O estudante de medicina Rodrigo Vieira da USP Pinheiros nos conta como é um dia na sua vida.
E neste post você encontra os detalhes do curso, quando começam as práticas clínicas e como são as aulas: Como é fazer medicina na USP.
Fiz um texto conciso e pequeno, para apressados, haha
Uma quinta-feita na rotina do terceiro ano da FMUSP
Início da manhã. Levanto. Arrumo. Roupa, sapato. Rua. Chego ao InCor, Instituto do Coração, vinculado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Professor Antonio Lopes. Aula. Principais sinais e sintomas da cardiologia. Excelente revisão: dinâmica e didática.
10:30. Prática em enfermaria, grupinho de 5 pessoas. Dois professores: Dr. Julio Takada, cardiologista de didática precisa. E Isaque (nome fictício), internado há alguns dias, a quem sou grato pelo esforço em nos ensinar, mesmo sabendo que somos apenas estudantes, e não os responsáveis pela sua saúde.
11:15. Salinha. Discussão de caso.
Horário de almoço. Saio do InCor. Gráfica. Imprimo cartazes para divulgar Liga de Autópsia (14 e 15/03). Vou à faculdade, colo alguns pelo espaço estudantil (Porão- CAOC). Estudo um pouco. Almoço.
Começo da tarde. Prova de patologia. Neurocriptococose e tuberculose miliar.
15:00. Fim da prova. Saio da faculdade. Pego ônibus até o ICBIII, Instituto de Ciências Biomédicas III, onde temos aula de anatomia. Amo ensinar, sou monitor do segundo ano em anatomia do sistema urinário.
Final da tarde. Volto para casa. Janto. Estudo um pouco. Banho. Estudo até meia-noite. Prova de moléstias infecciosas no dia seguinte.
Hoje durmo cansado, mas feliz pelo dia que vivi.
Rodrigo Vieira Soares
FMUSP – Pinheiros, Turma 104.