Que tal escutar um podcast neste domingo? 🙂
Hoje eu entrevisto a Giovana Corte, ela passou em medicina na UERJ 2019.
Pra passar em medicina na UERJ, é necessário praticamente gabaritar a segunda fase discursiva, sabe aqueles erros por falta de atenção? Não pode tê-los, nem erros por não saber a matéria.
É uma prova que errar um detalhe mínimo pode te deixar totalmente fora das vagas.
É preciso ter uma precisão cirúrgica.
É preciso conhecer a prova, entender a mente do elaborador e estar entre os melhores atletas da competição.
Não é fácil!
Assim como nos esportes, esse é um jogo mais psicológico do que físico.
Que honra foi entrevistar a Giovana, não vou adiantar nada porque o episódio está recheado de dicas sensacionais.
A Giovana também foi Sniper de Questões, ela entrou na época que o curso ainda se chamada Estratégia de Estudos, quando o YouTube tinha uns 100 inscritos. <3
É bom ver o canal crescer, vender cursos, mas o que alimenta a alma mesmo é ver que as dicas dão certo!
Transcrição:
Hoje eu converso com a Giovana,que foi uma das primeiras alunas do Sniper, eu vi aqui ela entrou em 13 de Setembro do ano passado, quando o YouTube tinha uns 100 inscritos, talvez até menos, e a gente ainda não tinha mostrado tanta coisa nos vídeos, ninguém me conhecia, o Sniper era muito pequeno…
O grupo dos alunos no WhatsApp tinha umas 20 pessoas; e ela veio com muitas dúvidas, ela estava em um cursinho muito bom no rio, mas ao mesmo tempo era muito pesado então para fazer todas as listas e depois as provas, não daria, então era tão pesado, ela se sentia tão cansada ao tentar acompanhar o cursinho, fazer todas as listas, fazer todas as provas antigas.
Com base nessa dúvida dela, que eu vi que não era só dela, eu fiz um vídeo no YouTube que é chamado de “listas de exercício do cursinho ou provas antigas: O que é melhor?”; e eu vou deixar um link aí para vocês escutarem, e é um vídeo bem no comecinho, então eu falo super rápido, tenho medo da câmera.
Outra coisa que a gente conversou além do cansaço de seguir o cursinho e fazer provas, foi a questão de UERJ ou UFRJ, então ela queria fazer medicina no rio mas são provas completamente diferentes; a UERJ tem duas fases, e a segunda fase é discursiva e você praticamente tem que gabaritar; já fez a UFRJ é pelo Enem e tem que ter uma nota bem alta, enfim, as provas são diferentes, então a maneira como você vai estudar precisa ser diferente.
A gente conversou muito sobre isso no Whatsapp, e ela vai contar na entrevista sobre motivação, cansaço, técnicas de estudo…. Tudo o que ela fez, pode ajudar você que está passando por isso tudo agora; claro que o mérito é todo dela, eu sou muito grata por ter acompanhado tudo isso! Espero que vocês gostem dessa entrevista, assim como eu gostei bastante.
Susane- Boa tarde, Giovana! Seja muito bem vinda ao podcast, eu quero começar agradecendo por você ter esse tempinho pra falar comigo aqui!
Giovana- Eu tenho todo o tempo do mundo!
Susane- E ai? Já começaram as aulas?
Giovana- Começaram. Eu tive duas semanas.
Susane- E como foi a sensação de ser chamada?
Giovana- Então… Esse ano o corte aumentou muito, eu tirei 91,5 de 100; eu pensei: essa nota vai dar, e aí quando eles fizeram uma pré listagem, eu tava na posição 60, e eram 57 vagas, então eu já sabia que ia passar mas não podia comemorar, então eu fiquei um mês esperando o oficial mas sabendo que eu ia conseguir. Então quando eu vi o meu nome foi meio que: Ah, já sabia, mas foi legal.
Susane- E como você fazia? Você estudava no cursinho de manhã, e à tarde em casa ia estudar?
