Ícone do site resumov

[YouTube] Como estudar por questões como Thomas Edison


Thomas Edson falhou 1000 vezes, e você, errou quantos exercícios hoje?


Hoje a gente vai ver como Edson trabalhava, que é exatamente como você deveria estar estudar.  

Imagina um mundo em que as ruas são iluminadas com lamparinas a óleo ou a gás, e incêndios de várias casas com vítimas fatais acontecem toda hora.

Isso era inaceitável para Edison, ele  imaginava um mundo iluminado e seguro. Imaginava casas com lâmpadas acesas durante o jantar, e bebês dormindo à noite, sem risco de incêndio.

na prática, ele queria criar uma lampada barata, que todo mundo pudesse comprar.

E isso envolvia encontrar um filamento (esse fio aqui) que aguentasse altas temperaturas, emitisse uma boa luz e não queimasse.

E foi uma saga encontrar esse filamento.

A ideia de tentar 1000 x veio de testar todo tipo de fio aqui. Na verdade ele testou mais de 6000 mil tipos de filamentos. 6000. E cada vez ele tinha que encomendar ou ir atrás desse filamento.

 

Ele testou até o fio da barba de um homem que encontrou na rua.

E aí, o mais impressionante é que ele ia lá testar o novo filamento, como uma criança que ganhava um presente de natal, e quando não acendia ou queimava ou algo assim… ele não ficava pra baixo, ele não se desesperava (ai meu Deus, por que isso acontece comigo?)

Não, ele pensava assim:

Pronto, encontrei mais um fio que não serve, 1 a menos.

 

Então, isso é algo que você pode usar ao estudar por questões.

Porque estudar por questões de prova é IGUAL a errar!

Porque você vai errar e muito. E quanto mais você erra mais você aprende um jeito de não fazer, e esse é o jeito que você não vai fazer na prova, e logo depois você aprende como resolver.

 

E aí vai ser igual ficar achando filamentos, porque você vai errar de novo, muitas vezes a mesma questão, 10 minutos depois, ou no dia seguinte, ou no mês seguinte. Você erra erra erra, é até inacreditável o quanto a gente pode errar coisas que a gente acabou de estudar.

E isso é todo mundo.

O cérebro foi feito pra aprender coisas que acontecem todo dia, e não esporadicamente.

Quem consegue ter um desempenho incrível nessas provas é alguém que já errou muito, e que já estudou muitas resoluções, que estudava tanto que sonhava que tava resolvendo questões, que tem calos na mão de tanto resolver.

É alguém que não tá mais nem aí se erra ou se acerta, ela vai conseguir resolver de qq jeito, porque o nome já está na lista de aprovados.

Nas 6000 vezes que não dava certo, o Edison não se desesperava.

Isso você precisa entender, você! Você precisa entender que quem passa em qualquer curso ou qualquer lugar super concorrido, como medicina, no ITA, quem faz olimpíada de matemática, todo mundo senta pra estudar e erra.

 

TODO MUNDO

 

Não leve pro lado pessoal! Não é porque sua professora da quinta série não te ensinou direito que toda hora você tem que bater de novo nessa tecla.

 

Esquece o passado, esquece as histórias, viva aqui o presente errando e aprendendo, como um cientista, um inventor.

 

E nesse processo descubra também como você aprende melhor.

 

O Edison também era conhecido por ser o cientista das mini sonecas. Quando ele precisava resolver algum problema muito difícil e ele via que não estava saindo, ele ia dormir. E ele dormia só o suficiente.

Ele sentava com uma esfera metálica na mão, pegava no sono, e quando o sono ficava mais profundo ele soltava a esfera, e isso o acordava, pronto pra ir resolver o problema com a mente fresca e descansada.

 

O Salvador Dali fazia a mesma coisa quando queria criar um quadro de outro planeta, nunca antes pensado.

Mas ele deitava na cama, ou no sofá. =)

Então olha só, eles iam atacar o problema com 2 coisas:

 

Então quando errar: Você ganha muito mais indo com a mentalidade, de ops, não é assim que se resolve, vamos aprender como fazer?

 

Nicolas Tesla também trabalhava com o Thomas Edison, e olha, ele até brincava:

“Se Edison fosse encontrar uma agulha no palheiro ele examinaria palito por palito, até encontrar a agulha.”

E o seu pode ser questão por questão.

 

E assim, veja que ele começa com o objetivo em mente, e o SEU pode ser: ser um medico ou engenheiro incrível, encontrar a cura de uma doença, ou passar na sua prova.

Depois ele criava planos mentais de como solucionar esse problema. 

 

Mas é  a persistência de continuar apesar dos erros e sem drama, que fez Edison ser tão brilhante. Não é sentar lá e ficar pensando em ideias, é pensar sim, mas logo depois ir pôr a mão na massa e experimentar, e fazer questões.

É assim que você precisa estudar por questões.

E aí você entende a frase dele:

“Um gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração.” 

 

Assim, você pode ser um cientista do ENEM, da Fuvest, do ITA.  

 

Tenha seu objetivo em mente, depois execute, sem pânico, todo mundo erra.

Edison falhou 1000  vezes, e você, quantos exercícios errou hoje?

Estude por questões como Thomas Edison! =)