De um lado, férias, esquecer o Enem, aproveitar a vida, se desligar totalmente, mas de outro aquele pensamento, aquela sensação “deveria estar estudando”. E agora? Então esse vídeo é pra quem está no meio do caminho e quer uma solução intermediária. Férias mais estudar duas horas por dia e ter uma sensação de missão cumprida pra curtir as férias com a consciência tranquila.
Então eu posso contar que, quando eu tirava férias eu achava que eu ia estudar muito, eu levava todos os livros e eles iam só passear… Eram super pesados. Iam e voltavam sem que eu tivesse aberto cada livro. E aí, com o tempo, eu fui vendo que isso não dá certo, é mais fácil levar alguma coisa mais específica.
Por exemplo, só um livro que você quer usar ou somente algumas provas antigas. Já pensar antes no que vai ser mais importante… Ou às vezes hoje, um tablet que você já tem lá tudo o que você precisa. Então, a ideia é fazer uma dose mínima de estudos, algo como duas horas… E isso tem vários benefícios.
O primeiro é que acaba a sensação de culpa, então você vai poder aproveitar sem ficar pensando toda hora na prova. O segundo benefício é que você continua evoluindo no que importa. Então, se você precisa mais de matemática, você continua estudando matemática; ou se você já está nas provas, você continua fazendo e evoluindo. O terceiro benefício é que mantém a memória fresca, assim, vai ter aquela sensação em agosto de trocentos conteúdos pra você revisar, porque você já vai fazer agora, nem que seja 30 minutos por dia. E, por fim, vai fazer voltar a estudar, ser muito mais fácil, mais tranquilo, menos traumático.
Logo, como aproveitar ao máximo essas duas horas de estudos? Como é um tempo pequeno, a gente vai ter que ter intencionalidade, vai ter que fazer cada minuto contar de verdade. E, pra isso, é legal entender quais ações dão mais resultado. Pensa, por exemplo, na sua rotina, qual é a matéria que você precisa avançar mais? De repente, você estuda essa matéria por uma hora e meia quase todos os dias das férias. E, olha só, pra essa matéria é como se você não tivesse tirado férias.
Então, por exemplo, se você está começando e precisa evoluir muito em matemática, é uma ideia estudar matemática uma hora e meia por dia. Mas se você já faz provas antigas, se já está evoluindo, fazendo várias provas, você pode fazer provas. E não precisa fazer a prova inteira pra corrigir no outro dia, faz provas como lista, aí você pode fazer uma questão de corrigir essa questão e depois vai pra outra. E assim em uma hora por dia você vai fazer várias questões.
Você viu o que eu falei uma hora e meia? Por quê? Porque esses outros 30 minutos, o que eu queria te sugerir, é uma Lista Sniper. Então, tudo de uma matéria diferente pra você fazer uma Lista de Sniper, pra sempre manter tudo fresco na memória.
E, na prática, toda semana você vai poder fazer cinco Listas Sniper, além da uma hora e meia que a gente combinou da matéria mais importante, da atividade mais importante. Assim você consegue estudar duas horas todo dia. E é algo que não te vai descansar muito, mas é algo que vai te fazer evoluir do que você mais precisa, vai manter tudo fresco na memória e, ó, não é tão difícil assim, concorda? Então, essa é a ideia. Esse é um vídeo super curtinho, só pra te dar essa ideia de estudar duas horas. Então, uma hora e meia de matemática, mais meia hora de Lista Sniper ou, se já estiver fazendo provas, uma hora e meia de provas e 30 minutos de Lista Sniper, cada dia uma matéria diferente.
Portanto, essa é a ideia de hoje. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem e a gente se vê aqui no próximo vídeo. Tchau.