Giovana- Vou falar do segundo ano de cursinho que foi o que deu mais certo pra mim. Eu não tinha um bom ambiente pra estudo em casa, então eu descobri um biblioteca aqui no Rio que você pagava cinco reais por mês e podia estudar lá. Eu saía do meu cursinho e ia direto pra lá, ficava de duas e meia até a hora que a biblioteca fechasse, que era dez e meia, e aí voltava pra casa dormia, e no dia seguinte fazia a mesma coisa. Mas eu fazia pausas, saía, fazia um lanche, encontrava com alguma amiga minha que estudava lá… Fazia pausas.
Susane- E como era o estudo? Era por lista? Por que eu lembro que quando você entrou no Sniper, foi inclusive uma das primeiras alunas, você dizia que tinha muita lista de exercício mas também queria fazer provas da UERJ, certo?
Giovana- É, no cursinho eles davam umas listas de umas lista com oitenta questões, e na aula seguinte eles corrigiam com a gente, então eu ficava muito pressionada porque eu queria fazer tudo, eu achava que eu tinha que fazer todas; mas depois que eu conversei com você, eu percebi que eu não precisava fazer por fazer, foi quando eu comecei a dosar.
Susane- E o que você acha que você fez que foi bom e você recomenda pras pessoas?
Giovana- O que deu certo foi conhecer muito bem a prova que eu ia prestar. Eu fiz todas as provas antigas, e eu sabia muito o estilo das perguntas, e como o corretor queria que eu respondesse.
Susane- Então você diria que isso que mudou do ano anterior pra esse que você passou?
Giovana- Sim. Foi isso que mudou.
Susane- E no ENEM? O que você acha que mais errou?
Giovana- Foi basicamente matemática, eu comparei com as notas de uns amigos meus, e a única que eu me saí mal foi matemática. Eu tirei 750, se eu tivesse tirado 850, eu entraria.
Susane- Voltando pra UERJ, além da prova discursiva da UERJ, você treinava com outras também?
Giovana- Eu tentei treinar, imprimir algumas provas da FUVEST… Só que elas não eram no mesmo estilo. Eu usava as provas de uma universidade particular que era a mesma banca da UERJ, então eu usava as provas dela.
Susane- E quando você estava fazendo alguma prova e você não sabia responder, você ia estudar, aprender… Depois de um tempo você revisava essas questões? Como você fazia?
Giovana- Giovana- Sim. Eu fazia muitas revisões, em biologia e química principalmente, porque eram as discursivas; eu revisava tanto as questões que eu tinha errado, quanto o conteúdo.
Susane- E nos fins de semana? Você estudava?
Giovana- Estudava, mas eu tirava, por exemplo, sábado de manhã pra descansar, porque eu vinha da semana muito cansada, e geralmente domingo de tarde tinha simulado, mas não eram todos, foram seis simulados.
Susane- E teve algum momento que você ficou pra baixo, triste… Algo assim?
Giovana- Teve! Foi até engraçado, porque eu sempre gostei de procurar coisas no YouTube, em Junho de 2018 foi quando eu conheci o seu canal e eu vi todos vídeos, e eu achei muito bom o que você falava, o jeito que você falava, você era super calma…Eu ficava ansiosa pra ver os vídeos seguintes, eles me motivavam quando eu ficava pra baixo. Tiveram vários momentos que eu me questionava se tudo aquilo valia a pena, e se não desse certo, será que eu ia aguentar no ano que vem… Esses momentos que eu duvidava de mim, eu ia ver algum vídeo no youtube que falasse a experiência de alguém, ou estratégia de estudo… Aprendi muito com você sobre estratégia de estudo, vi que tinham matérias que eu estudava errado.
Susane- Que bacana, Giovana! Então você acha que ter entrado no Sniper (Estratégia de Estudos, na época) te ajudou então?
Giovana- Com certeza! Porque às vezes você fica meio perdido, aí você pára e pensa que se tiver um método pra seguir, vai ajudar bastante.
Susane- E você fazia exercício físico, tinha lazer?
