Ícone do site resumov

Como Ele Estudou para ser Primeiro Lugar na USP Ribeirão Preto – Ryann Luccas


…Você foi muito importante para a minha prepração, eu usei o Sniper desde 2020, um pouco antes da minha primeira aprovação. Eu ainda peguei a reta final. Então, tudo o que eu sei hoje, a maior parte, eu aprendi no Sniper, mudou completamente o modo como eu enxergava os estudos, pois eu estudava da forma tradicional: assistir aula, fazer questão e tchau. O Sniper fez com que eu mudasse tudo isso e que eu conquistasse a aprovação, foi um papel preponderante na minha prepração, é um sonho estar aqui, porque estar na faculdade dos meus sonhos é associado a isso, a gravar o podcast para expressar o quanto eu estou feliz.

Você passou em medicina na UFOB e continuou estudando? Como foi essa mudança?

Eu estudava no IFBA e no segundo ano do ensino médio atrasou o calendário por conta da pandemia, os professores não deram aula por 8-9 meses. Como eu já tinha me programado para fazer o enem no terceiro ano, eu estudei e deu para passar na UFOB. Tentei realizar minha matrícula, mas foi desafiador, pois ainda não tinha meu diploma, porém eu consegui fazer.

Contudo, as aulas não iam começar ainda em 2021, a gente tinha que esperar até março de 2022. Como eu não tinha certeza se ia dar certo, continuei a estudar para passar na USP, que era meu sonho. Estudei bastante e consegui minha aprovação na USP de Ribeirão Preto.

Por onde você passou e quantas questões acertou?

Eu passei pelo ENEM, usando o SISU. Depois que eu vi meus acertos, eu nem fui fazer as provas dos outros vestibulares. Eu fiz 154 questões no total. Por área: Em linguagens eu fiz 35, em humanas foram 41, em ciências da natureza foram 35 e em matemática foram 41.

Como foi seu ano de estudo?

Eu estudei sozinho desde o primeiro ano. Eu sei gostei de ter essa autonomia, de focar no que precisamos, nas nossas dificuldades. Eu dosei bem a minha vida, pois eu fiz muita coisa no ano da minha aprovação. Eu fazia o ensino médio no IFBA pela tarde. Pela manhã era o horário que eu estudava por conta própria.

Eu fazia uma prova por dia e corrigia em seguida. A minha meta não era por horas, mas era fazer a prova, corrigir e fazer o flashcards. No final já era bem rápido, pois eu ia errando menos. Sexta era o único dia que eu não fazia prova, pois era um dia específico para analisar os meus erros.

E como foi o resultado?

Quando saiu o resultado, foi quando eu mais comemorei, porque eu vi que minha nota foi muito boa, eu fiquei com 821 de média. Eu pensei logo que ia passar em uma universidade muito boa. Foi uma surpresa, eu achei que ia ficar com 800-805. Eu sempre via as entrevistas com os aprovados, e eu sempre me perguntava de conseguia tirar 820, mas quando eu senti essa sensação, foi inexplicável.