motivos de eu ter começado os vídeos.
Então, foi isso. Tenha uma semana maravilhosa. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Nos vemos no próximo vídeo, tchau 🙂