Ícone do site resumov

Como ter o Pulo do Gato nas questões do Enem e vestibular.


Hoje vamos falar sobre o pulo do gato. O que ele é? Várias formas que ele tem. Onde ele pode aparecer e como ir melhorando nele. Pois, muitas vezes você sabe o assunto, mas falta esse pulo do gato. Então vamos conversar sobre isso.

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

# O que é o pulo do gato?

Provavelmente você já viu isso, por exemplo, você estuda um assunto, pegou a teoria, e logo vai para as questões, mas ainda falta uma sacada de como resolver aquilo, que pode ser tanto a interpretação do problema ou como transformar o problema interpretado em um problema matemático. A primeira linha da resolução pode ser algo que você precisa de uma propriedade, por exemplo, você precisa de uma propriedade de log aplicada de uma forma totalmente diferente, de uma forma que você nunca pensou ou algo de geometria analítica, misturado com geometria plana. No geral, podem ser questões mais difíceis que precisam desse pulo do gato, mas às vezes são questões mais simples, só que um pulinho do gato que você nunca viu.

Quando você vê isso pela primeira vez, você faz as questões e vai logo ver a resolução, na primeira vez parece que é uma mágica, parece que é um negócio totalmente diferente e essa é a primeira interpretação errada, porque ele nunca vem do nada. Primeiro você se expõe a muitas questões, muitos pulos do gato e, com o tempo, você faz os seus. Você pode até começar se você tiver uma base muito boa da escola, se já tiver feito muitas questões assim na sua vida escolar.

Então, a primeira coisa é lidar com isso, porque é muito fácil você pegar uma apostila, olhar as questões e ver que precisa desse pulo do gato e você não ter, você se sentir mal e quando você se sentir assim, é uma frustração, uma sensação ruim, ou seja, é um processo que requer muita paciência e não desistir. Tente lidar com essa sensação dolorida às vezes de você estudar e de parecer que não evolui, parece que está no mesmo lugar, numa areia movediça, uma lama movediça, é aquele negócio te puxa para baixo, então, essa é a primeira coisa, entender que você não está sozinho e que todo mundo passa por isso.

Quando você pega um ENEM, por exemplo, a sacada vai ser mais para o lado interpretativo, para o lado de montar o problema. Então, muitas vezes você lê questões gigantes, lê o enunciado e pega o que você tem que fazer e logo você monta o que vai fazer e normalmente as questões do ENEM tem esse pulo do gato. Em geral, a maioria, na verdade, dos pulos do gato são de interpretar e montar o problema.

#O que é um Einstellung?

É uma forma fixa de você ver como resolver alguma coisa ou como resolver um problema, por exemplo, há figuras na internet que é assim “o que você vê?“, e pode ser um golfinho ou pode ser um casal se beijando. Quando você está fazendo a questão, às vezes você só enxerga um caminho de resolver. Então, a questão de geometria plana é só uma forma de fazer essa questão, você não consegue ver outra forma. E o que ajudaria você a resetar tudo? É exatamente isso, é fazer um intervalo, é trocar de área de estudo.

E isso é um pouco baseado naquela história de modo difuso e focado, que a Barbar Oakley falou naquele livro Aprendendo a Aprender. O modo focado é quando você está em uma questão ou você está em um assunto e a sua atenção está ali, está naquele círculo, está focada naquilo e você está quebrando a cabeça. É muito útil. Você tem que ter esse estudo focado de vez em quando assim, porque é aí que você vai construindo o seu conhecimento. Mas não pode ser só focado, você tem que espairecer e deixar a atenção livre entre sessões de estudo focado entre dias e incluir o descanso.

#Qual seria uma próxima coisa?

Seria expor a mais pulos do gato, por exemplo, há pulos do gato similares a sua prova, o que pode ser útil para você ou novas formas de cobrar aquele conteúdo. Quando cai uma questão que você sabe que não cai no ENEM, você pula ou você só dá uma olhada na resolução, mas eu acho legal ver outras provas e não ficar só no ENEM. Claro que se você está estudando isso aí e você só tem um mês para prova, foca no ENEM, no ENCEJA e se você tiver tempo você inclui vestibulares.

Mas a coisa mais maravilhosa, uma sensação perfeita é um dia depois de meses quebrando a cabeça e sem conseguir fazer nada, vendo tudo quanto é resolução, o dia que você consegue fazer uma questão difícil. E uma coisa que se encaixa muito bem aqui é como você pode fazer um planejamento de véspera, um planejamento dois meses antes, ou até mesmo, semanas antes e é super importante você ficar tranquilo (a) na hora dessa reta final para ir fazer uma boa prova.

Nessa reta final é legal pensar em um planejamento simples, fácil de cumprir, de uma forma simples, sem muita complicação, sem quadro-horário gigante. Essa é uma ideia que a gente fala no Sniper Reta Final, que é um curso focado agora em como estudar nesta reta final do ENEM e vestibulares. E lá falamos desse planejamento do dia A ou dia B, ou dia A, dia B e dia C. São dois tipos de dias que você coloca na sua semana. Então, por exemplo, digamos que você estude de segunda a sábado, você vai ter seis dias, então você pode ter três blocos de A, B, A, B ou, A, B, C, A, B, C. E você sabe: “o dia A eu faço isso, no dia B eu faço essa outra coisa e no dia C essa outra coisa ainda”, e fica clara sua semana.

Espero que você tenha gostado do episódio de hoje. Se você gostou, aproveita para compartilhar com alguém. Assim o canal cresce e me motiva a continuar. Bons estudos!!! Que você consiga ter essa sensação de conseguir resolver esses pulos do gato e paciência até conseguir, lide com essa frustração de errar. Eu sei que não é fácil, mas uma hora vai acontecer. Bons estudos! Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem.