Ícone do site resumov

COMO FICAR MAIS INTELIGENTE (o segredo do talento)


Eu sempre me perguntei por que algumas pessoas parecem ser mais inteligente do que outras, ou parecem aprender mais rápido. Então, elas são capazes de raciocinar problemas complexos de matemática, ou de medicina, ou jogar futebol e ter boas atividades manuais. Eu nunca acreditei muito na ideia isolada do QI, parece existir muito mais que isso, como esforço e dedicação. Eu li o livro “Código do Talento” e ele responde exatamente essa dúvida.

E esse Código do Talento é baseado nas pesquisas científicas na área da mielina, que é um isolante neural, responsável por aprender coisas novas, ter novas habilidades.

A ideia é que toda atividade humana como jogar bola, resolver questões matemáticas, etc; são criadas pelas cadeia de fibras nervosas carregando um impulso elétrico. O papel da mielina é envolver essas fibras nervosas, da mesma forma que um isolante envolve um fio de cobre, faz o sinal ficar mais forte, protegendo os impulsos.

Quando praticamos os nossos circuitos neurais da forma certa, corrigimos e erramos, praticando sempre, a mielina responde criando camadas de isolamento naquele circuito neural. A cada camada, mais rápido o sinal passa pelo circuito, melhorando e agilizando o seu raciocínio.

É o crescimento da mielina é o que permite todo o tipo de habilidade. Uma habilidade é esse isolamento do circuito que cresce em resposta a certos sinais. Portanto, quanto mais tempo e energia você coloca na prática certa, mais habilidade você ganha. Em outras palavras: mais mielina você cria.

O livro continua e mostra o seguinte estudo: o pesquisador separa alguns alunos em dois grupos, “a” e “b”. O grupo “a” iria assistir 4 aulas sobre esse artigo. Já o “b”, iriam assistir uma aula somente e fazer 3 testes de 10 minutos. Após isso, ele faria uma prova e advinha quem foi melhor? O grupo “b” foi 50% melhor.

A prática profunda envolve algo que não queremos fazer, que é errar. Todo mundo faz o máximo possível para não errar, chega a ter medo de começar as provas por conta disso, mas temos que errar, pois aprendemos assim.

Podemos resumir em 3 passos biológicos. A mielina é esse isolante que envolve as fibras nervosas, que aumenta sua força, velocidade e precisão do sinal elétrico. A ideia vai ser você criar treinamentos um pouco acima da sua habilidade, só um pouco a mais. Sendo a próxima fase do seu estudo.

O que podemos tirar disso tudo? A primeira é o esforço de quebrar a cabeça. Esse é o requisito 1 para ficar mais inteligente, mais rápido. E errar e aprender é o requisito número 2, significa que quando você for treinar questões, o objetivo não é acertar, é aprender.

Então, me conta o que você achou da ideia desse vídeo, do Código do Talento, eu quero saber.

Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Tchau 🙂