Ícone do site resumov

Como Ser Fluente em Inglês (2 APPS)


Hoje vamos conversar sobre como ser fluente em inglês. E quando falo fluência, eu falo de ler, escrever, ouvir e falar.

Cupom de desconto para o Lingoda: LASTCALL25

A primeira coisa antes de você ser fluente, é aprender a base da língua: as principais palavras, as construções e os verbos. Isso eu acho que o ideal é aprender no duolingo.

No duolingo você aprende de forma bem gameficada, que parece um vídeo game, que você quer ganhar e competir, consigo mesmo e com amigos. Ele é sensacional. Ele dá pontos, por exemplo, quando você faz as lições. Lá tem uma contagem de dias que você está fazendo. 

 

Esse texto está em formato de vídeo abaixo:

Como funciona o Duolingo?

O duolingo vai ter uma árvore para cada língua. Nessa árvore, você vai evoluindo nas coisas que você vai aprendendo. A ideia vai ser sempre dourado o que você já viu, para aquilo ficar sempre bem repetido na sua memória, bem fixado.

O erro de muita gente no duolingo é querer terminar tudo muito rápido, dar mais importância em passar para a próxima lição do que deixar tudo dourado. Vamos colocar que o mais importante é manter na memória tudo o que você já viu.

Formas de fazer

O duolingo vai ter duas formas de você fazer. Pode fazer no site/computador ou no aplicativo no celular. No site é muito melhor, lá você vai trabalhar muito mais.

Por exemplo, tem exercícios de reconhecimento e exercícios de recordação. Uma coisa é ele perguntar qual das palavras abaixo é maça. Lá tem apple, melon e lemon. Já os exercícios de recordação é ele perguntar como se escreve a palavra maça em inglês.

Então, exercícios de recordação é muito mais difícil e muito mais útil, você treina de verdade.

Contudo, só o duolingo não vai baster, ele vai ser bom para ler e escrever, além de um pouquinho de ouvir, mas nem se compara quando você pensa em ouvir um diálogo de pessoas nativas, entrar na conversa falando.

Como funciona o Lingoda?

O método que eu uso para aprender francês e que vai unir tudo e te fazer aprender de forma excelente é o Lingoda. Lá você vai falar com um nativo, você vai estudar gramática e vocabulário novo. Então, é tudo que você precisa para ser fluente.

E isso, não é só assuntos que gosta, que é um erro comum quando você fala com nativos em outros apps. Com eles, você só fala de assuntos como séries, filmes, coisas que você gosta. Porém, às vezes você precisa de outro vocabulário, como em uma entrevista de emprego, uma linguajar que você não vai adquirir em um bate-papo.

Faça uma imersão na língua.

Esse estudo estruturado do Lingoda ajuda, mas é preciso de uma imersão. O que é isso? É você ler inglês, estudar em inglês, ouvir, etc. Você pode ver vídeos no youtube, ouvir podcasts. Isso vai fazer com que você esteja imerso na língua.

Eu lembro que teve fases na minha vida que eu falava muito mais inglês do que português. Eu falava português com um outro amigo, mas em casa o tempo todo ouvindo e vendo coisas em inglês, séries, música, podcasts, livros, etc.

Claro que depois de um tempo, quando fica muito imerso em inglês, isso se transfere para a fluência, para o falar em si. Esse é um caso ótimo para quem não consegue adquirir um curso mais caro. Isso, muitas vezes, pode ser suficiente.

Quando você começa, parece super distante e difícil, mas pode colocar metas e ver algo mais próximo. Exemplo: em um ano eu vou falar direito, 3 meses de duolingo e um intensivo no lingoda.

Essa é a ideia do vídeo de hoje, espero que você tenha gostado. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. A gente se vê no próximo vídeo, tchau 😉