Ícone do site resumov

Como ter motivação pra estudar


Se você tá aqui você sabe que a motivação é importante pra estudar.  A gente pode pensar que a motivação é importante em 2 momentos: na hora de começar a estudar e pra continuar estudando. A motivação é o que vai fazer voltar todo dia por vários meses, por 10 meses, e às vezes por 2 ou 3 anos. A motivação é o impulso interno que leva à ação.

Então, a motivação vai ser aquele tempero que te faz começar a estudar e te faz estudando por meses e meses.

E de onde vem a motivação?

Agora eu vou analisar a motivação interna. Aquela motivação que vem lá do fundo de você mesmo. Não é a motivação que você tem quando assiste uma palestra ou um vídeo no youtube. Não é disso que eu tô falando, tô falando da motivação interna.

E a primeira motivação interna vai ser o seu propósito, onde você quer chegar. Logo, pensar em um propósito que te dê uma emoção, que seja algo carregado de emoções, que você pensa que vai acontecer lá na frente, então que você pensa:

Nossa, se isso acontecer vai ser muito bom!

Portanto, algo que você realmente queira, porque a gente pode pensar como uma vontade, e quanto mais forte essa vontade, mais motivação você vai ter. Então, esse é o propósito, o seu porquê.

A outra coisa vai ser ver o progresso, a gente precisa dessas duas coisas. Ver o progresso vai ser ver como você está evoluindo todos os dias. Porque se você começar a estudar e só levar tapa na cara, e for tudo muito difícil, é muito difícil manter a motivação. Logo, a gente consegue se manter motivado em uma coisa que a gente vai mais ou menos ou que está indo bem.

A gente vê que “se eu colocar mais uma hora de estudo aqui, eu vou aprender mais ou menos isso aqui”; e é exatamente isso que vai ser ver o progresso. Então, você tem que pensar todos os dias em estudar e no fim do dia ver todo o progresso que você estudou, você vai ver “olha, eu melhorei aqui em matemática, eu aprendi isso aqui…”; pode não ter sido muito, mas se eu pensar em 100 dias de estudos, olha o quanto eu vou evoluir.

Então, pensar nesse progresso que vai acontecer também, e no progresso que está acontecendo hoje. Isso tira aquela questão de só ter palavras ruins pra falar consigo mesmo. Logo, a gente só pensa no que falta, no que a gente não fez.

É muito importante você parar tudo e pensar no que você conseguiu, no que deu certo, no que vai continuar dando certo, e essa é a energia que você quer, você quer essa coisa positiva que você está indo e continuar fazendo o que você precisa fazer. Isso segue aquela linha de o que você faria se fosse o primeiro lugar, é meio que uma continuação.

Lá é uma ideia geral, aqui você vai aplicar em como se manter motivado durante essa trajetória pra ser o primeiro lugar, por exemplo.

Indo mais em detalhes, a gente vai quer que a motivação vem de 2 coisas: 

Então o propósito pode ser o seu “porquê”, porque você está fazendo isso 

É preciso ter isso, essa vontade forte, porque se você quiser só um pouquinho, você não vai conseguir. Porque em alguns momentos  vai ter uma pedra enorme no caminho e a sua vontade, o seu propósito que vai te dar forças pra empurrar a pedra. 

Então a ideia vai ser lembrar do propósito sempre. Ás vezes, você tem um período de descanso e você pode ficar nas redes sociais, ou você pode ouvir uma música e ficar pensando como vai ser quando chegar onde você quer, isso é uma comida pra alma, algo que vai te dar energia hoje, essa energia que você vai usar nos estudos.

Portanto, você vê onde quer chegar e a segunda parte é ter a disciplina, os sistemas, os hábitos pra chegar lá. Contudo, tudo começa com esse porquê, com esse “onde você quer chegar”, e você chega lá um pouco todo dia, você não chega lá daqui 1 ou 2 anos, você está chegando lá todo dia que você trabalha, é um negócio contínuo, não é discreto.

É como se fosse uma estrada e você quer chegar lá no portão, e cada dia você anda 100 metros e fica mais perto do seu objetivo. Essa é a ideia aqui, a gente vai ver o propósito pra caminhar dessa forma.

Então crie formas de você se lembrar disso. Talvez de manhã colocar uma foto de proteção de tela no celular, no computador ou colar na parede onde você quer chegar, sempre lembrar antes de estudar. Isso é uma coisa que vai te fazer lembrar toda hora o motivo de você está estudando, porque em vez de ver netflix, você estar ali estudando.

Porque nem sempre o estudo vai ser agradável, então vai ter momentos que você vai ter que fazer coisas que você não quer. Por exemplo, redação, ás vezes, é muito chato de começar, então vai ser preciso dessa força interna que vai te fazer levantar.

Me conta nos comentários em que momento do dia você vai lembrar do seu propósito. 

Se for difícil pensar em algo, pergunte-se o que que vai acontecer de tão bom que vai ser tão mas tão bom que você vai levantar feliz da cama 5 da manhã pra estudar? 

É essa emoção que você quer. 

Agora a gente entra na segunda parte. Porque só o propósito não eh suficiente. 

