Se eu fosse começar do zero hoje, o que eu faria? Do zero mesmo, sem ter visto nenhum assunto, nenhuma matéria, sem saber como estudar. E agora? Então eu organizei em três passos, eu vou dar exemplos para Enem, para vestibulares tradicionais, como Fuvest e Unicamp, e para o ITA também.
Passo 1
Então vamos lá. O passo 1 que eu faria, começando a estudar, seria entender quais são as matérias mais importantes. Exemplo: qual é a matéria que faz você passar ou não, ou a matéria que todo mundo que passa no curso que você quer vai muito bem.
Em medicina no Enem, todo mundo que passa vai bem em matemática. É necessário. Então vai acertar 40 questões, às vezes 39, se compensar indo bem em naturezas. Aí você já tira que matemática é a matéria mais importante, mesmo quando o peso da matemática não é tão alto.
As outras vão ser Naturezas. Assim, após matemática, biologia, química e física, são as que você deve ter como prioridade.
Dessa forma, você não precisa começar com todas as matérias de uma vez. Começa com duas ou três matérias. E aí você pode, por exemplo, matemática, biologia e química, ou matemática, física e química, se você já tem uma base boa em matemática pra poder começar física.
Então, ter essa ideia da prioridade, da coisa mais importante, e alocar a maior parte do seu tempo nessas matérias é o que vai fazer você evoluir muito nelas.
Por exemplo, para o ITA, não tem tanta diferença. Porque você vai ter matemática, física e química. Mas, você pode ter fases em que você enfatiza mais matemática, ou enfatiza mais química, sabe? Ou mais física. E aí aquela matéria é a mais importante naquele momento, porque não necessariamente dá pra dividir por igual, ou dá pra dar a mesma ênfase. Então às vezes tem o projeto. Eu tive vários minis projetinhos desses ao longo da preparação do ITA.
E já pra Fuvest, eu comecei em 22 de agosto e a Fuvest era novembro. Logo, eu tinha esses três meses pra aprender bem o que eu sabia. Claro, eu já tinha bases de exatas. Mas aí eu tive que começar do zero biologia, geografia, história, rever literatura, os livros e tudo mais. E claro, revisar exatas.
E assim, ter a sua prioridade muito clara é algo que vai te salvar naqueles dias que você não pode estudar muito, naqueles dias que você tem um problema, que tem que ir ao médico, fazer alguma outra coisa, e você não tem tempo pra estudar. Mas aí você estuda aquela matéria importante.
E para mim, quase sempre era Biologia, para Fuvest. Então todo dia eu estudava muito Biologia. E aí nos fins de semana estudava um pouco das outras, mas o foco era biologia.
Então pensa pra você, às vezes, quando você não vai fazer o Enem, quando vai fazer USP ou Fuvest, por exemplo, e você tem as matérias da segunda fase, provavelmente são essas. Para USP pinheiros, você vai ter na segunda fase física, química e biologia, então provavelmente são essas as mais importantes pra você. E se você for fazer o Enem também, aí entra a matemática.
Já se você for fazer a USP Ribeirão, aí já vai entrar geografia. E aí você já tem mais geografia como prioridade. Ou a Bauru, tira física e entra geografia.
Entenda qual é o seu vestibular, e quais são as matérias mais importantes para você focar mais nelas.
Passo 2
O passo dois é não reinventar a roda, sabe? A gente sempre tem uma ideia assim “Ah eu vou começar de qualquer jeito e vai dar certo”. Isso para tudo. Você quer começar um negócio online, um treinamento de musculação, aí você pensa: “Ah eu vou começar da minha cabeça”, aí tá lá você na academia fazendo tudo errado.
Enquanto você pode ver um professor, que entenda bem o seu objetivo, pedir ajuda a ele. E aí, vai ser um plano totalmente diferente, que vai te levar ao teu objetivo muito mais rápido. E é a mesma coisa nos estudos.
Então, quando você entende a melhor forma de estudar, você para de perder tempo de formas que não dão certo, ou você revisa muito melhor, você multiplica o seu desempenho.
Assim, é super importante não reinventar a roda. Porque, pode ser que dê certo só pegar um curso online e assistir a aula, só fazer um cursinho e seguir 100%. Mas olha o tempo que você perde nisso. Às vezes você não tem tempo pra perder. Você quer passar logo, quer aproveitar ao máximo o seu tempo de estudos pra até ter um equilíbrio na sua vida, fazer outras coisas, exercícios, descansar, coisas que você gosta.
Passo 3
E o terceiro passo é o mais louco, que é você montar um projeto muito absurdo para essa matéria. Isso vai fazer você ter motivação nesse tempo.
