Então você está estudando um assunto novo, caiu de paraquedas no livro ou na videoaula, e você vai estudar o assunto. Com que mentalidade é legal começar? Começar a estudar fazendo perguntas. Por exemplo, você vai estudar embriologia e se pergunta “O que é isso?”, e você vê que o livro está tentando fazer um zigoto ser um embrião.
Dessa maneira, você pensa “nossa, ele quer transformar um zigoto em um embrião”, essa é a matéria de embriologia. Então, sem olhar o livro, o que eu poderia pensar que é que vai acontecer que vai transformar um zigoto em um embrião.
Esse post está em formato de vídeo abaixo:
Nesse caso, você pensa “ah, eu posso ir pra frente, se transformando em várias células, do zigoto ao embrião, ou posso vir do embrião e pensar quais seriam os passos anteriores. Então, fazendo isso, você tentar achar um ponto em comum nesse processo evolutivo.
Esse é um exercício muito legal, porque você tenta juntar os pontos, igual aqueles pontinhos em livros de 7. Tente fazer isso, depois você olha no livro, junte as duas coisas. Dessa forma, uma matéria que poderia ser difícil/chata, pode ser um quebra-cabeça que você está tentando resolver junto com o livro, e esse fato de você tentar resolver, vai ser um estudo super ativo.
Logo, você vai estudar e sempre tentando ir mais rápido que o livro (ou videoaula) e o livro tentando te mostrar, e você tentando questioná-lo, pensando junto com ele, é muito legal! É uma coisa que eu recomendo demais
Então, veja como um quebra cabeça e faça perguntas. Portanto, se você for estudar tonoscopia, se pegunte “o que é isso?”, “qual o objetivo disso?”, e a partir dessas perguntas, você vai respondendo.
Às vezes você tem textão pra ler (um livro, uma apostila) e está com preguiça, que é uma coisa que a gente tem mesmo, você vê o título e pode se perguntar “o que é isso? Vamos dar uma olhada aqui por alto para a gente entender o que é esse assunto”; essa é uma boa forma de ler, lendo procurando responder perguntas.
Assim, você se pergunta sobre o título e vai atrás, na teoria, saber o que é aquilo. Então, “segunda lei de mendel” você vai entender o que é, sempre com essa postura ativa de se perguntar e tentar responder essas perguntas, e enquanto você está tentando responde-las, dê uma ênfase nessa conexão, sempre respondendo e conectando, colocando as peças no quebra-cabeça e juntando uma coisa com a outra, como se fosse uma teia de aranha do conhecimento.
É lega também ver aplicações, por exemplo você pensar no logaritmo.
“Pra quê ele existe?”. “Nossa, para quê criaram esse negócio?”. “Pra que serve isso?”.
Então, você vê, lembra que antes não tinha calculadora e pensa em como eles iam fazer contas de distâncias de planetas, aquelas contas astronômicas… Pelo logaritmo!
Ele simplifica um número gigante pra você fazer as operações matemáticas com mais facilidade, essa é a ideia do logaritmo. Logo, saber disso vai te ajudar a saber as aplicações do logaritmo e até mesmo gostar da matéria, porque quando você gosta, aprende com muito mais vontade, se interessa muito mais.
Isso é uma coisa legal também! Ver aplicações é uma coisa que pode carregar consigo durante a faculdade ou depois de se formar, então você está na faculdade sempre pensando “qual a aplicação disso que eu tô estudando?”.
Até mesmo no começo do curso, por exemplo, de medicina, que mostram biologia molecular ou bioquímica, algumas coisas que muita gente nem gosta, você pode ter um exercício interessante de pensar “por que eu usaria isso?”, isso vai tornar o seu estudo muito mais agradável.
Uma ideia também é fazer isso durante a aula. No vídeo anterior, eu falei pra você anotar, anotar durante a aula, fazer esquema/padrões e depois analisar. Então, sempre faça isso durante a aula, essa é a melhor maneira de assistir aula, vai ser um estudo super ativo.
Agora, pensa comigo: Qual a pior maneira de assistir aula?
A) Assistir e não anotar nada
B) Assistir e interromper toda hora para ver o celular
C) Viajar na maionese com qualquer coisa que alguém fala
E qual a pior maneira de estudar?
A pior de todas é você sentar e não querer entender, só querer decorar, abrir o livro ou videoaula e só querer decorar.
Portanto, tudo é melhor entender, até história; às vezes você quer uma revolta regencial, quando você poderia simplesmente pensar no que causou, que grupo estava insatisfeito com o que e por que? Esses porquês podem te levar até o princípio, com esses porquês você chega na raiz do conhecimento.
Outra coisa muito ruim também é não fazer exercícios, ver uma videoaula ou ler um livro e fazer poucos exercícios ou nem fazer exercícios; essa é a maneira mais garantida de não aprender, porque quando a gente assiste uma aula, quando a gente lê, é como se pegasse só algumas peças do quebra-cabeça.
Então, você não tem o conhecimento bem profundo, só viu algumas coisas. Só vai aprender mesmo quando você for estimulado a pensar, quando você tiver que relacionar ideias, fazer inferências, ver padrões, que é o que será feito nos exercícios.
Hoje a gente viu dicas pra aprender mais rápido, e a primeira é ver como um quebra-cabeça, que você está se perguntando o que é esse assunto e como você vai colocar mais peças, como você vai aprender melhor esse assunto.
Espero que tenha ajudado e eu vou te pedir 3 favores. O primeiro é curtir, o segundo é me contar nos comentários o que você achou desse vídeo e se eles estão te ajudando, porque eu quero ter novas ideias de como eu posso te ajudar melhor, e o terceiro é compartilhar com alguém.
Compartilha com algum amigo seu que poderia gostar, porque o canal vai crescer mais assim com compartilhamento, porque a meta pra esse ano é chegar 100 mil. Eu sei que é um número, mas eu imagino como se fosse um estádio cheio de pessoas recebendo essas dicas, então me ajuda a chegar lá 🙂
Se você quiser aprender mais sobre como estudar melhor, como criar um projeto de estudos, como estudar cada matéria, eu te convido a ver o Sniper de Questões, que é um curso que eu mostro exatamente como estudar e como criar um projeto de estudo, quais técnicas de estudo usar. Então é isso, muito obrigado por assistir e desejo um ano incrível pra você.
Até o próximo vídeo.