Hoje eu respondo a dúvida do Murilo Alexandre, e a dúvida é a seguinte: como conciliar ensino médio e vestibular? Eu estou no primeiro ano agora, e tenho muita dúvida se começo a estudar para o Enem desde agora. A resposta para essa pergunta envolve duas palavras, a primeira é aprofundamento, a segunda é revisão. Então vamos passo a passo!
Esse texto está em formato de vídeo abaixo:
O aprofundamento vai ser basicamente pegar tudo que você tá vendo na escola, você vai aprofundar para o nível da prova, porque uma coisa é o assunto que é dado na sua sala e a lista de exercícios da sua sala, e outra coisa é o nível da prova, então é provável que o nível da prova seja mais alto que o nível da lista de exercício da sua sala.
Então você vai ter que fechar esse GAP e aumentar o nível de questões que você tá fazendo, então quando você pensa no ENEM você vai ter que pegar questões contextualizadas, aquelas questões que você precisa interpretar, já tem que treinar dessa forma, por exemplo, você tá estudando cinemática e as questões que o professor fala são bem diretas; o que que você vai fazer?
Você vai pegar questões do Enem, questões de textos maiores que você tem um problema e criar o problema matemático a partir da interpretação da questão, e isso vai te fazer aprofundar no assunto que você tá fazendo e se preparar para o ENEM desde agora.
Então já começar a pensar nessas questões específicas do ENEM, e para provas específicas, se você tá fazendo Fuvest ou vai fazer ITA, qual que vai ser ideia? Você vê um assunto na escola e em casa, quando você for estudar, você já vai pegar listas desses assuntos, dessas provas.
Logo, pra Fuvest você pode pegar questões ou listas de exercícios do grupo exatas, você entra lá no site e seleciona a prova, o assunto, e pode pegar as listas ali ou você pode pegar em um aplicativo de questões; e aí já veja como é cobrado esse assunto que você tá estudando, para você sempre se aprofundar. Então para não ter nenhum assunto, nenhum mesmo, que você só vê a aula faz a lista de exercício e pronto.
Alguns pontos sobre isso: a primeira coisa vai ser para você não se desesperar! Não se desespere, quando você passar da lista da sua escola para lista de vestibular, para prova de vestibular, porque é muito diferente, então é normal que você vá muito bem na escola, e você faz a lista bem direitinho da escola e depois você vai passar para prova e é outro planeta!
Mas o que que você tá fazendo? Você tá adiantando o que você faria no primeiro ano de cursinho, no segundo ano de cursinho, agora já no primeiro ano, no segundo ano do ensino médio; isso vai te fazer economizar tempo, já quebrar a cabeça agora para passar logo de primeira, porque essa ideia.
E aí uma ideia para facilitar esse GAP, você ir da lista da escola para prova antiga, vai ser fazer algum curso específico para o vestibular, e aí você vai complementar esses assuntos com o que é visto na escola, porque às vezes você assiste na escola e aquela explicação não fica tão fácil de entender, e às vezes você ir direto para o livro não é tão fácil, então pode ser uma ideia você pegar um curso online específico.
Quando você tá no ensino médio você fica toda hora desesperado para acabar logo, você pensa: nossa falta tanta coisa, tanta coisa… E não é pra se sentir assim, então cada assunto que você tá estudando, vai ser uma questão da prova, às vezes até duas questões.
Então vai com a ideia de que cada assunto que você tá vendo vai te levar onde você quer chegar, vai te dar uma questão no dia da prova. Então sem desespero de acabar logo, passar logo… Estude com qualidade, aprendendo muito bem o que você tá vendo hoje, porque é isso que vai te fazer passar de primeira, ou passar em um ano de cursinho, vai ser ver muito bem os assuntos hoje já se aprofundar e ficar muito bom.
E agora a segunda palavra vai ser: revisão.
É importantíssimo que você faça revisões, porque se não o que vai acontecer é que você vai ver um assunto no primeiro ano e depois vai passar um ano sem ver, pelo menos, vai voltar a ver no terceiro ano e vai ser como se nunca tivesse visto; então vai ter um esforço tão grande para aprender aquele assunto, para revisar, que vai ser quase equivalente a aprender de novo do zero.
Então a gente não pode deixar isso acontecer, a ideia da revisão é que com o passar do tempo você precisa de menos tempo para relembrar esse assunto, e o assunto fique fresco na sua memória, então isso é muito importante para quem tá no ensino médio, vai ser aprofundamento e revisão, e eu vou te dar uma ideia de como você pode revisar.