Então, você monta um projeto que é para daqui dois ou três meses. Por exemplo, ver o conteúdo de matemática do Enem em três ou quatro meses. Ou ver os assuntos que mais caem no Enem nesses três meses.
E isso parece muito louco, muito absurdo. Mas quando você tem um objetivo assim para, talvez, uma ou duas matérias, você sente que tem que cumprir, você vê que tá avançando, aí você se dedica mais, você mantém a sua motivação. É muito mais do que se você tiver todas as matérias e estudar um pouco cada uma, e o seu objetivo for só cumprir o que o cursinho ou a escola dá.
Desse modo, o objetivo de só cumprir e seguir, é muito fraco. Principalmente quando é pra todas as matérias. Não é que seja muito fraco, é que muitas vezes não dá certo. Então você, ao longo desse caminho de um ano, às vezes dois, vai perdendo a motivação.
Ter uns objetivos mais de curto prazo, mais loucos, é o que vai fazer você evoluir de uma forma mais garantida, com motivação, com data pra começar e acabar. Um tempo bom pra fazer essas loucuras é de um a três meses. Em 1 mês você coloca, por exemplo, revisar tudo o que você já viu, e depois continua vendo novos assuntos. Ou em dois meses você evolui nesses assuntos que faltam. Monte um projeto louco para as matérias mais importantes pra você.
E essas matérias importantes vão mudando. Então, você pode começar o ano com matemática como a sua matéria mais importante, mas pode ser que, depois de uns três ou quatro meses, depois de avançar no projeto de matemática, agora vire física, ou química, ou mesmo história ou biologia. Então é legal a gente poder variar essa matéria mais importante, e principalmente criar novos projetos.
Logo, pra biologia, eu vi que eu tinha três meses, e aí eu pensei “Não, eu vou ver em dois meses o conteúdo, e vou deixar um mês pra fazer provas antigas”. Então, dois meses, quatro apostilas, ou seja, 8 semanas. Eu teria uma apostila pra estudar em duas semanas. E assim, sem base nenhuma, sem saber nem o que é célula, nem o que é mitocôndria, não sabia nada, e ver isso tudo sozinha.
Eu estudava pelas apostilas na época, só um ou outro assunto que eu via vídeo por aí, foi muito interessante ter esse tipo de projeto, sabe? Todo dia você sabe o quanto você andou, o quanto falta, como você tá no tempo que você estipulou. E sempre você pode tentar colocar mais difícil. Pra você se forçar a ir mais rápido. Eu queria ter um prazo mais curto pra eu correr, pra achar tempo de não sei de onde, pra estudar e avançar mais nesses assuntos.
E aí, finalmente, não deu certo. Eu não terminei em dois meses, eu estudei mais ou menos dois meses e meio, não cheguei a terminar as quatro apostilas, foi quase. Mas, mesmo assim, deu pra passar na Unicamp e na USP em medicina. Mas, na Unesp, que foi a primeira prova, logo dois meses, no começo de novembro, não passei. Eu passei pra segunda fase, mas eu fiquei muito atrás e não fui chamada. Então, você vê que um ou duas semanas fazem muita diferença quando você tem esse estudo intenso.
Dessa maneira, basicamente o que eu recomendo? Entenda qual é a fila de matérias, quais são as matérias mais importantes, coloque a prioridade, coloque quase todas as suas horas de estudo, 80% delas, nas matérias que vão fazer você passar, nas matérias mais importantes. No tempo que sobrar, você coloca o resto.
E isso é uma coisa que a gente tem no Sniper de questões. Então, se você quiser não reinventar roda com a gente, você pode entrar no Sniper, descobrir o método de cada matéria, montar o seu planejamento do jeito que eu tô falando…
Assim, em poucas horas você pode ver todo o Sniper, montar o seu planejamento, e saber como estudar cada matéria, começar a seguir com o seu curso online, e tirar dúvidas com a gente do que faltar, ou do que você sentir que não tá tão legal. Então, você vê o curso, planeja. E se você colocar em duas tardes você faz isso, num fim de semana você assiste, maratona o curso, monta o seu planejamento, já começa a estudar da melhor forma.
Então, essa é a ideia de hoje. Espero que você tenha gostado desse vídeo. Se você está começando a estudar e se quiser se aprofundar nisso, tem um curso que se chama Sniper de Questões, e eu mostro mais em detalhes como fazer isso, como se planejar, como montar o seu método de estudos e tá tudo lá no Sniper.
Por hoje, bons estudos pra você, eu espero que dê tudo certo no seu projeto, que você crie um projeto, me conta nos comentários se vai criar e a gente vai conversando.
Bons estudos pra você, continua indo atrás dos seus sonhos. O mundo precisa da habilidade que só você tem. E a gente se vê no próximo vídeo. Tchau.