Giovana- Sempre que dava eu ia na academia, às vezes eu ficava muito neurótica, achava que eu tinha que estudar todas as horas possíveis, mas eu via que eu não rendia. Eu ia muito no cinema, me distraía bastante. E véspera de todas as provas, eu nunca estudei, sempre descansei bastante, e a noite eu ia ver um filme.
Susane- Giovana, que dicas você daria pra quem tá estudando há vários anos?
Giovana- Pra pessoa tentar buscar um equilíbrio emocional, porque chega um ponto que a pessoa domina os conteúdos, conhece a prova que ela vai prestar, mas ela não consegue ter calma na hora; chega um ponto que a pessoa tá tanto tempo tentando, que ela fica pensando que é um fracasso, o que muda de um ano pro outro não é nem conteúdo, mas você se torna uma pessoa mais equilibrada e com mais equilíbrio emocional.
Susane- Perfeito, concordo 100%. E pra quem tá começando? o que você diria que é importante?
Giovana- Eu seguiria estudando muito, sempre. Por que o que aconteceu comigo era que eu ouvia todo mundo dizer que era muito difícil passar de primeira, mas o que eu percebi ano passado, que eu passei, foi que todo estudo que eu tive de biologia em 2016, me acompanhava até hoje, então você vai construindo a sua jornada. Então por mais que as pessoas digam que você não vai passar esse ano, tudo bem, todo estudo que eu tive até aqui vai me fazer ser aprovado.
Susane- E qual área da medicina você gosta mais?
Giovana- Eu queria muito seguir a área de cirurgia, mas eu não tenho ideia de qual. No começo é difícil de dizer, mas é bom pensar, porque aí depois você vê: nossa, como eu mudei.
Susane- E a redação? Você treinava ela em uma hora, como você fazia?
Giovana- Eu tentava fazer em uma hora, uma hora e quinze no máximo, porque, querendo ou não, no ENEM você vai demorar um pouco mais, então eu tentava sempre fazer mais rápido do que eu faria no dia. Reescrever também é importante, muitas pessoas ignoram.
Susane- Você reescrevia depois do feedback dos professores?
Giovana- Sim, por exemplo, se eu tirei 8, aí eu pensava: tinha que ter tirado 9 ou 10, aí eu ia lá e reescrevia. Se a nota fosse ruim, logicamente você tem que reescrever, mas às vezes se você tirou uma nota boa, você pensa: por quê que eu vou reescrever? Eu acho importante, se você busca uma nota 9, você tem que reescrever até chegar nela.
Susane- Você tem alguma dica extra pra quem tá estudando agora?
Giovana- Pro ENEM, de modo geral, pra quem tá começando e pegando as provas antigas, eu falaria pra pessoa não ficar desesperada, porque às vezes você fica muito perdido, por exemplo, eu passei 2016 inteiro estudando e aí eu peguei as provas antigas muito depois, porque eu não tinha aprendido todas as matérias ainda; e quando eu fui fazer as provas de física eu errava muito. Você tem que ir com a ideia: tudo bem, não tem problema eu errar, pra quem tá indo pela primeira vez é muito importante.
Susane- Eu gosto de falar isso também, porque o pessoal se assusta demais. Então Giovana, é isso. Foram muitas dicas, muitíssimo obrigada, e um ótimo curso aí para você não vamos perder o contato, obrigada,beijos tchau tchau.
Giovana- Beijo, tchau.
O quê que você achou? Eu espero que você tenha gostado, porque eu amei fazer essa entrevista, e eu sinto, de verdade, que é algo que pode ajudar você e muita gente, então obrigada Giovana pela oportunidade, e obrigado a você, por escutar. Eu Agradeço também a cada um de vocês que escuta o podcast, que assiste os vídeos no YouTube, e eu espero que vocês consigam realizar seus sonhos, que vocês deem o gás, que vocês sigam esses exemplos dessas pessoas, hoje foi o da Giovana. Então bons estudos para você, continue indo atrás dos seus sonhos, e a gente se vê aqui no próximo podcast ou no próximo vídeo no YouTube, até mais! Tchau!