Ícone do site resumov

Como Fazer o BULLET JOURNAL mais simples de todos


Hoje eu vou te mostrar como fazer o Bullet Journal mais simples de todos. Esse vai ser o meu segundo. E eu uso esse formato bem grandão aqui. E a diferença é que ele é realmente muito simples, tem só as páginas necessárias. Ao invés de preencher páginas com meses e datas, a gente vai focar nas três coisas mais importantes: Os objetivos, os hábitos, e as atividades da semana.

Primeiramente, você vai precisar de um caderno e uma caneta, ou um lápis, que é o que eu prefiro; uma borracha. E é muito legal também ter uma régua.

Legenda

Então a gente vai abrir e em uma das primeiras páginas você vai fazer a legenda. E aí na legenda é legal marcar as divisões da página. Porque quando você for criar sua semana, você já sabe as dimensões da página, tanto na horizontal quanto na vertical.

A gente começa com um ponto, que é a tarefa. E se for um ponto com um ‘x’ é uma tarefa feita. Já se for com esse sinal de maior ela vai ser adiada para outro dia. Se você riscar, então ela vai ser cancelada. Ou se você quiser só fazer uma nota, você só faz esse hífen. E se for algo importante, vai ser um asterisco.

Planejamento

E agora a gente passa para o planejamento do mês. Pra começar o mês eu gosto de escrever as coisas que eu já estou fazendo; porque isso dá uma sensação de que você não está começando do zero, já tem várias coisas que você já está aprendendo, que você já está fazendo.

No começo do mês eu acho legal colocar cursos que você está fazendo, livros que você está lendo. E, inclusive, uma ideia é colocar esses quadradinhos aqui pra você ir vendo o seu progresso. E aí você pode vir aqui no fim do mês e completar esses quadradinhos. 

E aí no outro lado, você deixa um espaço pra brainstorm, pra ideias… Sabe? Apareceu uma ideia de algo que você quer fazer, você coloca ali.

Hábitos

Então agora a gente entra em hábitos. A ideia dos hábitos é você pegar uma linha para cada dia do mês, certo? Assim, trinta ou trinta e um dias. E na parte superior você coloca qual hábito você quer mais desenvolver ou ter mais consistência.

Essa talvez seja a parte mais difícil. Logo, se você sente que você não quer fazer isso, que você quer só a organização da semana, não precisa.

Pra mim isso não é nem tanto assim por fazer todo dia; mas mais pela sensação nos dias que eu não quero fazer algo e aí eu vejo lá: “Nossa, mas eu fiz tantos dias! Banho gelado eu fiz dez dias… Nossa, eu vou fazer o décimo primeiro!”.

Coloque o que é importante para você.

Páginas Personalizadas

E agora a gente entra nas Páginas Personalizadas. A primeira vai ser a Análise do Mês. 

Então você pode escrever como foi o seu mês e você pode até deixar espaço para cada semana. Dessa forma, você vem na ‘Semana Um’ do mês e escreve como foi essa semana; o que é que deu errado, o que é que foi legal embaixo, que é até a segunda parte: 

O Que Deu Certo – colocar o que deu certo. 

Às vezes, quando a gente se organiza melhor, quando a gente tem um planejamento melhor, a gente vê as coisas que não dão certo. Ver o que você tentou fazer e não conseguiu. E é importante também ver o que deu certo, ver o que você conseguiu, ver o seu avanço.

Desse modo, você vai ver que o meu Bullet Journal não é superartístico. Ele na verdade é super simples, super fácil de fazer. Não é bonitinho; mas é prático. Porque aqui dá pra colocar o que realmente precisa ser feito, o que é importante para você.

Portanto, essa é a ideia do Bullet Journal de hoje. Eu espero ter te inspirado a criar o seu ou continuar fazendo o seu. Ou talvez mudar um pouco como se faz. E aproveita pra curtir se você gostou; se inscreva no canal! E a gente se vê no próximo vídeo! Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem! Tchau!