A sensação de aprendizado que a gente não pode confiar é a ideia da prática intensiva, é a mais comum e a mais prejudicial e a que mais desgasta nos estudos. Vimos que, ‘’a velocidade de aprendizado, é a velocidade de esquecimento’’, ou seja, quanto mais rápido você estuda, mais você vai esquecer, para isso, você deve adicionar muita revisão e, acaba que fica tão contra produtivo, porque a revisão ela tem que ser o estudo, você não tem que separar , pois quando você separa, você está perdendo tempo e eficiência.
Prática Espaçada
O que é espaçar? Outro nome para “espaçada” é “distribuída“. Exemplo, você tem feijões e você vai distribuir os feijõezinhos a cada dia, ou só terça e quinta Um dia, depois de dois dias você vê de novo isso, em vez de estudar uma tarde toda, quatro horas de um assunto, ou pior, estudar um dia inteiro uma matéria, você vai distribuir uma hora e meia a cada dois dias ou uma hora e meia na segunda, quarta, sexta, sábado ou duas horas mesmo segunda, quarta e sexta.
Quando pensamos em uma prova de vestibular, ENEM que você tem muita coisa para aprender, quando você consegue aprender em menos tempo, é melhor. Então, o espaçamento é primordial. E você pensa: “Como você vai espaçar?”. Pense em cada matéria. E, as técnicas de estudos são mais importantes quanto maior a sua dificuldade. Quando você espaça, você vai ajudar o seu cérebro a consolidar isso, onde isso vai ajudar a ter esse conhecimento do longo prazo em uma prova que você vai fazer anos depois. Você pode espaçar em tudo, em aula, em exercícios, em explicação.
A ideia da roda do hamster se você espaçar, você vai precisar de muito menos revisão. E outra coisa é que você ganha tranquilidade de não precisar ir atrás de métodos mirabolante de revisão. “Porque agora você vai reter“. A revisão precisa estar dentro do estudo, junto com o estudo e não separado. Por que no estudo você vai separar? Uma coisa é aprender e outra, é revisar”, NÃO!!! A gente pode fazer tudo junto.
Prática Intercalada
Matemática é a matéria que mais aumenta o desempenho e, pesquisas têm comprovado e isso deveria estar nas escolas. Esta prática você vai relembrando, ou seja, vai puxando da memória, e logo depois, você pode ir aplicando em coisas diferentes. Por exemplo, você tem que misturar os assuntos. Você pode fazer 10, 20 questões, mas nunca 60, nem 30. Por isso, a prática intercalada ela envolve várias coisas, como distribuir, porque é isso que você está fazendo ao trazer de novo um assunto misturado, ou seja, envolve distribuir, que, na prática, distribuir é espaçar.
Esta é a primeira parte de você escolher a estratégia, a segunda parte é você executar, que vai ser onde você pode errar a conta, mas vai ser executar o que você definiu na estratégia. Isso vai ser a coisa mais importante na hora da prova, porque você vai olhar e vai conseguir diferenciar uma questão da outra mais rápido, muito mais rápido do que se só tivesse feito listinha.
Lista Sniper, é o método de revisão mais importante. Por quê? Porque você coloca a revisão dentro do estudo, ou seja, vai te ajudar a diferenciar problemas, diferenciar a estratégia de resolução e, assim, é a técnica para você aplicar. E como funciona a Lista de Sniper? Você sempre tem que ter uma lista do que você já viu, pode ser do seu curso online, da escola e aquilo que você já viu é importantíssimo, onde você pode anotar em um caderno, no Trello, no Notion, como fazemos no Sniper de Questões.
Mas você tem que ter isso anotado para você montar sua lista Sniper. Mas é essa a ideia, de você se permitir colocar a revisão, pensar na retenção dentro do estudo, não separado. Isso vai te ajudar a aprender o assunto novo mais fácil, porque você está misturando com passados, está vendo semelhanças e diferenças com o que você já estudou. Mapas mentais ou esquemas é algo legal a fazer durante a aula onde você está anotando, interagindo, organizando as ideias, essa é a ideia de assistir aula do jeitinho em que a gente fala lá no Sniper de Questões, que é lidando com a informação e organizando, num mapa mental, num esquema para ir descarregando e fazendo o download dessas informações, liberar espaço mental para você prestar atenção na próxima coisa que vem na aula.
O que eu posso falar para você sobre essa prática de estudar com a faca nos dentes? Não vai ser fácil, você vai sempre questionar se você está estudando certo, se você é capaz de aprender. Inclusive, se você não está questionando, se está mais fácil do que é, que você consegue, é porque você está fazendo errado. Você tem que aumentar a dificuldade!!! ‘’É muito difícil de passar essas ideias se você não viveu’’. É igual ter filho de parto normal. Você fica: “Nossa, como é que vai dar certo? Como que vai sair? Como que vai acontecer isso?“. E depois que você tem, você entende: “Nossa, isso é possível sim, isso acontece com tanta gente“.
A psicologia vem fazendo tantos estudos interessantes, estudos que transformam como precisa ser o estudo e como aproveitar isso. Muitas pessoas perdem tempo com ‘’técnicas mirabolantes’’ e no final você vai se frustrar por não estar dando certo. No Sniper de Questões temos todo o cuidado para com os nossos alunos em trazer estudos comprovados cientificamente. No curso temos o método maratonas em humanas e tivemos alunos que aplicaram e que aumentaram os acertos em humanas de uma forma muito mais rápida. Espero que esteja entendido bem e continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem.