Quando você vai aprender uma língua nova, você aprende com mais facilidade as palavras parecidas, e é mais difícil aprender palavras diferentes. Contudo, uma vez que você aprende uma diferente, outras parecidas com essa, vai ser bem mais fácil. Então, quanto mais você sabe, mais fácil é aprender coisas novas. É como se uma memória nova se encaixasse em uma que você já tem. Isso facilita duas coisas: memorização e a velocidade com que você aprende.
Assista esse post em forma de vídeo abaixo:
Primeira parte
Eu gosto de pensar na analogia do muro. É como se uma memória nova precisasse pular um muro para entrar no seu cérebro, mas quando já tem uma memória lá, ela pode dar a mão, jogar uma corda, ela facilita a memória nova pular.
Portanto, o que mais ajuda aprender com facilidade é já ter muito conhecimento. Isso explica o motivo de ser tão difícil no começo, até chega a parecer impossível. Você pode ver isso com línguas, aprender a terceira é muito mais fácil que a segunda, e a quarta muito mais que a terceira.
Isso acontece dessa forma por você ter pistas. Quando você vai aprender uma palavra nova, tem uma pista que se relaciona com isso. Então, quando você quer lembrar de uma palavra nova, tem uma pista que te faz lembrar, é a teoria da ativação de propagação.
Logo, para a gente melhorar esse processo de aprendizado, é legal ter mais pistas, é aí que entram visualizações, entram imagens mentais, mnemônicos, musiquinhas…
Algo que eu li nesse livro “Memória” é que temos uma capacidade infinita de gravar novas memórias. Por exemplo, com certeza você lembra do número do seu primeiro telefone, do cep, etc. Talvez não logo de cara, mas se você tiver opções, você acerta. Isso mostra que você tem a memória, só não consegue acessar. A acessibilidade que é limitada e não o número de memórias.
Segunda parte
A segunda parte é fazer flashcardas. Os flaschcards vão justamente treinando essa recuperação da memória. Então, vai ser a ativação da pista, vai ser conseguir buscar a memória.
Assim, aprendemos que nenhum assunto é inútil, a HQ que você leu pode te ajudar a aprender novas coisas, como uma segunda língua, como um assunto novo em matemática. Para pegar matemática como exemplo, quando você estuda matemática básica, vai parecer impossível, mas depois tudo fica muito mais fácil, os assuntos mais avançados são aprendidos muito mais facilmente.
Terceira parte
A terceira coisa para fortalecer esse caminho da memória é a recuperação. Você precisa fazer flashcards ou um método ativo de recuperação. Se você fizer muitos exercícios, isso também te faz conseguir.
Essa é a ideia do vídeo de hoje, me conta o que você achou, se você concorda, se você já viu isso acontecendo. Me conta aí nos comentários e continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. A gene se vê no próximo vídeo, tchau.