É como uma relação, só o amor não vai ser suficiente.

Tem várias pessoas com proposito, e algumas conseguem outras não. 

O que vai diferenciar é basicamente é a disciplina, é quem consegue fazer o que precisa ser feito, quem consegue trabalhar ou estudar as horas necessárias.  Aí que entra a motivação, porque ela e a disciplina vão estar super interligadas, uma alimenta a outra.

E aí que entra o sistema. Que vão ser seus hábitos de estudo, sua disciplina, e a motivação. A motivação que eu quero aqui, é a baseada no progresso.

E como a gente faz isso? Vão ser duas coisas: Você estuda um pouquinho e ver que você aprendeu esse pouquinho.

Ver progresso, ou ver a evolução. Sentir melhora. 

É o que a gente pode chamar de espiral de sucesso. Você começa uma atividade e vê que consegue.

Como a gente vê isso na prática?

Você vai ter uma sucessão de esforço e sucesso, esforço e sucesso. Ver essa melhora diária durante meses é o que vai te fazer continuar estudando. Às vezes, você está tão cansado que você pensa duas coisas:

Nossa, estou tão cansado, eu não vou conseguir sobreviver a isso aqui, vai tirar a minha saúde, tudo o que eu tenho de bom

OU você pensa:

Nossa, hoje eu coloquei um objetivo e cumpri.

Olha a liberdade que isso te dá, dá a liberdade de à noite fazer o que você quiser, e ir fazer com a sensação de missão cumprida.

A ideia é você TODOS OS DIAS, em letras maiúsculas, ver que você tá andando e tá chegando mais perto. Que todos os dias você aprendeu 1 ou 2 questões da sua prova. 

É isso que vai te fazer continuar estudando por meeeeeses. Então, seu corpo está super cansado, mas sua mente está energizada, está vendo que está tudo andando, que está cada dia mais perto do seu objetivo. Essa é a espiral do sucesso.

Veja evolução no seu planejamento, veja evolução no seu dia. 

Então a gente viu a espiral do sucesso, mas também tem o lado negativo, do fracasso, da falta de motivação. 

Que vai ser a espiral da desistência?

Você tenta uma coisa, mas é muito difícil e não dá certo. Aí você tenta outra coisa e não dá certo também, depois você tenta outra coisa e também não dá certo.

E você fica nessa espiral do fracasso. Isso é muito frequente, porque uma pessoa dá uma dica nada a ver, como estudar por aquele curso, por aquele outro livro, e você tenta seguir essas dicas, não consegue e cria uma história que você não é capaz.

E qual vai ser a chave pra sair dessa espiral? 

Vai ser fazer uma pequena atividade, uma coisa bem possível de fazer. Por exemplo, se história é uma matéria tranquila pra você, a sua atividade vai ser assistir aulas de história. Quando você sentir que está conseguindo entender, aí você coloca outra atividade.

Conforme você for vendo progresso, você vai aumentando a dificuldade da atividade. 

A ideia vai ser transformar a espiral da baixa motivação, na espiral da alta motivação. Em que cada pequena melhora serve pra te deixar ainda mais no caminho. 

Eu li sobre isso no livro “O Mito da Motivação”, ele mostra como às vezes a gente acha que a motivação vem de uma palestra ou de um vídeo, mas não, o que faz a gente ficar motivado de verdade não é isso, é você ver que você consegue. Não tem nada mais motivante que o sucesso.

Quando você ver que uma pessoa teve muito sucesso na vida, não quer dizer que ela não teve fracassos, quer dizer que ela teve essa ideia de que “se eu tentar aqui, eu vou conseguir”; é disso que a gente tá falando, então essa é a oportunidade de você criar isso pra você.

Agora eu to fazendo esse vídeo com a ideia de que ajude 1 de vocês. Se ajudar 1 de vocês que não estava com a motivação tão boa, já atingi meu objetivo. 

Então, quando você vai pensar na motivação do propósito? Antes de dormir? Antes de estudar de manhã?

E na melhora? Como você vai incluir pensar na sua melhora? Então, pode ser que no fim do dia você separe pra pensar no que você fez no dia e ficar orgulhoso com o que você fez.

Eu estou cultivando muito isso em mim, porque ultimamente eu tô ficando muito cansada, mas aí no fim do dia eu penso:

Nossa, olha o tanto de coisa que deu pra fazer.

Então: “eu fiz hoje 3 vídeos pro youtube, eu fiz um módulo inteiro, preparei várias aulas pro ITA”. Você ver que está tudo acontecendo, falta só mais um pouco. Essa é a mensagem de hoje.

Inclua na sua rotina de estudos, essas duas formas de se manter motivado. Que vão ser:

Agora vou pedir sua ajuda! 

O YouTube gosta mais do canal quanto mais curtidas e comentários tiver. Às vezes é algo que não vai dar muito trabalho pra você mas é algo que vai fazer muita diferença pra crescer o canal. Então hoje vou te pedir um comentário. 

Se se você não está motivado agora, qual seria uma pequena coisa que você pode fazer pra iniciar esse ciclo de motivação?