Hoje vou te mostrar como escrever melhor e ter uma nota mais alta em redação e não vai ser o que você está pensando.
Então, não vai envolver sentar e se esforçar pra fazer a melhor redação do mundo. Isso vai envolver algo diferente, que eu vou tirar do mundo das artes, que também pode ser aplicado em todas as áreas da vida. Tudo o que você fizer, vai dar pra aplicar isso que eu vou te falar. Um professor de cerâmica chegou na sala e separou a turma em 2 grupos:
Grupo da esquerda: a nota de vocês vai ser baseada na qualidade do vaso, quanto mais perfeito for o vaso, maior será nota.
Grupo da direita: a nota de vocês vai ser baseada na quantidade de vasos, então quanto mais vasos vocês fizerem (10, 20, 30), maior vai ser a nota.
Se passaram umas semanas, e chegou ao dia de dar das as notas, e advinha qual foi o grupo que teve os vasos mais bonitos, que atingiu a perfeição na arte da cerâmica?
O grupo que estava focando na quantidade!
Sim, na QUANTIDADE. O grupo que focou na qualidade, que queria fazer o vaso perfeito, ficava só teorizando sobre o que poderia ser bom ou ruim. Enquanto que o grupo que focava na qualidade, errava, fazia besteira, aprendia e já consertava, e assim em cada vaso ele já melhorava.
Foi uma diferença tão brutal que depois esse professor continuou fazendo esse experimento com outros tipos de arte e SEMPRE quem busca fazer muito uma coisa é o que acaba fazendo melhor. Quanto mais você faz, mais você aprende.
Esse texto está em formato de vídeo abaixo:
Oi eu sou a Susane Ribeiro, e nesse vídeo a gente vai conversar sobre como escrever bem e melhorar sua redação.
E vou pedir pra você curtir, se inscrever e ativar o sininho pra receber notificações de novos vídeos.
Uma coisa que acontece ao estudar redação é querer encontrar a formula mágica. Então tem vários canais do youtube que mostram essa fórmula, escreva sem saber nada do tema, escreva sobre qualquer coisa com essa formula. Esses vídeos fazem sucesso, mas pra cada 1 que isso da certo, tem 999 que deram errado. O caminho não é nem ter a formula mágica nem passar 3 horas para escrever a redação perfeita. O segredo é fazer muuuuitas redações, quem sabe umas 3 por semana, por 1 hora.
Uma coisa importante é que você não precisa começar fazendo uma redação perfeita, comece escrevendo qualquer coisa, e assim, começar com redações deprimentes, aquela que você fica até com vergonha de entregar pra professora, que depois de corrigir, ela olha pra sua cara com pena, pensando: “coitado, nunca vai passar!”.
É essa que você tem que escrever, sem preciosismo, sem querer ser a melhor redação do mundo. Dessa maneira, eu te garanto que se você fizer 100 redações mais ou menos você estará muito melhor que quem fez só 10 boas, e melhor ainda do que quem passou 30 horas assistindo videos de como fazer boas redações.
Portanto, se você tiver 50 horas para estudar redação, o que vai ser melhor? Passar 30 horas vendo no youtube como fazer fórmulas mágicas e 20 horas fazendo redação, ou 5 horas aprendendo a estrutura dissertativa e 45 horas fazendo 45 redações de fato?
Você precisa treinar o tempo também, não adianta fazer tudo bonito na redação em 2 horas, sendo que na prova vai ser 1 hora. Além disso, você vai precisar raciocinar rápido, pois vai ser um tema novo, provavelmente. Não se acostume com ter muito tempo para fazer a redação, treine a redação em 50 minutos, pra você chegar lá como um ninja, e não precisa fazer isso de uma vez, é um processo. Não precisa começar já fazendo uma redação em meia hora.
O ideal mesmo é fazer a redação e ter a correção, uma correção boa, pois é nela que está a mágica, que vai te mostrar o caminho:
Faça mais disso, mantenha isso aqui, esse argumento foi fraco…
Eu lembro que eu era péssimo em redação, eu sentava pra escrever e demorava 3 horas, eu não começava nunca. Depois de um tempo, eu pensei que era pra escrever qualquer coisa, fluía muito mais. Eu preparei alguns passos para você fazer a redação.
Então quais vão ser os passos pra ter uma redação sensacional?
1 – Ler ou assistir um básico sobre a estrutura da redação;
2 – Ler o tema, ler textos motivadores, dar uma pesquisada sobre o tema;
3 – Selecionar 2 ou 3 argumentos e criar o esqueleto em cima disso;
4 – Escrever em até 1 hora, tente bastante não passar disso. O ideal é que seja 50 minutos;
5 – Analisar muito bem a correção e aprender com os erros, dando para alguém corrigir;
Repetir 100x rumo à nota 1000.
#desafio100redacoes
Eu lembro que quando eu estava vendo as minhas correções para a Fuvest, a professora chamou minha atenção para coisas que eu nem imaginava. Por exemplo, eu fazia pingos nos I’s muito grandes, e que a minha nota seria bem menor por causa disso, pois pareciam acentos. Esse tipo de detalhe você só vai saber se você fizer. Alguns sites você manda a sua redação digitada. Não tem problema, desde que algumas você faça na mão mesmo.
Duas plataformas que eu recomendo para o ENEM são o Imagine e o Projeto Redação. Elas são ótimas e vão te dar correções bem detalhadas. Alguns sites você recebe avaliações de outros usuários, não é uma avaliação profissional, isso eu não recomendo.
Para a Fuvest eu recomendo o Redação Nota 10, foi a que eu usei para a Fuvest e uso o que eu aprendi até hoje. Servem também para Unicamp e Unesp.
Quando estava estudando pro ITA, eu só escrevia coisas horríveis, e ai decidi na época fazer 1 redação por dia em agosto, e eu realmente fiz 31 redações, depois mantive em 2 por semana e tirei uma nota razoável.
Pra Fuvest, entre primeira e a segunda fase, fiz 3 por semana, já estava conseguindo fazer em 1 hora.
A ideia desse vídeo foi te mostrar esses passos e ter a humildade de entregar uma redação péssima e ficar com vergonha, mas você aprende, sempre errando e aprendendo. Tenta cometer erros que você cometeria no dia.
Quando você é jornalista, você começa escrevendo e depois você só corta, essa é uma habilidade muito boa. Tem até uma carta do Machado de Assis em que ele fala:
Eu não tive tempo de fazer uma carta curta, então vai essa grande mesmo.
Na sua redação, você pode escrever mais coisas no seu rascunho e depois cortar para escrever a definitiva. Não adianta fazer uma redação digna de um Pulitzer em 3 horas se na prova você só tem um terço desse tempo. Se acostume com essa habilidade de fazer redações rápido e não enrole para entregar, não tenha esse medo de entregar redações horríveis. Deixe a professora ter pena de você no começo e deixe ela ver a sua evolução.
Essa é a ideia do vídeo de hoje e eu vou pedir aqueles 3 favores para você, que são:
1) Curtir o vídeo,
2) Comentar. Me conta o que você acha dessa ideia. Você estava fazendo aquele erro de só ver vídeo e não fazer a redação?
3) Compartilha com o seu amigo, pois acho que vai ajudar muito ele, pelo menos essa é a minha ideia 🙂
Então é isso, continue indo atrás dos seus sonhos, e até a próxima semana. Tchau!