Ícone do site resumov

Como tive Confiança (ou NÃO) pra Passar no ITA e em Medicina na USP


Eu vou te contar como foi para eu conseguir acreditar mais ou menos que eu poderia passar. Como era estudar para o ITA lá naquela época para falar aqui.

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

O que veio na cabeça foi a questão de acreditar em si mesmo. Eu sei que é clichê, mas é importante falar.

Contudo, eu não vou falar que você tem que acreditar em si mesmo, acho que não temos que ir pelo lado da crença, de ficar no espelho “eu consigo, eu consigo”, mas é pelo lado de tentar uma pequena coisa e você conseguir aprender. A partir disso, você vai aprender uma mais difícil e vai crescendo nessa escala de dificuldade.

Então, por exemplo, quando eu fui estudar física, eu não conseguia aprender cinemática, era muito difícil, muito complicado, eu errava. Depois de um tempo eu desisti e fui para a física do segundo ano, termologia.

Eu comecei com termologia e fui aprendendo. Em casa, eu fiz um experimento, coloquei uma colher no fogo e vi ela se expandindo, vi que conseguia aprender aquela pequena coisinha, que parece super risório, mas foi aprender isso que me fez ter energia, ter o mínimo de confiança para aprender a próxima coisa, que foi ondulatória.

Então, foi natural, como uma bola que começa a girar, você nem pensa mais em questão de confiança, você só vai aprendendo.

Quando você começa, você pensa “nossa, é muito difícil, é muita coisa para aprender”, mas quando você vê ao longo de um ano, tudo que era enorme, você divide em pedaços e vai ficando mais digerível, mais fácil.

É assim com todas as matérias, todos os assuntos, as coisas na vida também. Por vezes, temos uma meta que parece impossível, mas que ao fazermos um pouco todo dia, você chega lá.

Às vezes, eu vejo muitas pessoas falando que não acreditam em si mesmas, e isso é resultado de ouvir coisas ruins de pessoas próximas. Isso você muda dando um passo pequeno, pondo, talvez, um pequeno desafio, só para você cumprir e perceber que você consegue.

Em alguns momentos, a confiança pode não vir. No estudo para o ITA eu não achava que ia passar, até no dia do resultado eu estava totalmente desacreditada.

Entretanto, é muito bom ter a confiança, a ideia é se propor fazer algo pequeno e cumprir. O começo é mais difícil, pois você não montou a estrutura da matéria. Depois que pega o começo, aí vai bem mais simples. Por exemplo, quando você viu 70% da matemática e vai aprender um assunto novo, é muito mais tranquilo.

Essa foi a ideia do vídeo de hoje. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. A gente se vê no próximo vídeo, tchau 🙂