Podcast do Resumov no Google Podcasts ou iTunes, Spotify
Olá, me chamo Gabriela Redondo, tenho 20 anos, moro em Bauru, São Paulo, e fui aprovada no curso de medicina USP – Campus Bauru. Atualmente estou no 4º semestre.
Escolher em qual faculdade você quer estudar, seja para se inscrever nos vestibulares e no Sisu ou para definir seu foco durante os estudos, não é uma tarefa fácil. Muitas dúvidas e inseguranças surgem na mente e vários fatores precisam ser levados em conta. No meu caso, pude permanecer perto da minha família, estudar numa universidade muito renomada e fazer um curso com uma metodologia contemporânea. E é sobre isso que eu falo no podcast “Como é estudar na USP Bauru: método, campus, rotina?”.
‘’eu consegui unir o útil ao agradável muito bem ao ter a oportunidade de estudar na USP Bauru e escolher ficar aqui’’
#A FACULDADE
A Faculdade de Odontologia de Bauru é um campus antigo (com quase 60 anos de existência) que tinha apenas dois cursos: odontologia e fonoaudiologia. Mais recentemente, em 2018, o curso de medicina foi criado vinculado a essa faculdade e desde então, suas atividades têm acontecido e evoluído a cada ano.
Além disso, é interessante saber sobre os programas de auxílios e bolsas oferecidos pela USP, os quais apoiam os estudantes a permanecerem na graduação oferecendo auxílios financeiros, vaga em moradia estudantil e refeições no restaurante universitário, por exemplo. Há também as bolsas referentes aos projetos desenvolvidos pelos alunos, os quais podem ser inscritos em programas específicos e, caso aprovados, os alunos também recebem uma quantia em dinheiro mensalmente.
Por fim, explicar como é a estruturação da medicina USP Bauru e como é a minha experiência com o curso é a principal parte. O curso tem duração de 6 anos e, basicamente, ele é dividido em dois momentos: nos quatro anos iniciais os alunos passam por 24 módulos temáticos e nos dois anos finais acontece o internato. Cada módulo temático possui quatro ambientes de ensino: Tutoria, Sistemas Orgânicos Integrados (SOI), Laboratório de Habilidades e Simulação (LHS) e Atenção Integrada à Saúde (AIS). Na tutoria, as turmas são divididas em grupos, cada qual com seu professor tutor, para lerem uma situação problema ou um caso clínico e definirem objetivos de estudos; em cada encontro semanal, os alunos discutem sobre o que foi estudado, expõem dúvidas e conversam com os colegas e com o professor sobre o assunto. No SOI é o ambiente em que temos aulas teóricas tradicionais com nossos professores; porém, os assuntos dessas aulas normalmente estão relacionados ao tema do estudo na tutoria da semana.
No LHS é onde a prática acontece, fornecendo preparo e segurança aos alunos através das simulações no Centro de Educação e Capacitação em Saúde (CECS). Já o AIS é o ambiente em que aprendemos sobre o Sistema Único de Saúde e somos inseridos nele por meio dos estágios nas unidades de saúde da cidade de Bauru. Além de todas as atividades curriculares, os alunos também têm diversas oportunidades extracurriculares de estágios, extensões universitárias, projetos de ensino, esportes, dentre outras atividades através de ligas acadêmicas, projetos com os professores, atlética e centro acadêmico, por exemplo.
‘’Estudar na USP Bauru é uma grande realização para mim, um motivo de orgulho diário’’. Gabriela Redondo
Eu gosto muito da vivência que tenho na faculdade, me sinto muito acolhida por todos, e também gosto muito da maneira com que nós estudamos e aprendemos. Espero que compartilhar essas experiências ajude vocês de alguma forma! E também espero ver muitos de vocês por aqui nas próximas turmas e fazendo parte da nossa história!