Ícone do site resumov

Como Estudar (ou Não) na Véspera da Prova


A sua vida é uma pulseira. Vamos pensar assim. Essa época de se preparar pro vestibular não é nem uma miçanga, é um terço de uma miçanga. Você tem isso aqui tudo de vida. A prova está chegando e você pode estar se perguntando: Como estudar nessa véspera? O que é o mais importante? Ou será que é melhor só descansar? Então, ao invés de enumerar várias dicas, eu vou te dar duas opções e você escolhe qual acha melhor e eu te conto a minha opinião.

Ver assuntos novos ou revisar?

Então vamos começar pelo lado mais estratégico e depois a gente vai pro lado mental. Por exemplo, o que é mais útil agora: Ver assuntos novos ou revisar?

Então, pensa um assunto novo, aquele que você demora dez horas pra aprender! Enquanto isso, com essas dez horas, você pode revisar tantas coisas e garantir que acerte tantas questões. Ou seja, ver assuntos novos não é o melhor uso do seu tempo e revisar aumenta a probabilidade de acertar mais questões. 

Por isso o ganhador é… Fazer revisão!

Rever os erros ou assistir aulões?

Aí tá, você vai fazer revisão. Qual é a melhor revisão? Pegar questões erradas ao longo do ano ou assistir aulões de revisão? Então, pensa aí, cada um tem prós e contras!

Estrategicamente, o que é melhor é dar uma olhada nos seus erros. É ver o que você errou na prova. Então, se é o ENEM, provas do ENEM; provas do vestibular que você vai fazer. E rever tudo isso. Mas o que acontece muitas vezes na reta final é que você não tem mais tanto gás, pra voltar nos erros ou pra ficar olhando as suas provas. Então, se for esse o caso, pode ser legal assistir aulões, sim. 

Então a gente não pode demonizar a aula, falar que ela é o inimigo. Porque muitas vezes esse estudo passivo, de assistir aula, de, sabe, ficar lá no sofá assistindo essa aula, pode ser uma revisão suficiente, pode ser algo que não cansa tanto e que é mais agradável, principalmente quando a aula é legal. Mas, assim, o ideal é fazer os dois. Então dá uma olhada nessas questões, mesmo que, assim, só a matéria principal, mesmo que só algumas provas. E assistir algumas aulas.

Aulas gravadas ou aulas ao vivo?

Tá, e aí, o que é melhor: Aulas gravadas ou aulas ao vivo? Então vamos lá! Aulas gravadas são editadas, são mais curtas, são mais direto ao ponto; mas não têm piadinhas, não têm todo mundo conversando no chat, não têm todo mundo na sofrência junto. Mas também não têm essa tensão de ver todo mundo comentando sobre a prova. Então cada um tem seus prós e contras. E pra isso, tem que ver o que você precisa. Então, se você precisa de mais badalação, mais energia nos seus estudos, vendo a comunidade, vendo todo mundo interagindo? Ou você precisa de mais calma, mais paz? O que é melhor pra você?

Estudar ou descansar?

Inclusive, você não precisa estudar o tempo inteiro agora na reta final. Dá pra descansar também. Esse é o próximo ponto: O que é melhor, estudar ou descansar?

Eu diria pra não escolher nem um, nem o outro e tentar incluir os dois na sua rotina, por mais que pareça muito louco. Então, estudar de uma forma que você ainda tenha tempo sobrando pra descansar, pra fazer coisas que descansem, assim, o seu corpo físico, a sua mente, sabe, que não seja só o descanso assistindo Netflix. Então, fazer uma caminhada, um exercício físico; ou fazer algum hobbie que você tem; ou encontrar amigos, conversar com eles. Fazer alguma coisa legal mesmo, que não seja só ver uma maratona de série na Netflix. 

Inclusive, exercício físico é algo que vai melhorar o seu desempenho na prova, o seu sono, o seu nível de estresse. Então, assim, não tem motivos pra não fazer. Além da preguiça.

Lista ou simulado?

Uma outra dúvida comum: É melhor fazer provas antigas, como lista, ou simulados? E, assim, esse não é o momento de simular, sabe; de pegar a prova, sabe, duas semanas antes do ENEM, uma semana antes, você simular e sentir todo esse estresse de ter que fazer todas essas questões nesse pouco tempo e treinar estratégias, sendo que a prova já está ali dias depois. Eu acho que é extremamente estressante e desnecessário.

E se eu não passar?

E o último ponto é o sentimento ou pensamento que você pode ter agora na reta final, que é do tipo assim: Se eu não passar, a minha vida vai acabar? Ou, se eu não passar, está tudo bem, eu posso estudar de novo…? Ou, se eu não passar, sabe, vou continuar do mesmo jeito…? Ou alguma outra coisa.

Essa questão de tudo ou nada, então, de ‘se eu não passar, a vida vai acabar!’. E, assim, eu falo isso porque eu era totalmente assim. Então eu ia fundo,sabe: Se eu não passar, a vida vai acabar! Eu nunca mais vou passar! Eu vou morar embaixo da ponte, minha família vai ter vergonha de mim, ninguém vai querer ser meu amigo! Namorado, então, esquece!

