Então, agora o que vou mostrar para você vai ser análise de erros. E você já pode ter visto no meu Instagram ou em outros vídeos, mas a gente vai entrar um pouco mais fundo e ver como fazer isso na prática.
A análise de erros é simples, é sempre essa ideia de ver suas jóias lá, as suas conquistas anteriores e pensar agora nessa análise de erro de uma forma como engenharia, quanto mais dados matemáticos você puder ter, melhor vai ser sua estratégia para chegar ao seu objetivo.
A gente vai ter cinco tipos de erros:
- Conteúdo
- Atenção,
- Pulo do Gato,
- Tempo
- Emocional
Primeiro erro
Então, o conteúdo a gente vai dividir em duas partes: uma que vai ser o conteúdo total. Assim, por exemplo, você fez uma questão de eletromagnetismo e não soube fazer a questão, não sabia como fazia ou a a resposta para aquela pergunta.
E o outro vai ser o erro de conteúdo lacuna. Logo, é um assunto que você já viu. Por exemplo, você já viu cinemática, mas você esqueceu uma equação, ou então você viu geometria plana, mas lá na hora “Ai, qual é a lei dos cossenos?”, você esqueceu.
Então esse é um erro de lacuna que às vezes basta a resolução para você lembrar, ou uma meia dúzia de questões e você relembra bem o assunto.
É muito mais fácil de você recuperar isso, é muito mais fácil de você ficar bem em um erro de lacuna só fazendo uma lista extra desse assunto, por exemplo.
Segundo erro
O segundo erro vai ser erro por atenção. E atenção, às vezes, pode ser uma interpretação que você faz errado ou é um erro de conta, ou alguma besteirinha, uma conversão de unidades… E esse erro de atenção, e o que costuma dar certo é, muitas vezes, fazer provas mais fáceis.
Terceiro erro
E aí o terceiro é erro de pulo do gato. Você vai fazer uma questão e precisa ter um raciocínio meio cientista e você não teve esse raciocínio, faltou o pulo do gato. A gente precisa ter visto uma questão similar e visto a resolução para depois aprender e depois de muito tempo você consegue fazer do nada, fazer sem ter visto aquele tipo de questão.
Assim, eu falo com a experiência do ITA, porque a gente via as questões muito, muito difíceis e sempre pensava:
“Nossa, como alguém consegue pensar isso? Precisa ser gênio pra fazer essa questão”.
Só que aí você vai aprendendo com as resoluções, vai pegando várias resoluções diferentes e vai, aos poucos, tipo formiguinha, trabalhando e depois de um tempo, depois de meses, às vezes anos, vem uma questão difícil e você consegue fazer.
Então essa é a ideia nesse erro de pulo do gato, nessa mágica que às vezes é a interpretação, às vezes é como você vai montar o problema… Às vezes é comum misturar vários assuntos. Então, isso é super normal errar, a estratégia, muitas vezes, é você fazer provas de vestibulares.
Quarto Erro
E aí o quarto erro vai ser erro de tempo. O erro de tempo a gente acha que é somente pelo tempo, mas na verdade são esses outros. Na verdade, às vezes, é pulo do gato, porque você está há muito tempo lá pensando, ou às vezes é lacuna, porque faltou alguma coisa e você está tentando tirar da cartola uma equação que você não lembra direito. Ou às vezes é erro porque você não viu o assunto e você está mesmo, assim, batalhando.
Então, a gente precisa entender o erro de tempo que ele não é só tempo. Podem ser esses outros erros também.
Quinto Erro
E o quinto erro é o erro emocional, é o erro que vem do nervosismo, da tensão. Então você chega lá na prova e ela está ali na sua frente e você pensa:
“Meu Deus, isso aqui é a chance da minha vida, eu preciso ir bem nessa prova”.
Você erra uma questão e já acha que vai ser aprovado somente ano que vem. Então, é o quinto erro, o emocional, o branco ou o nervosismo. A gente vai trabalhar esse erro fazendo provas antigas e vendo que o dia da prova é mais um dia de estudos. Às vezes quando você tem dias de provas antigas em casa e é muito comum para você, toda hora você faz provas antigas, você vai chegar lá na prova, no dia mesmo do Enem, do vestibular, sabe, e vai ser fichinha para você.
Então é isso, muito obrigada por assistir e bom recomeço de estudos para você, espero que dê tudo certo esse ano, que você consiga estudar bem; Siga essa ideia dos erros e a gente vai se falando nos próximos vídeos. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. E a gente vê aqui no próximo vídeo. Tchau.