Ícone do site resumov

Como criar metas de estudo SMART


Hoje eu vou falar sobre como criar metas. As metas são aquilo que vai te guiar no caminho até os seus sonhos, e quando você pensa em um sonho você provavelmente pensa em um sonho geral, como passar em medicina na Unicamp, ou passar no Ita; e acontece que quanto mais geral é a meta, mais difícil é ter um caminho, é ter um mapa para chegar lá.

Então é assim que a gente precisa pensar nas metas, de uma maneira mais específica, mais relevante, mais temporal; que é o assunto do vídeo de hoje, para a gente pegar o acrônimo Smart e entender como fazer essas metas da melhor maneira para atingir seus sonhos! E se você é novo aqui, se inscreva, se você já é de casa obrigada por aparecer de novo, deixa uma curtida e roda a vinheta!

Se você pensar no Bolt, ele quer ser o primeiro lugar na Olimpíada, e para isso ele vai treinar de uma forma super bem definida, ele não chega lá e vai correr de qualquer jeito, não!

Então tem um jeito certo que ele e o treinador dele pensaram sobre como se preparar da melhor forma; vai ser puxando 20 kg por tantos segundos, com tantas vezes por dia, tantas vezes por semana… Então tem um treinamento certinho, e na prática, o treinamento define o ganhador!

E aí a gente vai trazer para os estudos com as metas Smart. O Smart quer dizer: S de específicas, M de mensurável, A de acionável, R de relevante e T dê temporal;

Então uma meta precisa ser tudo isso,  calma que tudo isso que eu tô falando tá em um PDF que você pode baixar em Resumov.com.br/metas.

Então vamos começar pelas metas específicas, o que quer dizer isso? Quando você pensa assim:

Ah, eu vou fazer revisão de biologia!

Essa meta é específica ou não? O que você vai fazer quando você define isso? Você vai pegar um livro, você vai ler de novo a matéria, você vai ver as figuras, fazer algumas questões… Isso seria uma revisão de biologia.

Já se for uma bem específica, eu vou fazer revisão de biologia, criando um simulado, com cinco questões de cada um dos assuntos que eu já estudei, e faz o simulado; é uma revisão bem específica, provavelmente você vai aprender mais, você vai treinar mais, e é super ativa também porque você faz o simulado, erra várias questões, aprende como resolver, e na prática vai aprender muito mais do que quem só releu a matéria.

Provavelmente você cansou mais, deu mais trabalho, mas também você aprendeu mais; então veja que essa meta foi mais específica, mas também foi mais relevante. Então foi muito melhor fazer uma revisão dessa forma bem definida com simulados, do que reler a matéria no livro.

Mais um exemplo seria você estudar história fazendo resumos dos livros que você está lendo ou assistir 40 minutos de aula e fazer provas antigas desses assuntos. Vai ser mais proveitoso você assistir à aula, fazer resumos, errar bastante e correr atrás de aprender o que errou.

Logo, sempre vamos pensar em fazer um estudo mais relevante possível, e relevante no sentido de te dar um retorno, você coloca como se fosse uma aplicação financeira, você coloca lá o dinheiro e ele vai te dar um retorno em juros; e aqui vai ser a mesma coisa, você vai colocar duas horas de estudo e essas duas horas tem que te render um aprendizado bom, e é isso que a gente tá pensando em ser relevante, te dar um retorno. então vamos começar com essas duas que eu acho as principais, que são as metas específicas e as relevantes.

Quando você for sentar pra estudar, ou quando você for fazer o seu plano de estudos no domingo, pensar nas metas da semana, você pensa: quais são as metas específicas de cada matéria que eu vou fazer naquele momento, e quais são as mais relevantes, porque às vezes você pode fazer uma bem específica que não é relevante para você, ou não é tão relevante para prova que você vai fazer; então vamos pensar nesses dois: específicas e relevantes.

Agora seguindo, o M vai ser mensurável, então vai ser importante ter metas que você possa medir, então naquela questão de revisão de biologia versus revisão de biologia com simulado, qual que é mensurável? Então revisão de biologia não é tão mensurável, você vai medir se você fez ou se você não fez, porque se você olhou o livro por um minuto, você já pode dizer que fez a revisão, mas será que ela foi eficaz?

Então mensurável vai ser a gente pensar em uma escala de 0 a 10, quanto disso realmente cumpri? E aí se você coloca um simulado com essas cinco questões, de quatro assuntos, por exemplo, e você só fez 18, então faltaram duas questões para fazer; e aí você tem um número de quanto você fez daquilo que você tinha colocado como meta.