Então, você vai longe por um negócio que não precisa ser tão grande. Sabe, é como, assim… Tem até uma pulseira aqui. A sua vida é uma pulseira, vamos pensar assim. Essa época de se preparar para o vestibular não é nem uma miçanga, é um terço de uma miçanga. Você tem isso aqui tudo de vida. E, às vezes, a gente está aqui nesse pedacinho achando “Ai, nossa, vai acabar a minha vida se isso não der certo!”; às vezes, tem outro caminho mais legal pra você; ou, às vezes, não tem problema demorar um pouco mais. 

Então, essa fixação de “Nossa, tem que ser agora e se não for agora já era a minha vida!” é um negócio que mais atrapalha. Então você não consegue estudar direito e só aumenta o estresse! Inclusive, isso aqui é semente e açaí, eu trouxe lá de Macapá. 

Lidando com esse sentimento

E aí, pra esse tipo de pensamento, é legal você ter alguma prática de escrita, de, sabe, escrever em um ‘journal’, um diário e, sabe, conversar com uma psicóloga e observar, observar esse tipo de coisa. Porque realmente é um pensamento que faz mal, que não te ajuda a ir pra frente, que não te ajuda a estudar, que não te ajuda a ficar bem. Então, a gente tem que policiar isso, sempre policiar. Afasta esse pensamento de você e, assim… Ó, pensa comigo, depois vai passar a prova, você vai lá fazer a prova de tarde; à noite, é vida normal. Você vai o quê? Assistir uma série, comer alguma coisa, você vai dormir. Sabe, não vai ser uma mudança tão drástica logo na noite. 

Enfim, é difícil falar isso não tendo vivido fracassos assim. Porque depois que você vive coisas que você queria muito e não conseguiu e você vê: “Nossa, não é o fim do mundo!” realmente. E outras coisas que você queria muito e você conseguiu, você vê: “Ah, não era tão bom quanto eu imaginadava!”. Acho que eu não sei se eu ajudei com esse papo; mas é o que tinha pra hoje. 

O que a prova mede?

A prova, ela mede uma habilidade específica, isso não quer dizer que você é melhor ou pior que ninguém. É só uma habilidade, é só fazer prova. Então, pensa você lá na sua profissão! Você ir bem em provas, você ser uma pessoa que acerta muita prova, não quer dizer que você vai ser um bom profissional. Ou vice-versa. Sabe, então é bem separado uma coisa da outra.

Então, na sua sua profissão ou na faculdade, mais pra frente, outras habilidades vão ser importantes. Então, assim, uma parte disso é não ficar mal de você não ir bem, sabe, de você ver: “Nossa, isso é tão difícil pra mim!”. É uma habilidade que nem é tão importante.

Então, assim, no Brasil a gente vê muito isso. Porque não tem vaga pra todo mundo. Então é preciso fazer essas provas, esses exames, assim, padrões, padronizados. E acaba que todo mundo tem que fazer a mesma coisa. Às vezes é uma pessoa que, sabe, quer uma profissão que não tem nada a ver com isso… Tem que fazer o mesmo caminho! De exatas, de, sabe, redação, de tudo igual todo mundo. Mas, será que esse é o melhor caminho? Então, sempre separa isso. Às vezes, ah, você não está indo bem em matemática ou alguma outra matéria, não quer dizer nada, não quer dizer que você não vai ser um bom profissional. Você vai ser um bom profissional. Porque não depende disso. 

Então é só como se fosse, assim, uma porta que você tem que abrir. Vestibular é isso, né, é uma porta que você tem que abrir pra ir pra faculdade e fazer o que você quer lá na frente. E às vezes demorar um pouco mais não tem problema. E às vezes até tem vantagens. Então você entra com mais maturidade na faculdade, com outra cabeça, vai aproveitar de outra forma e também vai ser um profissional melhor. 

E eu digo assim por experiência própria, de ter entrado muito cedo e, sabe, me zuarem e eu não entender piada e eu, sabe… Bom, isso é papo pra outro vídeo.

E, assim, uma última coisa pra gente acabar o vídeo é assim: Você provavelmente está vendo vários vídeos, ‘Ah, o que fazer na reta final?’, tal, ‘Estratégias de provas’. Ou talvez você seja até Sniper e esteja lá assistindo os vídeos com a gente, fazendo as lives. E pode ser que você esteja pensando “Nossa, eu tenho que fazer isso e isso, isso, isso e isso!”, muita coisa! Mas, calma, não precisa fazer tudo isso. Às vezes a gente dá dicas assim: “Olha, faz isso! Faz aquilo!”. Mas não quer dizer que você precisa seguir todas. Às vezes só uma que você segue, aplica, ou alguma outra ideia que você tem, só isso pode ser suficiente.

Então é isso, pega leve consigo mesmo e muita tranquilidade agora nessa reta final! Um estudo mais calmo, mais tranquilo, dando uma olhada em questões que você errou. 

E é isso, então continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem! E uma ótima prova pra você!