Você vai criar um sistema de revisão simples com simulados, por exemplo, a primeira quinta do mês você vai fazer um simulado de física, e aí você faz um desse para cada matéria, mas pensando em física, digamos que você tá no segundo ano e você quer passar de primeira, então o que você vai fazer?
Você vai pegar essa quinta-feira, vai fazer um simulado e vai incluir assunto do primeiro ano e assunto do segundo ano, então você pode pegar uma lista os assuntos do primeiro ano, por exemplo, cinemática, trabalho, energia, dinâmica e mais alguns assuntos do segundo ano que você tá vendo agora; e você vai fazer quatro questões de cada um desses assuntos, e aí vamos ter 20 questões e você separa duas horas, 120 minutos para 20 questões, que vai dar seis minutos.
E isso vai ser provavelmente suficiente para você fazer essas questões e depois você vai precisar de mais tempo para rever o que você errou, para prender de novo o que você tiver esquecido, enfim para relembrar esse assunto, mas vai ser super importante que você faça revisão e se você achar que são muitas questões, que tá muito cansativo, você pode fazer três de cada, e assim você revisa os principais assuntos do primeiro ano e não esquece, fica fixo, fica fresco na memória, e isso vai ser muito bom para quando você chegar na prova e tiver lá o que você sabe, então é essa a ideia, e isso você faz para todas as matérias.
Já vai fazendo isso, já vai se acostumando com esse tipo de estudo, não deixa para começar a estudar para o vestibular só no terceiro ano.
Para mim, pelo menos, eu comecei a estudar dessa forma só no segundo ano, não comecei no primeiro ano, e foi determinante! Se eu não tivesse estudado no segundo ano eu não teria passado de primeira, eu teria, com certeza, precisar de mais um ano de cursinho, porque o meu segundo ano foi tão intenso quanto o terceiro ano e isso você vai decidir, então se você quer curtir mais a vida, fazer outras coisas, não quer estudar, deixa pra estudar no terceiro ano, mas saiba que vai ser mais difícil passar sem estudar direito no segundo ano.
Vai ser uma questão de ter um equilíbrio, porque também tem que ter uma vida própria, então tem que fazer algum esporte, tem que curtir os seus amigos, tem que sair para passear e tudo mais… Você vai ter que achar esse equilíbrio, que foi algo que eu falei nesse vídeo de como lidar com os seus pensamentos, e vai ser muito legal você aplicar o que tem lá, criar um tempo para si mesmo, e já pensar nessa preparação de alto nível, não deixar para estudar só no terceiro ano, ou só depois do ensino médio como uma maioria das pessoas faz.
Assim você já passa de primeira ou já passa com 1 ano de cursinho, e já vai pra faculdade, vai para nova fase da sua vida. Então essa é uma ideia, isso que eu recomendo que você faça desde agora, já vá com essa ideia de passar, essa ideia de preparação de alto nível, como se você tivesse mesmo no terceiro ano se preparando para o vestibular, e já faça os ENEMs. Por exemplo, eu lembro até que eu fiz a prova do ITA no segundo ano e eu não passei, mas eu vi toda a estrutura, como é que você faz uma prova, como é a mesa onde você vai sentar, onde é que o fiscal fica…
Como é você fazer a prova mesmo, como é escrever no gabarito e tudo mais; e aí quando eu fui fazer de verdade no ano seguinte eu já sabia isso, então tirou um pouco da pressão, na verdade a pressão continuou, mas eu já sabia como lidar com a prova de uma forma melhor, porque eu já tinha passado por aquilo no ano anterior.
E quando você tiver no terceiro ano eu recomendo que você entre no sniper de questões, para você desenvolver ainda mais a sua habilidade de fazer provas e entender como melhorar o seu desempenho. E é isso, Murilo! Eu espero que eu tenha respondido sua pergunta, e a pergunta de outras pessoas que têm a mesma dúvida.
E se você gostou desse vídeo deixe um like, deixe um comentário aí embaixo! Então é isso, eu espero que tenha sido útil pra você esse vídeo, e se você não tá mais nem no primeiro ou segundo ano, nem no ensino médio, eu espero que de alguma forma tenha sido útil, nem que seja aquelas questões das revisões, é uma coisa que dá para você aplicar mesmo depois; e outra coisa, não se sinta mal se você não fez isso no ensino médio.
Às vezes a gente aproveitou de outra forma, de uma forma que criou amizade, inteligência emocional… Então o que quer que tenha acontecido, agora é bola pra frente, vamos ver como resolver daqui pra frente! Então é isso, e até o próximo vídeo, obrigada por assistir, tchau tchau!