Quando estamos estudando para o vestibular é fácil pensar:
Só vou estudar essa matéria pro vestibular, não vejo a hora de isso acabar
Nunca vou usar essa matéria
Esse assunto é insuportável
Odeio essa matéria
(…)
Eu proponho uma mudança de paradigma. Sim, pode ser que você nunca use esse conhecimento pra nada. Mas essa é a exceção! Vamos pensar em como somos gratos por todo o avanço científico:
- Das ciências exatas. Assim podemos viajar de avião, morar em casas resistentes, construir arranha-céus, andar no bondinho no pão de açúcar, conservar os alimentos por mais tempo… ter um celular, mandar mensagem, assistir vídeos no youtube.
- Das ciências biológicas, muita gente nem estaria aqui se não fossem os remédios.
- Das ciências humanas. Se não houvesse a evolução das leis humanos, ninguém seria preso por assassinar alguém, ninguém teria direito de julgamento, e como se viajaria para outro país?
- Das artes: Através das artes podemos compreender melhor nossas emoções, entender a alma humana, e sentir aquele que o artista quis expressar.
A mudança de paradigma surge a partir de uma sensação de agradecimento por existir tanto conhecimento disponível ao seu alcance.
Caso você discorde, podemos pensar na interdisciplinaridade das profissões do futuro! Por exemplo, digamos que você quer ser engenheiro e não suporta biologia, mas quem sabe um dia você precise fazer engenharia aplicada à medicina. Já pensou?
Ou você quer ser historiador, o que não tem nada a ver com biologia, física, química, certo? Errado! Pra entender a história, com ampla visão de mundo, é fundamental entender as fases pelas quais a humanidade passou, que avanços científicos mudaram o curso da história das civilizações, e por aí vai.
Sempre dá pra achar uma utilidade para o que estamos estudando.
E finalmente, várias pessoas foram queimadas na fogueira porque simplesmente queriam estudar essa física do ensino médio.
Então mãos à obra, vamos estudar!