Isso vai até te dar uma ideia de quanto você tá andando em busca do seu sonho, então você tá tá andando bastante, falta muito, falta pouco; isso é algo que no fim do dia, você vai ficar feliz, porque você fez o que você deveria fazer naquele dia.

E ao fazer metas mensuráveis você vê: nossa, olha! Hoje eu fiz 20 questões de prova! Aí você fica com isso, se sentindo bem, e ao se sentir bem por ter feito, por ter disciplina de fazer o que você colocou na meta, você no dia seguinte vai querer fazer isso de novo!

o A, ele vem de ação, metas que dependem da sua ação.

Aqui, o que eu quero que você pense? Eu quero que você pense nas matas ativas! Quanto mais estudo ativo possível, se você puder estudar fazendo exercícios, fazendo provas, ou então assistindo um pouquinho de aula e já fazendo provas em vez de passar dez horas assistindo aula, é melhor.

Então vamos agora pra letra T. A letra T vai ter basicamente duas componentes de tempo, a primeira é: em quanto tempo você quer atingir esse objetivo e com que frequência você vai fazer?

Então você pega uma meta, e você pode dividir, por exemplo, 20 anos de prova, que você quer fazer em três meses e meio. Ou você faz por questões, 20 anos de prova, dividido por 15 semanas, vezes 90 questões; isso vai te dar 120 questões por semana.  E essas foram as metas SMART, que a gente pode pensar como metas racionais.

E agora eu vou querer adicionar um outro componente, que vai ser uma componente mais psicológica, como se fosse um coraçãozinho, e a ideia vai ser você pensar o que vai te manter motivado pra todo dia ir atrás das suas metas?

Então até assista esse vídeo aqui da motivação que vem de dentro, e eu quero que você tenha isso em mente, porque vai ser importante você ter claro o “porquê” de você estar fazendo isso, então meio que vai ser pensar lá na frente e para trazer isso para os estudos todo dia.

Também tem um outro parênteses, quando a gente coloca metas, a gente pensa assim: eu só vou ser feliz quando eu atingir essas metas! E aí você fica sempre com isso, dependendo desse fator externo para ser feliz, e você atinge a meta e você é feliz por 5 minutos, ou por dois dias, uma semana no máximo; e depois aquilo já passa e você tem novas metas, por exemplo, você passa na faculdade que você quer, no curso que você quer, e logo depois você já tem a meta de passar no semestre, de entrar na liga tal, ou na iniciativa tal; e você meio que perdeu aquela felicidade, aí a felicidade está dependendo de atingir esse outro objetivo.

Então a vida se torna essa sucessão na busca de objetivos, na busca dessa felicidade externa, e isso não é bom; então pense que a sua vida é um filme e você é o protagonista, como você vai querer que o seu personagem viva?

Sempre triste, buscando novas metas; ou sendo feliz hoje, tendo a consciência de que não é chegando na meta que você vai ser mais feliz; então a ideia vai ser cultivar essa alegria interna desde hoje, não deixar para só quando chegar na meta você ficar feliz; depois que você alcançar o sonho, você vai ser feliz por alguns minutos, e logo depois você já vai ter outro, e outro, e outro…

E isso sempre acontece, então vamos pensar em desde hoje, você já tem essa alegria interna, e aí pensar na sua vida como um filme de comédia que pode não acontecer tudo o que você quer, mas você tá sempre alegre, você tá sempre positivo. Eu acho que isso funciona muito melhor do que um Filme de drama.

Voltando para as metas, o que eu acho que são as partes mais importantes, são as específicas e as relevantes, as temporais também, porque você tem que pensar no horizonte de tempo.

Então um mês tem que fazer tal coisa, 2 meses outra coisa… Metas específicas! Vai sentar para estudar história, vai sentar para assistir uma aula e depois fazer exercícios, então bem específicas e relevantes, são aquelas que vão te dar o retorno; como investimento no banco ou numa corretora.

E as temporais vão ser a sua velocidade, então você divide a meta por um certo tempo para cumprir o que você colocou, e sempre lembrar do porque você tá fazendo isso, e ver algum motivo, talvez, altruísta; pensar em alguma coisa que te dê emoção, por exemplo, você vai dar um abraço na sua mãe quando acontecer o que você quer.

Então pensa aí alguma coisa importante para você, e agora chegou a hora de pedir aqueles três favores, me conta aí o que que você achou, se você vai aplicar essas metas, ou aplicar algumas das letras do acrônimo Smart, e deixa uma curtida, compartilhe com algum amigo e me segue lá no Instagram!

Meu instagram é Susane Ribeiro, eu não sei usar direito mas eu tô aprendendo a usar, para colocar coisas que sejam relevantes, eu vou tentar fazer isso; e continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem! A gente se vê na semana que vem! Tchau, tchau!